Novos berços do Porto de Itajaí iniciam operações
Deve acontecer na semana que vem o início das operações nos dois berços de atracação do Porto de Itajaí, que foram reestruturados e inaugurados em outubro pelo governo federal. A obra recebeu investimentos de R$ 267,9 milhões, em recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Porém, mesmo concluído, o novo cais estava impossibilitado de receber navios porque os trabalhos de pavimentação da retroárea ainda não haviam sido concluídos.
O início das atracações foi informado ao Conselho de Autoridade Portuária (CAP) na manhã desta sexta-feira pelo assessor especial da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP), José Ricardo Ruschel dos Santos. O assessor confirmou que as obras da retroárea estão concluídas e que os berços agora estão em plena capacidade operacional e informou ainda que o ministro da SEP, Pedro Brito do Nascimento, manifestou interesse em acompanhar a primeira atracação.
O superintendente do APM Terminals Itajaí, Walter Joos, garante o inicio das atracações na nova área na próxima semana, porém, não precisa a data. “Devemos fazer a primeira atracação em meados da semana, mas não podemos dizer o dia exato, porque dependemos de muitos fatores, como as condições de maré, a liberação dos navios em outros portos, entre outros”, explica.
Para o superintendente do Porto de Itajaí, Antônio Ayres dos Santos Júnior, a retomada das operações nos dois berços destruídos pelas enchentes de 2008 é de fundamental importância para o Complexo Portuário do Itajaí. “A melhora das nossas condições operacionais, aliada a retomada da atividade de comércio após a última crise econômica global, trás grandes perspectivas de crescimento para a atividade portuária em Itajaí e região”, diz.
APM Terminals assume berço 2
A APM Terminals Itajaí, antigo Teconvi, que hoje opera a concessão do terminal do Porto de Itajaí, assumirá também o controle do Berço 2, que era administrado pela Autoridade Portuária da cidade. A empresa foi responsável pela continuidade ao processo de reconstrução do local, com a instalação de infraestrutura elétrica e trilhos para guindaste na área do cais.
A obra foi extremamente necessária para finalizar a recuperação dos danos causados pela inundação de 2008, que danificou boa parte do complexo portuário, atingindo dois berços e culminando na interrupção temporária das atividades. Espera-se que as obras sejam finalizadas ainda neste ano.
A APM Terminals Itajaí terá prioridade de atracação no Berço 3 até 2013. Walter Joss, superintendente do terminal, ressaltou a importância da cidade catarinense para o grupo. “Itajaí é muito importante para a APM, por ser o segundo maior em movimentação de contêineres do Brasil e possuir vocação na operação de carga reefer. Sem dúvida Itajaí também é um dos principais complexos portuários das Américas”, comenta.
NetMarinha
Em busca de capital para investir, Docas prepara reajuste de tarifas
A Codesp quer aumentar suas receitas nos próximos anos, para que possa investir no Porto de Santos. A Autoridade Portuária planeja ampliar sua capitalização com ações que vão da atualização dos valores de tarifas até novos arrendamentos de terminais.
O plano para reforçar os cofres da Companhia Docas já está praticamente traçado e parcialmente em execução. Conforme revelou o presidente da estatal, José Roberto Correia Serra, em entrevista exclusiva a A Tribuna, a primeira ação - que ainda não está em curso - é reajustar as tarifas operacionais do Porto de Santos. A última revisão das taxas ocorreu há cerca de cinco anos.
O estudo tarifário está quase concluído, afirmou o executivo da Codesp. De acordo com ele, uma proposta será encaminhada ao Conselho de Autoridade Portuária (CAP) - que reúne operadores, trabalhadores, usuários do Porto e representantes do Poder Público - no início do próximo ano.
A Tribuna
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