LEGISLAÇÃO

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

PORTOS E LOGISTICA - 27/01/2011

Obras não aliviam gargalo logístico para este ano
Os produtores brasileiros iniciaram neste mês a colheita de uma safra recorde, de 149,41 milhões de toneladas de grãos, e mais uma vez a chamada eficiência da porteira por dentro não encontrará correspondência do lado de fora.

No momento de escoar a produção, eles encontrarão pela frente os já conhecidos desafios logísticos, apesar das várias obras de infraestrutura anunciadas nos últimos anos, em especial para a região Centro-Oeste, maior produtora do País. De acordo com estudo da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), o transporte dos grãos por hidrovia reduziria os custos em 70%; por ferrovia seriam 35% menores. Mas nesta safra, o Estado, maior produtor nacional de soja, continuará a escoar 90% da colheita por via rodoviária.

OBRAS
No sistema rodoviário há várias obras de recapeamento e duplicação concluídas em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, assim como em outros Estados; outras estão em andamento. Mas ainda que as condições das estradas melhorem, o deslocamento por caminhão em longas distâncias - no caso mais de mil quilômetros até os portos de Paranaguá e Santos - é caro e ineficiente. "Os problemas de escoamento da safra do Centro-Oeste vão continuar. A melhora das estradas por si só não garante ganho de eficiência no transporte dos grãos. O modal rodoviário é antieconômico", avalia Bruno Batista, diretor executivo da Confederação Nacional dos Transportes (CNT).

SAÍDA
Modais de transporte mais eficientes ainda são uma realidade longínqua. Pequena parte da produção de Mato Grosso, por exemplo, sai pelas hidrovias Paraná-Tietê, Rio Madeira e Araguaia; nas ferrovias, parcela da produção do sul do Estado sai pelos trilhos da Ferronorte. A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), entre Goiás, Mato Grosso, Rondônia, ainda não passou da fase de projeto.
"Vemos que, de fato, há um esforço para recuperar estradas. Mas em épocas de chuva, como agora, os buracos surgem com uma rapidez maior que a capacidade de tapá-los. O problema é que continuamos sem alternativas", explica Marcos da Rosa, coordenador da comissão de logística da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja). Ele, que também é produtor da região de Canarana, paga, em média, US$ 120 por tonelada para levar a oleaginosa até o Porto de Paranaguá. Para se ter uma ideia do que isso representa, em dezembro passado o preço médio da soja brasileira vendida ao mercado externo era de US$ 498 por tonelada, de acordo com a Secretaria de Comércio Exterior.
Agência Estado - São Paulo



Demanda eleva valores de frete
Com as transportadoras competindo para manter o ritmo mesmo com a demanda elevada e um volume limitado de tonelagem disponível, as taxas de frete para porta-contêineres têm apresentado crescimento. A demanda de carga aumentou 12% em 2010, superando a alta de 8,5% na capacidade no mesmo período, de acordo com a corretora Clarkson. O resultado se deu pela rápida recuperação do trade global ante a recessão econômica.

As operadores estão incrementando suas capacidades com navios afretados mesmo com valores de frete spot mais baixos nas rotas Ásia-Europa e Transpacífica, minando os esforços do mercado para impor sobretaxas gerais no início do ano. A expectativa é de que as companhias de transporte marítimo se beneficiem em 2011, pois a lacuna entre demanda e oferta deve diminuir com os estaleiros acelerando a entrega de novas embarcações.

A perspectiva positiva elevou as taxas de frete para todas as classes de navios, como um reflexo do crescimento na demanda de cargas nas rotas globais. O frete de uma unidade de 3.500 Teus (medida equivalente a um recipiente de 20 pés) sub-panamax sem equipamentos custa atualmente US$ 14,500 por dia, em comparação a um valor médio de US$ 13,250 em 2010 e US$ 6,575 em 2009, de acordo com a Clarkson.

Já uma unidade de 4.250 Teus chega a custar mais de US$ 23,000 por dia sob um contrato de dois anos, contra US$ 22,555 registrados no início do ano, de acordo com a Hamburg Shipbrokers Association. O índice da associação para valores de afretamento para cinco classes de embarcações - de 1.100 Teus para 4.250 Teus - caiu para 548 ao fim de novembro de 2010, ante alta de 601 em outubro. Atualmente, o número recuperou-se para 578.

Os armadores, que sofreram grandes perdas relativas aos navios afretados no período da crise, têm limitado a duração dos contratos iniciais com a esperança de que as taxas continuem a crescer, uma vez que as operadoras buscarão por tonelagem antes do período de alta temporada. Algumas companhias, como a MSC, estão adiando a aquisição de novos navios, pois esperam pelo arrefecimento das taxas com a entrada de novas unidades no mercado.
Guia Marítimo



Portonave obtém aumento de 40,58% na movimentação de contêineres
A Portonave S/A – Terminais Portuários de Navegantes registrou, em 2010, um aumento de 40,58% na movimentação de TEUs em relação a 2009, com 582.137 TEUs operados em 616 navios. Em contêineres o número é de 348.920, dos quais 88.925 contêineres foram importados e 88.324 exportados, o que demonstra um equilíbrio na balança comercial do Terminal. Outro grande destaque de 2010 é a movimentação de carga congelada, que encerrou o ano com 40.843 contêineres de produtos como carne de ave, suíno, maçã, entre outros.

“Em 2010, nos firmamos como maior Terminal Portuário de Santa Catarina. Em setembro, já havíamos superado a movimentação de todo o ano de 2009”, avalia o diretor-superintendente operacional da Portonave, Renê Duarte.

Com os resultados desse ano, o Terminal chegou ao número de 1.248.569 TEUs movimentados desde 21 de outubro de 2007. “O ano que se encerrou foi um ano especial para a Portonave. Em 2010, alcançamos 1 milhão de TEUs movimentados e também foi o primeiro ano em que operamos em condições plenas, com o calado restabelecido após a enchente de novembro de 2008”, garante o diretor-superintendente administrativo da Portonave, Osmari de Castilho Ribas.
Portos e Navios



Licitação para Copa se inicia em fevereiroNovo ministro dos Portos, Leônidas Cristino, anunciou para fevereiro edital de estudos ambientais.
No mês em que projeta concluir as suas obras de dragagem (aprofundamento de seu calado), o Porto do Mucuripe deverá dar início ao processo de licitação para a preparação de sua estrutura com vistas à Copa do Mundo de 2014. O PAC Copa, como é chamado o programa do governo federal, prevê, no local, a construção do cais de atracação com retroárea e do Terminal de Passageiros.
Em reunião ontem, em Brasília, com o presidente da Companhia Docas do Ceará (CDC), Paulo André Holanda, o ministro dos Portos, Leônidas Cristino, anunciou para fevereiro o lançamento dos editais licitatórios à elaboração dos estudos ambientais e de viabilidade dos equipamentos.
Para a obtenção da licença ambiental que garantirá a realização das obras, é preciso apresentar o Estudo de Viabilidade Técnico Econômico e Ambiental (EVTEA) e o EIA-RIMA (Estudo de Impacto Ambiental) ao órgão licenciador, e a feitura destes documentos será o alvo da concorrência pública a ser lançada no próximo mês. Em julho, deve ser iniciada a licitação das obras em si, para, logo em seguida, começar os trabalhos de construção.
O Projeto Básico já existe e o Projeto Executivo está prestes a ser concluído pelo próprio porto. De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Portos (SEP), todo o processo licitatório será conduzido pela Companhia Docas do Ceará (CDC). No encontro, Cristino informou que pretende cumprir a rigor todo o cronograma de obras proposto pelo governo federal. "Se possível, antecipar", completou o ministro. O prazo de construção é de 24 meses, sendo a previsão de inauguração para dezembro de 2013. O início das obras, entretanto, depende do andamento do processo licitatório.
Valores
O valor orçado para as obras é de R$ 105,9 milhões, que serão alocados na construção do terminal, do cais e do berço, da pavimentação e urbanização, dos acessos e do estacionamento na área portuária. Os valores, garantidos serão liberados pela SEP, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Copa).

O terminal irá complementar a necessidade de leitos durante a Copa do Mundo de 2014, que terá Fortaleza como subsede. Durante o período, turistas ficarão hospedados em navios ancorados no Porto de Fortaleza. Na última temporada, o porto recebeu 52 navios de turismo, cada um com uma média de 3 mil passageiros, incluindo a tripulação. O novo terminal poderá gerar um acréscimo inicial de 20%, segundo a SEP.

Entretanto, o ex-ministro dos Portos, Pedro Brito, informou, ainda no ano passado, que havia a pretensão de que o novo cais, mesmo que planejado para turistas, pudesse ser utilizado também para movimentação de contêineres. "Vai ser um píer grande, de 305 metros. Esse pier é de múltiplos usos. Nós vamos usá-lo prioritariamente para passageiros, mas ele vai ter outras funções na época que ele não tiver navio de passageiros", informara Brito ao Diário do Nordeste, em julho passado.

Investimentos
Além destes investimentos, o Porto do Mucuripe irá concluir, no próximo mês, a sua dragagem, passando a profundidade do calado de 10,5 metros para 14 metros.

Orçado em R$ 54,6 milhões, a dragagem do Porto do Mucuripe permitirá ao terminal receber navios de maior porte e uma maior movimentação.
Portos e Navios



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