LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

SEGURO E RESSEGURO


Restrições às operações de resseguro
As seguradoras internacionais que operam no mercado brasileiro estarão proibidas de repassar operações de resseguro para suas matrizes a partir de 31 de janeiro de 2011. Além disso, ao menos 40% de cada cessão de resseguro terá que ir para resseguradoras locais. É o que determinam duas novas resoluções da Superintendência de Seguros Privadas (Susep). A interpretação corrente no mercado é que essas decisões impõem, na prática, uma nova reserva ao mercado de resseguros, beneficiando o Instituto de Resseguros do Brasil (IRB-Brasil Re).
Valor Econômico OnLine


JLT lidera novo gigante do mercado mundial
O intenso movimento de fusões e aquisições que atinge o mercado internacional de seguro e, principalmente, de resseguro, acaba de gerar mais um gigante na Europa, com grande potencial de atuação em todo o mundo, inclusive no Brasil.
Através de anúncio relevante ao mercado de seguros, foi oficializado que três dos maiores corretores independentes daquela continente - GrECo Group, Siaci Saint Honore e Ecclesia Group - se uniram ao Grupo Jardine Lloyd Thompson para assinar um acordo de exclusividade em negócios.

O acordo, que fortalece ainda mais a rede JLT na Europa Continental, engloba a compatibilização das marcas e desenvolvimento de todos os negócios de seguros, resseguros e benefícios, incluindo a divisão de tecnologias, na busca de benefícios aos seus clientes em todos os ramos, seja nas áreas de construção, energia, serviços financeiros, saúde, telecomunicações, transporte ou aviação, entre outros.

A importância desse acordo e o comprometimento de cada parte é ainda mais relevante pelo fato de o Grupo JLT assumir uma participação acionaria de 20% no Grupo GrECo (sujeito à aprovação dos órgãos reguladores), uma companhia na qual o grupo Ecclesia já possui 13,3%, além de manter uma fatia da ordem de 20% no Grupo Siaci Saint Honore.

Segundo o CEO da JLT Re Brasil, Nicolau Daudt, essa aliança estratégica da JLT na Europa continental mostra que o grupo está “destinado a participar das grandes contas multinacionais, porém, mantendo a qualidade padrão nos serviços locais”.

Ele comenta ainda que essa é mais uma demonstração das ambições da JLT, que almeja manter “nossa independência e a vontade do crescimento internacional”.

Nicolau Daudt acrescenta que essa parceira terá reflexos também no atendimento a grandes conglomerados europeus que têm sucursais no Brasil. Isso porque será assegurada a manutenção da qualidade de atendimento a esses clientes seja na matriz, pelas novas parceiras, ou na unidade brasileira, pela JLT. “Isso dá mais segurança para o cliente e fortalece nossa posição como a melhor opção de atendimento no Brasil”, acrescenta o executivo.
Portos e Navios

Mudanças no resseguro
O CNSP aprovou, por meio da Resolução 225, publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União, novas regras para operações no resseguro. A norma altera os arts. 15 e 39 da Resolução CNSP Nº 168, de 17 de dezembro de 2007. O artigo 15 passa a vigorar com a seguinte redação: "A sociedade seguradora contratará com resseguradores locais pelo menos quarenta por cento de cada cessão de resseguro em contratos automáticos ou facultativos." .

Já o artigo 39 passou a estabelecer que os contratos de resseguro, automáticos ou facultativos, poderão prever cláusula de controle de sinistro a favor do ressegurador local, quando este detiver maior cota de participação proporcional no risco.

Segundo comunicado publicado no site da Susep, o objetivo dessa medida é "fomentar o mercado local de resseguro".
Seguros Inf

Nenhum comentário: