LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

PORTOS E LOGISTICA - 03/12/2010

Porto do Recife se antecipa na preparação para 2014
O porto do Recife vai contar com um investimento de R$ 19 milhões, garantidos pelo PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal, para a construção da segunda etapa do Terminal Marítimo de Passageiros, que deve ser concluída até 2012.

A cidade já deu o primeiro passo para oferecer uma infraestrutura adequada para os turistas que virão assistir aos jogos da Copa de 2014, com a reforma do Armazém 07. O local passou por uma revitalização –com investimento de R$ 1,5 milhão– e foi adequado para recepcionar os turistas de cruzeiros.

De acordo com o diretor comercial do porto do Recife, Alfredo Menezes, a cidade tem uma situação cômoda para se preparar para 2014 porque já passou pela primeira etapa. “Partimos na frente. Quem está começando a trabalhar agora vai correr contra o tempo”, afirma. Menezes estima que até o final do ano seja lançada a licitação para a construção do terminal.

Com capacidade para receber oito mil passageiros por dia, sendo duas mil pessoas por navio, o Armazém 07 possui um salão com 1.400 m² com espaço destinados para embarque e desembarque. Uma área do salão é reservada para sala de espera de passageiros.
Como a administradora do terminal ainda será licitada, a empresa responsável pelo cruzeiro é quem faz os procedimentos de check-in e as bagagens são transportadas em caminhões-baú, obedecendo a determinação da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).

O armazém não possui scanners para malas nem detector de metais. Segundo a assessoria de imprensa do porto, estes serviços são feitos dentro da embarcação. O estacionamento atual tem uma área de mil m², mas que será ampliada após a construção do terminal.

Após a inauguração da segunda etapa, o Terminal Marítimo de Passageiros terá praça de alimentação e lojas que irão funcionar no “Salão Pernambuco”, um local destinado ao lazer. O terminal terá ainda postos da alfândega, Polícia Federal, Receita Federal e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Copa 2014
Para Alfredo Menezes, até a Copa, o porto do Recife vai estar pronto para receber os turistas. No entanto, é preciso saber quem são esses visitantes e quantos navios atracarão no Recife. “Hoje sabemos apenas que o Brasil está classificado para jogar. Precisamos ter conhecimento sobre os turistas que virão, qual a renda dos países que iremos receber, qual a paixão deles por futebol”, afirma.

Menezes lembra que é preciso estar atento ao mercado de cruzeiros, lembrando que os navios de passageiros que passam por aqui são todos internacionais. “É preciso juntar os portos, o trade turístico e representantes da área esportiva para pensar soluções”, diz. Um dos atrativos seria a realização de pequenas rotas de cruzeiros que levem os turistas para cidades próximas, como Salvador, também sede da Copa.

O porto do Recife tem quatro berços de atracação no cais, com uma extensão de 929 metros de comprimento. A quantidade de navios que podem atracar varia de acordo com o tamanho da embarcação. Se o navio tiver 300 metros, cabem dois. No entanto, não é obrigatório parar o navio em frente ao terminal.
A temporada de cruzeiros 2010/2011 no Recife começou em novembro e vai até maio do próximo ano. Atualmente, o único navio que embarca e desembarca no porto é o Bleu de France, que faz a rota Recife-Fernando de Noronha. O navio tem capacidade para dois mil passageiros e possui 721 cabines. O porto tem confirmado 69 cruzeiros para embarque e desembarque e a expectativa é que mais de 74 mil passageiros passem pelo Armazém 07 neste período.

Turismo
O porto do Recife tem uma localização privilegiada. Ele fica próximo a diversos pontos turísticos da cidade, como a praça do Marco Zero, a 500 metros de distância, a Praça do Arsenal, o Mercado São José e a Casa da Cultura. O turista que desembarcar no terminal pode conhecer estes locais a pé ou de táxi.

Outra opção de passeio será oferecida aos turistas com a construção da Central de Artesanato de Pernambuco, no Armazém 11. A administração do porto está fazendo uma recuperação da infraestrutura do armazém, que será voltado para divulgação, exposição e comercialização de produtos artesanais de diversas cidades pernambucanas. A central terá exposições de grandes obras, mostras temporárias de artesanato e salas para negociação.

Hospedagem
A possibilidade de utilizar os navios para aumentar o número de leitos para hospedar turistas durante a Copa é bem vista pelo diretor comercial do porto. “Se for o caso, nós fechamos a área de carga para receber os navios de passageiros. Mas, para isso, precisamos saber antes quantos navios virão”, diz. Numa hipótese remota, ele aponta para a possibilidade de dobrar a capacidade de navios atracados no porto, passando para 10.
Segundo o diretor de logística da CVC Cruzeiros, Ariovaldo da Silva, a empresa está fazendo um estudo para avaliar a viabilidade da utilização dos navios como opções de hospedagem para os turistas da Copa, colocando as embarcações paradas nos portos das cidades-sede. “Estamos verificando o que pode ser feito sobre este assunto. A vantagem do navio é que ele tem várias opções de divertimento como teatro e shows”, afirma.
Portal 2014/Gabriela Ribeiro - Recife



ALL vai construir terminal no Estado
A ALL anunciou a ampliação de sua parceria com a Global Logística para a construção de um terminal retroportuário de grãos em São Francisco do Sul. De acordo com nota à imprensa, estão previstos investimentos de cerca de R$ 7 milhões. O terminal terá capacidade estática para 30 mil toneladas de carga e irá ampliar o volume de movimentação em 16%. A previsão é de que a obra seja entregue em março de 2011. O terminal contará com três silos verticais e um horizontal, que possibilitarão a operação de milho, soja e farelo de diversos clientes.
Diário Catarinense



Uberlândia terá terminal para açúcar
Copersucar vai investir R$ 20 milhões em uma estação de transbordo na linha da FCA

Uberlândia deve receber, até 2012, investimento de R$ 20 milhões na construção de um terminal de transbordo de açúcar na linha da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), subsidiária da Vale, que corta o município. O investimento faz parte da ampliação da parceria entre a Copersucar, uma das maiores produtoras de açúcar, etanol e bioenergia do país, e a FCA, que, na semana passada, firmaram um contrato para o transporte anual de 3 milhões de toneladas de açúcar por ano até 2015. O novo acordo dobra o volume do produto a ser transportado, já que no primeiro trimestre deste ano, o contrato previa o embarque de 1,5 milhão de toneladas da commodity.

A Copersucar possui 43 unidades produtoras associadas, das quais 40 são instaladas no Estado de São Paulo, uma no Paraná e duas no Triângulo Mineiro — a Usina Uberaba, em Uberaba, e a Cerradão, em Frutal.

O projeto de ampliação da parceria com a FCA em Aguaí (SP) também receberá R$ 20 milhões. Outros R$ 60 milhões serão investidos na reforma de 500 vagões de alto desempenho da FCA, o que reduzirá de uma hora para 10 minutos o tempo de descarregamento de açúcar por vagão no porto de Santos (SP), para onde o produto será transportado a partir do terminal de Uberlândia.
Em Ribeirão Preto (SP), a Copersucar já investiu R$ 25 milhões em um terminal multimodal para o transbordo da matéria-prima. Além disso, de acordo com o presidente da FC, Marcelo Spinelli, um anel ferroviário está sendo desenvolvido para dar agilidade ao processo de embarque. “Nos últimos três anos registramos aumento anual de 35% no transporte de açúcar”, afirmou. A FCA atende grandes áreas produtoras, principalmente do interior de São Paulo e do Triângulo Mineiro.
Logística receberá R$ 1,5 bi
Com os projetos implantados e em desenvolvimento para o transporte ferroviário, a Copersucar prevê a movimentação de 2,5 milhões de toneladas de açúcar por ferrovia já na safra 2011/12, o que representará redução de 70 mil viagens rodoviárias. “O projeto ainda prevê o investimento total de R$ 1,5 bilhão em logística”, disse o presidente da empresa, Paulo Roberto de Souza. A previsão é que, em 2011, 6 milhões de toneladas de açúcar - 1 milhão de ensacado e 5 milhões a granel -, sejam exportadas, um crescimento de 63%.

Até 2018, a empresa pretende triplicar seus negócios e deter participação no mercado correspondente a 30% da produção nacional de açúcar e etanol.

A estimativa é de que a empresa comercialize 7,7 milhões de toneladas de açúcar, um aumento de 50%, e 4,7 bilhões de litros de etanol, crescimento de 18%.

Investimentos Copersucar/FCA

1ª fase
R$ 25 milhões
Terminal multimodal Ribeirão Preto (SP)
R$ 60 milhões
Reforma 500 vagões de alto desempenho para agilizar o tempo de descarregamento do açúcar

2ª fase
R$ 20 milhões
Terminal de transbordo de açúcar em Uberlândia (MG)
R$ 20 milhões
Terminal de transbordo de açúcar em Aguaí (SP)
Jornal Correio de Uberlândia

Embraport investirá R$ 2,3 bi em terminal no porto de Santos
A Embraport (Empresa Brasileira de Terminais Portuários) investirá R$ 2,3 bilhões em seu terminal no porto de Santos - destes R$ 340 milhões serão destinados à compra de equipamentos portuários, como portainers, RTG, emply handlers, tratores e reach stackers. Os números foram apresentados pelo presidente da empresa, Francisco Nuno Neves, no segundo dia do evento Portos & Terminais, organizado pelo IQPC.

"Os investimentos em tecnologia reduzirão custos de operação, tempo de espera dos navios e de carga e descarga, e, ainda, otimizarão a movimentação dos equipamentos. Tudo isso elevará a produtividade", diz Neves, confiante no aumento da produção de etanol e da movimentação de containers nos próximos anos. O porto de Santos é hoje o que mais movimenta containers no Brasil - cerca de 40% da movimentação nacional.

O terminal, que terá capacidade anual de movimentação de 2 milhões de TEUs e 2 bilhões de litros de etanol, começará a operar em janeiro de 2013. A obra alcançará seu auge em outubro de 2011, um ano depois de seu início, quando pelo menos 1.800 pessoas serão empregadas, e será concluída em 2012.

A dragagem para 15 metros é uma das obras previstas. O terminal receberá navios de até 120 mil TPB. O Embraport terá área total de 803 mil metros quadrados, três piers, 1.100 metros de cais, 60 mil metros cúbicos de tancagem de etanol, 72 mil metros quadrados de área administrativa e 342 metros quadrados de retroárea para armazenagem de cargas em geral.

Quanto a Embraport gastará com cada tipo de equipamento portuário

Portainers - R$ 165, 4 milhões
RTG - R$ 119,4 milhões
Emply Handlers - R$ 11,1 milhões
Tratores - R$ 8,6 milhões
Reach stackers - R$ 4,5 milhões
Outros equipamentos e softwares - R$ 31 milhões

Mapeamento
O coordenador de infraestrutura portuária do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Carlos Campos Neto, no mesmo evento, relembrou dados do mapeamento de obras portuárias no ano passado. O estudo do Ipea identificou a necessidade da realização de R$ 42,88 bilhões em demandas - R$ 20,46 bilhões em ampliação, construção e recuperação; R$ 17,29 bilhões em acessos rodo-ferroviários; R$ 2,78 bilhões em dragagens e derrocamento; e R$ 2,34 bilhões em infraestrutura portuária.

"O PAC cobre apenas 19,2% do número de obras identificadas como necessárias, o que corresponde a 23% do total de investimentos necessários", diz Campos Neto. Ele cita, ainda, dados de um estudo da CNI (Confederação Nacional da Indústria): das empresas exportadoras brasileiras, 49,1% consideram a infraestrutura portuária como a mais deficiente dentre as etapas pós-produtivas, a qual afeta negativamente 88% das companhias que se utilizam desse setor para escoar seus produtos.

Problemas de burocracia e de gestão também foram mencionados durante a palestra, tais como poucas horas de funcionamento da aduana, altos custos de praticagem, estiva e capatazia, falta de integração entre as autoridades portuárias e demora na liberação de cargas.
Portos e Navios 

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