LEGISLAÇÃO

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

PORTOS E LOGISTICA - 13/01/2011

Aumento de 21% na capacidade global diminui frota ativa

A frota de porta-contêineres ativos cresceu 21% nos últimos 12 meses, segundo análise da consultoria marítima Alphaliner. A frota global está atualmente estimada em 13,94 milhões de Teus, em comparação aos 11,55 milhões de Teus registrados há um ano atrás.

O crescimento foi impulsionado pela entrada de novas embarcações no exercício passado, que perfazem cerca de 1,39 milhão de Teus de capacidade. Com o aumento da demanda global durante janeiro a setembro de 2010, foram reativados 1,18 milhão de Teus de capacidade outrora ociosa. Com isso, a frota de embarcações em lay-up diminuiu de 1,51 milhão de Teus no início do ano passado para apenas 326 mil Teus.
Porém, os processos de demolições e descarte de navios também caíram de 381 mil Teus em 2009 para apenas 184 mil Teus em 2010. Esta situação, somada à demanda mais fraca registrada no quarto trimestre do exercício anterior, resultou em redução dos níveis médios de utilização da frota global. De acordo com estimativas da Alphaliner, a frota ociosa deve ter aumento de cerca de 700 mil Teus, para que seja estabelecido um equilíbrio entre oferta e demanda.
Queda nas movimentações
A média de carga nas rotas principais caiu de um pico de 95% a 100% no período compreendido entre maio e agosto, quando os exportadores enfrentaram restrições de capacidade nas rotas principais do Extremo Oriente, em cerca de 80% a 85% em dezembro. As taxas de crescimento abrandaram significativamente no último mês de 2010, com Xangai e Cingapura registrando crescimento de volume de apenas 3,2% e 3,8%, respectivamente, em seus últimos relatórios mensais.
Portos e Navios



CSAV amplia serviço Amex
A CSAV adicionou o Porto de Savannah (EUA) à rotação de seu serviço Amex, que conecta os complexos portuários localizados no norte da China e Coreia do Norte com a costa leste do continente americano.
O Amex dispõe de 10 embarcações, com capacidades entre 3.500 a 4.200 Teus (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). Savannah é o primeiro complexo de entrada na costa oeste norte-americana, após passar pelo hub de transbordo em Kingston (Jamaica).
A escala completa do serviço abrange os seguintes portos: Ningbo, Xangai, Qingdao e Xingang (China), Busan (Coreia do Norte), Manzanillo (Panamá), Kingston, Savannah, Nova Iorque/Nova Jérsei, Charleston e Everglades (EUA), Kingston, Cartagena (Colômbia) e novamente Ningbo.
Trata-se do segundo serviço latino-americano da companhia que passa a escalar Savannah nos últimos 18 meses. A CSAV também participa do Tango Sling 2 East Coast South America - realizado em parceria com a MSC - que aporta no complexo norte-americano.
Guia Marítimo



Marinha assina Termo de Cooperação com a Antaq
A Marinha e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) assinaram, no último mês um “Termo de Cooperação Técnica e Operacional”. A parceria foi oficializada, em Brasília, entre o comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Carlos Autran de Oliveira Amaral, e o diretor da Antaq, Fernando Antonio Brito Fialho.
O acordo busca a cooperação entre o Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) e a Agência, na forma de apoios logístico e de inteligência, visando a fiscalização das empresas de navegação; das embarcações nacionais e estrangeiras; e dos portos e terminais, na área de jurisdição do Com2ºDN.
Conexao Maritima



Fiat está de olho na capacitação em Suape
A Fiat iniciou ontem as tratativas para obter apoio à implantação de sua nova fábrica no Complexo Industrial Portuário de Suape. O diretor de Relações Industriais para a América Latina da empresa, Adauto Duarte, esteve no Recife para conhecer a disponibilidade, a capacidade técnica e a infraestrutura do Sistema Indústria. Na agenda, assuntos como capacitação de mão de obra, serviços de saúde, educação e lazer, inovação tecnológica e cadeia de fornecedores.
´Essa foi uma primeira reunião e serviu para identificar como o sistema está preparado para receber a Fiat. Encontramos uma estrutura bem organizada e muito profissional, com instalações físicas adequadas, corpo docente e programas de qualificação e aperfeiçoamento`, comentou Adauto Duarte. Segundo ele, a próxima etapa ocorre no dia 25, com a presença do diretor de Recursos Humanos, Vilmar Fistarol. ´Será quando as nossas necessidades começarão a ser detalhadas`, disse.
A reunião de ontem contou com a presença do presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), Jorge Côrte Real, do coordenador de Desenvolvimento Industrial da casa, Antônio Sotero, e de representantes do Senai, Sesi e IEL. Sotero afirmou que a implantação da Fiat será ´um grande desafio`, mas garantiu que o sistema está preparado para atendê-la.
´Um dos desafios será adequar os cursos do Senai para uma situação de operação, porque hoje nossa expertise é apenas no pós-venda`, disse Sotero, referindo-se aos cursos de eletromecânica voltados para o atendimento das concessionárias. Uma possibilidade é utilizar o modelo do programa Jovem Aprendiz, do governo federal, com quase 1.200 horas-aula e estágio garantido.
A pedra fundamental da fábrica foi lançada em 28 de dezembro, com a presença do ex-presidente Lula. A unidade terá um investimento de R$ 3 bilhões e deve gerar cerca de 3,5 mil empregos diretos, com capacidade para produzir 200 mil veículos/ano. A entrada em operação está prevista para 2014. Segundo o governo do estado, pelo menos 50 empresas (as sistemistas) deverão se instalar ao redor da montadora e o objetivo do Sistema Indústria é maximizar o conteúdo local.
Portos e Navios



Appa com recorde na movimentação de mercadorias em 2010
Os portos de Paranaguá e Antonina (Appa) fecharam o ano de 2010 com recorde na movimentação de mercadorias e receita cambial. Foram 38,16 milhões de toneladas de mercadorias, número 22% maior do que o registrado em 2009, equiparando-se ao recorde histórico de 2007, quando os portos de Paranaguá e Antonina movimentaram 38,2 milhões de toneladas de produtos.
A receita cambial que é o valor gerado pelas exportações de mercadorias foi de US$ 14,4 bilhões, a maior já registrada na história dos portos paranaenses. “Os bons números registrados em 2010 nos dão mais otimismo para crescermos ainda mais em 2011.Com a realização das obras de dragagem e o trabalho pesado que iremos realizar para recuperar cargas perdidas nos últimos anos, acredito que os Portos de Paranaguá e Antonina fecharão 2011 com números ainda mais expressivos”, afirmou o superintendente dos portos Airton Vidal Maron.

Os bons números foram impulsionados pelo bom desempenho de mercadorias como o açúcar, que em 2010 atingiu o recorde de exportação nos portos paranaenses: foram 4,46 milhões de toneladas exportadas, volume 21% superior ao ano anterior.

A movimentação de veículos também atingiu seu recorde histórico em 2010, fechando o ano com 181.459 unidades movimentadas quantidade 30% superior à registrada em 2009.
Portos e Navios

Nenhum comentário: