LEGISLAÇÃO

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

CLASSIFICAÇÃO NA NCM DOS LEITORES DE CÓDIGOS DE BARRA


Há muitas coisas que, às vezes, não damos o devido valor. Uma delas são os leitores de códigos de barra. Sem eles permaneceríamos muito mais tempo, por exemplo, nas filas do supermercado ou junto aos caixas de bancos ou ainda nas lojas e livrarias. Eles hoje fazem parte da nossa rotina e, por isso, nem nos damos conta da sua existência. São, em suma, discretos e incansáveis “trabalhadores”.

Os leitores de códigos de barra ora se apresentam incorporados numa máquina, ora em diversos formatos para uso manual.

Segundo Gabriel Torres (Hardware – Curso Completo, 4ª Edição, pag. 1002. Rio de Janeiro: Axcel Books do Brasil Editora, 2001), leitores de código de barra também podem ser considerados scanners.

Na leitor de códigos de barra ocorrem dois distintos processos (http://www.macoratti.net/cod_bar.htm):

Leitura. Um dispositivo de leitura de código de barra transforma os dados codificado em barras em sinais elétricos de duração proporcionais as barras. Vejamos melhor isto observando o funcionamento de uma caneta ótica. A caneta ótica é um dispositivo leitor de código de barra que tem em sua ponta um emissor de luz normalmente vermelha e um sensor para receber a reflexão dessa luz (ou não). Assim se a caneta ótica for colocada em uma superfície branca, a luz emitida vai refletir na superfície e o sensor vai captar essa reflexão e gerará um sinal elétrico que corresponde a superfície branca. De maneira oposta, se a caneta for posicionada em cima da superfície escura, normalmente preta, a luz emitida da caneta será absorvida, o sensor não receberá nenhum reflexo e irá gerar um sinal elétrico correspondente a cor preta. Se a caneta for passada sobre uma etiqueta de código de barra com velocidade constante, ela irá gerar uma seqüência de sinais elétricos conforme a mesma vai passando pelas barras (largas e finas) pretas e espaços em branco. Através da luz refletida pelos módulos que compõem os espaço, ou pela sua ausência na barras, o leitor interpreta o código.

Decodificação. Decodificar um código de barra é transformar os sinais elétricos de um dispositivo leitor de código de barra em um caractere correspondente de acordo com o padrão do código utilizado. Após uma etiqueta ser lida e decodificada, o resultado pode ser transferido para o equipamento de (microcomputador, etc.) de diversas maneiras tais como via teclado, via interface RS-232C (serial) ou outra interface especifica tais como placas particulares ou interface joystick, por exemplo.

Em vista da importância comercial desses leitores, o Mercosul criou um código específico para só eles, qual seja, 8471.90.12, desde que se apresentem isoladamente; associados a outras máquinas tais como as de registrar ou as de processamento desses dados, seguem, desde que sejam apresentados ao mesmo tempo, o regime destas máquinas.
Cesar Olivier Dalston, www.daclam.com.br

Nenhum comentário: