LEGISLAÇÃO

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Fiat terá fábrica no Nordeste
Foi um tanto surpreendente o anúncio oficial do futuro estabelecimento de uma fábrica de carros da Fiat no Nordeste. Embora o assunto estivesse já há tempo sendo tratado pelas autoridades do setor de desenvolvimento do governo de Pernambuco, nenhuma notícia sobre a intenção da montadora italiana foi divulgada dando conta de que ela estava decidida a se instalar no Nordete com uma nova fábrica de montagem de automóveis. Aliás, alguns detalhes do projeto, tais como qual ou quais os modelos a serem fabricados na planta nordestina, ainda não foram divulgados. Também ainda não se sabe da concepção logística da fábrica que ficará nas proximidades do porto de Suape o que permite concluir que a produção seria em grande parte destinada à exportação. O porto nas proximidades da planta oferece condições privilegiadas para exportação para a Europa, Estados Unidos e costa ocidental do continente africano.

Pernambuco vem estruturando um pólo industrial automotivo há muito tempo, mesmo sem que houvesse perspectiva de instalação de uma grande montadora no Estado. Certamente a Fiat será um fator potencializador para o embrionário pólo industrial automotivo pernambucano e nordestino com uma repercussão talvez ainda maior que o proporcionado pela montadora Ford instalada na Bahia. Aqui, como na montadora bahiana, o empreendedor privado será agraciado com significativo aporte de recursos públicos estaduais a partir do terreno e da terraplenagem da área da fábrica.

O grupo Fiat está há seis décadas no Brasil quando instalou uma distribuidora de tratores num galpão no bairro do Brás, na capital paulista, numa região urbana marcada com a presença de imigrantes italianos. Mas o crescimento dos negócios exigiram a mudança em 1954 para instalações maiores nas margens da via Anchieta no município de São Bernardo dos Campos. Cerca de vinte anos após, a Fiat implantou uma unidade de fabricação de tratores em Contagem, nas proximidades de Belo Horizonte. Assim, nos anos 70, a Fiat implantou sua primeira unidade fabril no Brasil com a fabricação de tratores. No fim de 2010 a New Holland, como se denomina a fabricante de tratores do grupo Fiat, termina o ano com mais de quatro mil e quinhentos tratores vendidos na América Latina. Segundo a empresa, o mercado nordestino absorve 20% da produção de tratores da empresa.

A instalação da montadora de veículos, entretanto, representa uma nova fase dos negócios da empresa na região nordestina. A concretização do empreendimento, com o início das obras da instalação da fábrica em 2011, depende dum pronunciamento do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior habilitando a Fiat aos incentivos fiscais do setor automobilístico que foram prorrogados até 2020 através de Medida Provisória. Para usufruir dos benefícios, a montadora italiana precisou adquirir a fábrica de chicotes elétricos da TCA, em Jaboatão dos Guararapes, que estava enquadrada no programa. Este é o principal obstáculo para a coreana Hyundai também se instalar em Pernambuco com vistas ao mercado internacional para a produção de uma unidade fabril nas proximidades do porto de Suape. A empresa pernambucana disponível para aquisição pelos coreanos seria a Baterias Moura mas se considera um investimento muito elevado tendo em vista as dimensões da fabricante de acumuladores elétricos automotivos de Belo Jardim, no agreste pernambucano. Possivelmente, os coreanos chegaram tarde para este empreendimento em Pernambuco, a não ser que as regras governamentais abram uma brecha para a Hyundai se instalar também no Nordeste.
Wiki Repórter Didymo Borges, Recife - PE
*********************************************************************************

Nenhum comentário: