LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

MDIC lança nova versão do Fala Exportador

A partir deste mês, o Fala Exportador (www.mdic.gov.br/falaexportador), acessado através do Portal do Exportador, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), conta uma nova versão que trará maior agilidade e qualidade no atendimento prestado ao público de comércio exterior. O sistema é um canal de comunicação que auxilia principalmente pequenos e médios empresários, acadêmicos e profissionais na solução de dúvidas relativas ao tema.

O Fala Exportador passa a contar com várias facilidades que não existiam na versão anterior, entre elas a inclusão de arquivos, vídeos e planilhas, por meio de download, e links para facilitar o acesso aos documentos disponíveis. Outra inovação do sistema é a inclusão de uma pesquisa de satisfação do visitante. As consultas são respondidas no prazo médio de 48 horas por uma equipe de 47 técnicos especialistas das diversas áreas técnicas do ministério e dos parceiros.

Com os novos aplicativos inseridos no Fala Exportador, o atendimento às consultas ganhará mais eficiência, podendo também aumentar o leque de parceiros atuantes no sistema. O formulário de encaminhamento das mensagens está disponível nos idiomas português, inglês, francês e espanhol.

Parceria ABDI
Esse projeto de ampliação e melhoria do serviço de atendimento ao exportador foi desenvolvido pelo MDIC em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), por meio do Programa de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas Brasileiras (PAIIPME), firmado entre o Brasil e a União Européia. Com essa ação, o projeto contribuirá ainda mais para a internacionalização de pequenas e médias empresas.

O serviço Fala Exportador foi criado em 2001 e já atendeu mais 29 mil consultas até novembro, provenientes de 1.338 cidades, das 27 Unidades da Federação, além de demandas externas de 154 países de todos os continentes.
Informativa Secex nº 26


Nenhum comentário: