Brasil é alvo para expansão de empresas internacionais
A Pesquisa BDO Ambition 2010: Oportunidades Globais, realizada pela rede BDO em dez países, revela que o Brasil avançou entre os principais destinos para a expansão internacional das empresas de médio porte. Décimo colocado, ao lado do continente Africano, no ranking dos destinos de expansão internacional efetivamente concretizados nos últimos cinco anos pelas companhias consultadas, o Brasil aparece na terceira posição da relação de países ou regiões prioritárias para os projetos de expansão das empresas para os próximos dois anos
O Brasil foi o país/região que mais avançou na comparação entre as iniciativas de expansão dos últimos cinco anos e os projetos para os próximos dois anos, passando de 7% para 14% das citações, respectivamente. Deixou para trás destinos anteriormente priorizados, como Rússia, Reino Unido, Oriente Médio, Alemanha, México e Cingapura, que figuravam à frente do Brasil. Os Estados Unidos, por exemplo, recuaram de 15% para 14% na mesma comparação. A China lidera o ranking, com 30% das citações relacionadas à expansão dos últimos cinco anos e 32% das intenções de ampliação. Dentre os fatores que contribuem para o sucesso da expansão internacional das empresas, o Brasil é lembrado principalmente em relação às oportunidades no segmento de fusões e aquisições; à disponibilidade tecnológica; às políticas estruturais que promovem ou permitem a competitividade; entre outros.
Já em relação aos desafios que afetam a expansão, os mais citados entre os que responderam forma: o protecionismo estatal ou barreiras comerciais; a corrupção e questões éticas.
Diário do Comércio e Indústria
Nenhum comentário:
Postar um comentário