LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

PORTOS E LOGISTICA - 17/11/2010

Movimentação dos Portos até outubro já supera todo o ano passado
Faltam dois meses para o ano acabar, mas os Portos do Paraná já movimentaram mais mercadorias, que em todo 2009.

Foram 32,6 milhões até outubro, contra 31,2 milhões de toneladas em todo o ano passado, o que representa um aumento de 4,42%. Os dados foram divulgados pela diretori empresarial dos complexos.

No comparativo com o mesmo período do ano passado, a movimentação geral de cargas registrou aumento de 20% - até outubro de 2009, foram movimentadas 27,16 milhões de toneladas de mercadorias. "Nossa expectativa é que a movimentação de mercadorias este ano pelos portos paranaenses chegue bem próxima ou supere o recorde registrado no ano de 2007, quando movimentamos 38 milhões de toneladas de mercadorias", afirmou o superintendente dos Portos do Paraná, Mario Lobo Filho.
A Tribuna On-line



Portêiner, transtêiner e outras engenhocas vão movimentar o porto de Itapoá
O Porto de Itapoá só deve começar a funcionar oficialmente em 22 de dezembro, mas o movimento é grande às margens da baía da Babitonga. Dois navios vindos da China estão ancorados no cais de 600 metros. E centenas de pessoas trabalham para retirar os grandes equipamentos que vieram a bordo do Zhen Hua 15 e do Zhen Hua 22. São quatro portêineres e 11 transtêineres, que juntos custaram US$ 45 milhões.

Portêineres? Transtêineres? São algum tipo diferente de contêineres? Algo utilizado para movimentá-los? Afinal de contas, o que são?

Para quem vê de longe, as estruturas que estão sendo desembarcadas dos navios impressionam, e muito. Os portêineres são estruturas com cerca de cem metros de altura e um braço gigantesco de 73,7 metros de comprimento, usado na carga e descarga de contêineres. Eles têm capacidade para realizar até 50 movimentos por hora, ou seja, retirar um contêiner do navio e transferi-lo para um caminhão especial – os terminal tractors (TT) –, com capacidade para transportar 60 toneladas, que o levará até o pátio de manobras. Ou então fazer a operação inversa.

É no pátio de manobras que vão estar os transtêineres. São estruturas menores do que os portêineres, porém não deixam de impressionar. Pesando 170 toneladas e com 30 metros de altura, são responsáveis pela organização dos contêineres no pátio. Eles substituem as empilhadeiras, diminuindo a quantidade de operações e agilizando o carregamento e descarregamento dos caminhões (terminal tractors) que fazem o trajeto do pátio ao cais e vice-versa.
A Notícia - Jornalde Joinville



Navio pega fogo em porto de Rio Grande do Sul
Conforme a Capitania dos Portos, não houve feridos no incidente em Rio Grande

Um incêndio atingiu um navio mercante na tarde desta segunda-feira no Porto de Rio Grande, no sul do Rio Grande do Sul. Durante duas horas e meia, o Corpo de Bombeiros trabalhou para controlar o fogo nos comportimentos do Lion, de bandeira de Malta, carregado com 12 mil toneladas de fertilizantes, que estava atracado no terminal privado da empresa Yara Brasil.

Conforme a Capitania dos Portos, não houve feridos. A tripulação é composta por 24 homens, entre filipinos, romenos e gregos. Eles passarão a noite em Rio Grande.

O fogo começou por volta das 16h30min, na cabine de comando da embarcação, e as chamas foram controladas por volta das 19h. Uma pane elétrica teria causado o incidente. O Lion chegou a Rio Grande por volta das 7h30min de hoje, orinundo do Porto de Paranaguá, no Paraná. Partiria para o Porto de San Nicolas, na Argentina.

A embarcação mercante passará por perícia, feita pela Capitania dos Portos, responsável pelo inquérito sobre o incidente. O orgão tem 90 dias para realizar as apurações.

O incêndio aconteceu no dia em que o porto gaúcho comemorou seus 95 anos.
Diário Catarinense/Guilherme Mazui/RIO GRANDE



ANTAQ publica norma sobre afretamento de embarcação para operar na navegação interior

A ANTAQ publicou, nesta sexta-feira, no Dário Oficial da União, seção 1, a Resolução nº 1.864, que trata da norma para disciplinar o afretamento de embarcação para operar na navegação interior. A resolução entrou em vigor a partir de hoje (12).

A norma estabelece os procedimentos e critérios para o afretamento de embarcação para operar na navegação interior, por empresa brasileira de navegação, para o transporte de passageiros, cargas ou ambos. O texto traz definições importantes relacionadas à navegação interior, à circularização, ao bloqueio, além de ter capítulos voltados para afretamento de embarcações, procedimentos para realizá-lo, contrato de afretamento, entre outros tópicos ligados ao setor.

De acordo com o texto, “a navegação interior de percurso nacional somente poderá ser realizada por embarcação de bandeira brasileira e, exclusivamente nos casos previstos na norma e uma vez cumpridos todos os requisitos nela estabelecidos, por embarcação de bandeira estrangeira afretada por empresa brasileira de navegação”.

A autorização de que trata a norma será formalizada mediante ato unilateral da ANTAQ e observará o disposto nas leis, nas normas regulamentares pertinentes e, quando for o caso, nos tratados, convenções e acordos internacionais.

Serviço
Resolução nº 1.864, de 4 de novembro de 2010
Como acessar a norma: www.in.gov.br. Diário Oficial da União, seção 1, de 12 de novembro de 2010. Em breve, o texto estará disponível no site da ANTAQ.
Assessoria de Comunicação Social/ANTAQ

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