LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

CLASSIFICAÇÃO NA NCM DOS LAMINADORES DE METAIS

Os laminadores de metais são máquinas que efetuam a laminação desses materiais e são classificados na posição 8455 da NCM.

A laminação é um processo de conformação que, em suma, consiste na passagem do material que se deseja laminar por entre dois cilindros que giram a mesma velocidade periférica, mas em sentidos contrários.

O processo de laminação pode ser conduzido de duas distintas maneiras ditadas segundo a temperatura na qual se encontra o material a ser laminado. Assim, tem-se a laminação a quente (quando o material está aquecido a temperaturas superiores a sua temperatura de recristalização, chegando, às vezes, ao rubro no caso de certos metais) ou a frio (quando o material se encontra em temperaturas inferiores a da temperatura de recristalização)

Esse processo é posto em prática, como já foi dito, através de laminadores.

Os laminadores são máquinas destinadas a dar forma aos produtos metalúrgicos sob o efeito da pressão exercida por dois cilindros giratórios entre os quais o metal laminado sofre uma redução de espessura, um alongamento proporcional e, eventualmente, uma enformação, ao mesmo tempo em que suas qualidades estruturais são melhoradas.

A operação de laminagem pode ser aproveitada para obter produtos folheados ou chapeados, fazendo-se passar entre os cilindros duas ou mais chapas de metais de qualidade ou de natureza diferentes, ou ainda para realizar, por meio de cilindros apropriados, certos desenhos ou relevos na superfície dos produtos (chapas estriadas, barras denteadas, etc.).

Contudo, a posição 8455 não compreende as máquinas-ferramentas para metais - tais como as máquinas de enrolar, arquear, dobrar ou aplanar (posição 8462) e as máquinas de contracolar (papel sobre metal) (posição 8420) - que operam com o auxílio de cilindros, mas não realizam um verdadeiro trabalho de laminagem, nem as máquinas (especialmente as calandras) que, embora realizem efetivamente uma função de laminagem, destinam-se a trabalhar matérias que não sejam metais (posição 8420).

Podem-se agrupar os diversos tipos de laminadores da seguinte maneira:
A) Os laminadores de cilindros lisos, utilizados em certos casos para a transformação dos lingotes em blocos (blooms), palanquilhas (billets), placas (slabs), largets (sheet bars), etc. (bloomings, laminadores-desbastadores) ou para transformação das placas (slabs) ou dos largets (sheet bars) em chapas, tiras, etc.

B) Os laminadores de cilindros canelados, utilizados, às vezes, para fabricação de palanquilhas (billets), porém mais vulgarmente para a transformação dos blocos (blooms), palanquilhas (billets), etc., em barras, perfis, etc.

C) Os laminadores de tubos.

D) Os laminadores para aros ou discos de rodas de vagões.
Os laminadores mais comuns, que realizam as operações citadas em A) e B) compõem-se de dois, três ou quatro cilindros (laminadores duos, trios, doubles duo) montados horizontalmente, um sobre o outro, em uma poderosa armação vertical chamada "gaiola"; os espaços compreendidos entre os cilindros para a passagem do metal são ajustáveis. Os laminadores trios e doubles duos permitem trabalhar o metal, sucessivamente, entre os cilindros inferiores, e depois entre os cilindros superiores. Algumas gaiolas duos comportam cilindros suplementares de diâmetro maior, colocados de um lado e de outro dos cilindros de trabalho, e cujo único papel é o de reforçar estes últimos para evitar a sua deformação e vibração.

Os trens de laminadores compõem-se de diversas gaiolas dispostas, quer lado a lado, ou ligeiramente desalinhadas, quer umas defronte das outras; as formas, velocidades e afastamentos dos cilindros são então calculados de maneira a realizar-se uma laminagem gradual dos produtos.

Certos laminadores comportam, além dos cilindros normais, cilindros de trabalho verticais ou diferentemente dispostos para trabalhar a face lateral dos produtos ("laminadores universais") ou para obter artefatos especiais (vigas em duplo T, etc.).

Para a laminagem dos produtos planos (placas (slabs), largets (sheet bars), chapas, etc.), os cilindros são lisos e atuam sobre toda a sua superfície, enquanto que, para a elaboração de certas palanquilhas (billets), barras, perfis, etc., a laminagem é assegurada apenas pela superfície interna do espaço vazio formado pelas caneluras circulares concordantes alojadas no corpo dos dois cilindros de trabalho opostos; cada jogo de cilindros comporta uma série de caneluras justapostas, de profundidade e perfil graduados, dando assim ao metal a forma desejada através de passagens sucessivas.

Os laminadores incluídos neste grupo são de dimensões muito variáveis, desde os pequenos laminadores de metais preciosos até os enormes laminadores de siderurgia.

Exceto para alguns metais, a maioria das transformações acima mencionadas realiza-se a quente, mas algumas operações de acabamento, especialmente para as chapas, realizam-se a frio.
Os principais tipos de laminadores citados em C) e D) são os seguintes:
1) Os laminadores (do tipo Mannesmann) de furar as palanquilhas (billets) ou as barras destinadas à fabricação dos tubos sem soldadura; nestas máquinas, a palanquilha (billet), aquecida a alta temperatura, é presa por dois cilindros de trabalho cônicos, de eixos não paralelos e girando no mesmo sentido; a palanquilha (billet) é, ao mesmo tempo, empurrada contra um mandril fixo que penetra na abertura a qual se cava no metal maleável em virtude da torção em espiral exercida pelos cilindros.
2) Os laminadores para a fabricação de tubos sem soldadura, a partir de palanquilhas (billets) ou de barras perfuradas, enfiadas em um mandril. A laminagem das paredes ao longo do mandril é realizada quer por uma máquina análoga a precedente, quer por um laminador cujos cilindros são providos de uma canelura especial, ao mesmo tempo excêntrica e de seção regressiva ("laminadores a passo de peregrino"), quer mesmo por um laminador de cilindros providos de caneluras circulares, muito parecidas com os laminadores de acabamento citados no parágrafo seguinte.

3) Os laminadores para o acabamento dos tubos sem soldadura ou soldados, que trabalham com ou sem mandril, por meio de cilindros com caneluras regulares circulares.

4) Os laminadores para o acabamento de tubos de aço fundido, de grande diâmetro (condutos forçados, etc.), nos quais o tubo é posto em rotação e laminado simultaneamente em diversos pontos da sua parede por diversos jogos de dois cilindros de trabalho, dispostos radialmente em coroa ("laminador radial").

5) Os laminadores de aros ou de discos de rodas de vagões, que comportam uma combinação mais ou menos complexa de cilindros retos ou cônicos, dispostos diferentemente, assegurando a laminagem simultânea de diversos pontos do anel do aro ou do esboço da roda, para formar o caminho do rolamento, o rebordo da roda, os pratos, etc. Certos trilhos, vigas, etc., são fabricados em laminadores deste tipo.

As operações de laminagem, sobretudo com os grandes laminadores, exigem um equipamento auxiliar considerável, compreendendo, por exemplo, dispositivos orientadores, transportadores de rolos, aparelhos de manipulação dos produtos, fornos de aquecimento ou de recozimento, unidades de decapagem, bobinadores de enrolamento de chapas, unidades de corte (cisalhamento), unidades de arrefecimento, dispositivo de pesagem ou de marcação, mecanismos de endireitar ou aplanar, aparelhos de medida ou de controle mecânicos, pneumáticos ou elétricos (eletromagnéticos ou eletrônicos), etc.
Cesar Olivier Dalston, www.daclam.com.br
Fontes: NESH; http://pt.wikipedia.org/wiki/Laminador,
www.joinville.ifsc.edu.br/~marcos. soares/LAMINAÇÃO.doc

Nenhum comentário: