LEGISLAÇÃO

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

PORTOS E LOGISTICA - 06/01/2011

Suape licitará um novo terminal de contêineres
A administração do Porto de Suape está preparando a licitação de um novo terminal de contêineres no complexo industrial e portuário. “Faremos essa concorrência este ano, depois que tivermos os recursos garantidos para a construção do cais 6 e do 7 de Suape”, afirmou o diretor de engenharia do Porto de Suape, Ricardo Padilha.
Os cais 6 e 7 serão usados pelo novo terminal de contêineres. O governo estadual vai fazer a infraestrutura do cais – com recursos federais – e a empresa que vencer a concorrência bancará o investimento no terminal, incluindo a compra de equipamentos para a movimentação de carga.
Atualmente, o Porto de Suape tem o Terminal de Contêineres do Porto de Suape (Tecon-Suape), a primeira empresa que obteve uma concessão, no governo Jarbas Vasconcelos, para explorar um empreendimento desse tipo. No contrato de concessão firmado entre o Tecon-Suape e o governo do Estado, ficou estabelecido que só seria implantado um segundo terminal quando o Tecon-Suape registrasse uma movimentação média de 250 mil contêineres por três anos consecutivos. Inicialmente, a previsão era que fosse necessário um segundo terminal, com o Tecon-Suape atingindo essa movimentação em 2016.
A movimentação de contêineres no Estado está crescendo em ritmo acelerado. Em 2010, o Tecon-Suape movimentou 226 mil contêineres e 340 mil Teus (unidades padrão do que pode ser transportado num contêineres de 20 pés). Geralmente, os contêineres têm dois tamanhos, de 20 pés e 40 pés, por isso que a quantidade de Teus é maior do que a de contêineres.
“A movimentação de 2010 significou um crescimento de 35,5% sobre o desempenho do ano anterior”, comentou Kano. O ano de 2009 não foi muito bom para a movimentação de carga, devido ao impacto causado pela crise internacional, que levou algumas empresas a importarem menos insumos.
A expectativa de Kano é que o Tecon alcance, até 2012, a movimentação média, a partir da qual o Estado pode licitar outro terminal. “Não queremos ser o único terminal, porque com o tempo isso significaria que Suape não está crescendo e torcemos para que Suape cresça”, justificou.
“Quando a montadora da Fiat estiver com dois anos de operação, a previsão é que ocorra uma movimentação de contêineres correspondente a 50% da nossa atual capacidade”, disse Sérgio Kano.
Portos e Navios



Maersk posterga sobretaxa para importações europeias
A Maersk Line decidiu postergar para o dia 15 de janeiro a aplicação de taxa que visa cobrir os custos gerados pelas novas regras aduaneiras da União Europeia que entraram em vigor este ano. A decisão pretende "permitir mais tempo para que os clientes familiarizem-se com as novas leis alfandegárias de manifesto da UE", informou a empresa, via comunicado.

Em dezembro, a linha dinamarquesa anunciou que cobraria uma taxa adicional de US$ 25 por conhecimento de embarque de todas as cargas com destino a países da União. Segundo a companhia, o imposto se destina a cobrir custos operacionais e administrativos diários, como a interface com a alfândega por meio de prestadores de serviços e custos fixos de TI, associados com o estabelecimento de conexões com intermediários na alfândega.

O armador também decidiu aplicar uma taxa adicional de US$ 40 para alterações em Bs/L, vigorando a partir de 1° de fevereiro. A tarifa está de acordo com a decisão da Comissão de Bruxelas, possibilitando modificações nas informações prestadas anteriormente.

De acordo com a nova legislação, todos os transportadores marítimos serão obrigados a apresentar informações adicionais para os serviços aduaneiros da UE no primeiro porto europeu pelo menos 24 horas antes do embarque da carga no porto de origem. O regulamento é similar às exigências aplicadas nos Estados Unidos e estende-se para todas as cargas de importação com que passem por qualquer porto da UE.
Dentre os dados obrigatórios, estão a inclusão do nome completo e endereço do remetente e destinatários: número e lacre do contêiner; descrição da mercadoria em conformidade com as diretrizes da UE, o número e tipo de embalagens, peso bruto da carga e código de mercadoria perigosa (quando for o caso).
Guia Marítimo


Swan Container Line anuncia rota reefer no Brasil
Armador inicia serviços no País por meio da AGL.

A Swan Container Line anunciou um novo serviço de carga reefer do Brasil para a Rússia. De acordo com o diretor de vendas e marketing da AGL (Arrow Global Logistics), agente do armador no Brasil, Mauricio Gulfier, a empresa é inédita no País. "Essa é a primeira rota regular do armador na costa leste da América do Sul para Rússia, sendo que existe possibilidade de expansão para novos mercados nas próximas temporadas", afirma o executivo.
A nova rota frigorífica passará semanalmente pelos portos de Santos (SP), Rio Grande (RS), Navegantes (SC) e Itaguaí (RJ), basicamente com embarques de carne (bovina, suína e frango) refrigerada a serem realizados por dois navios (Baltic Swan e Robert) com capacidade aproximada para 1.000 Teus cada e de 150 a 200 tomadas reefer. A primeira viagem do serviço teve início no final de outubro.
A Swan Container Line é uma subsidiária do Peter Döhle Group of Companies, de Hamburgo (Alemanha). A companhia foi formada em meados de 2003, na Ilha de Man (Reino Unido), para fornecer serviços feeder entre os portos do Norte da Europa e do Mar Báltico. A empresa foi vendida em 2006 para a Swan Container GmbH & Co. KG., e passou a escalar os portos de Roterdã (Holanda), Hamburgo e São Petersburgo (Rússia).
Mercado frigorífico
A nova aposta da Swan Container Line nas rotas com o Brasil é justificada pela tendência do mercado de exportação de carne nacional: a Rússia é o principal destino dos embarques da mercadoria, seguido por Irã, Egito, Hong Kong e Venezuela. Os números computados pelo Secex/MDIC apontam a recuperação das exportações de carne in natura do Brasil para a Rússia, totalizando 220.455 toneladas de janeiro a setembro deste ano. Em 2009, o número era de 327.221 toneladas, e em 2008, 382.669 toneladas.

Segundo estatísticas da consultoria Dynamar, o embarque de frutas representa cerca de metade de todo o comércio frigorífico global, com parcela equivalente a 56 milhões de toneladas. As exportações de carne aparecem logo atrás, com de 35 milhões de toneladas, peixes com 20 milhões de toneladas e leite com 6 milhões de toneladas. Os maiores volumes de exportação vêm da América do Sul, em 24 milhões de toneladas, e na América Central e Caribe, em 8,5 milhões de toneladas, enquanto as exportações da América do Norte são estimadas em 14 milhões de toneladas.
Guia Marítimo



Porto de Itajaí muda horário de atendimento a partir de hoje
O Porto de Itajaí passa a operar em turno diferenciado a partir de hoje. A autarquia mantém o horário de verão, em turno único de seis horas ininterruptas, porém, o horário de expediente será das 13h às 19h, e não mais das 7h30min às 13h30min.

A mudança pretende facilitar o trabalho interno, que depende de contatos com órgãos estaduais e federais que trabalham somente à tarde.
Os serviços essenciais e a operação continuam ocorrendo em horário integral, com regime de plantão nos finais de semana e feriados.
JORNAL DE SANTA CATARINA

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