LEGISLAÇÃO

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

SEGURO E RESSEGURO

Diminui incidência de ataques
Os ataques de piratas somalianos a embarcações transitando águas perigosas tiveram menos sucesso no ano anterior, em comparação a 2009. Em 2010, 11,6% das tentativas resultaram em sequestros bem-sucedidos, ante uma uma taxa de sucesso de 12,1% em 2009.
O índice de ataques piratas aumentou 8,4%, passando de 406 incidentes registrados há dois anos para 440 no exercício anterior, segundo relatório preliminar do International Maritime Bureau Piracy Reporting Centre. Anteriormente, a EUNAVFOR (European Union Navigation Force Somalia) anunciou que sua iniciativa de patrulha seria estendida até dezembro de 2012.
As recomendações para impedir a pirataria continuam sendo prevenção e defesa. Entre as práticas sugeridas pela entidade para tripulações sob ataque, está o citadel defense - onde os membros da tripulação se trancam na sala as máquinas e cortam a energia dos motores. Em outubro de 2010, a tripulação do Beluga Fortune empregou esta estratégia para rechaçar os planos dos piratas até que a guarda costeira chegasse.
Atualmente, os piratas somalianos detêm 26 navios e 617 reféns. A questão da pirataria continua a preocupar os players ligados ao setor marítimo. De acordo com pesquisas da Actuarial Profession, cada ataque às embarcações gera um custo nominal de aproximadamente US$ 9 milhões.
Guia Marítimo

Nenhum comentário: