LEGISLAÇÃO

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

PORTOS E LOGISTICA - 18/11/2010

Movimentação nos portos catarinenses cresce em relação a 2009
A movimentação nos portos catarinenses, que em 2009 ficou comprometida com os efeitos da crise mundial e pela destruição de dois berços e redução do calado no rio Itajaí-Açu, reagiu bem neste ano e batem recordes em movimentação, mesmo ainda sem operar nas condições ideais.

As importações, sustentadas por incentivos fiscais e favorecidas pelo câmbio favorável, com o real valorizado, puxam o bom desempenho dos terminais catarinenses.

Os porto de São Francisco do Sul e Imbituba também têm números para comemorar em 2010, mas apostam suas fichas em 2011, quando as obras estiveram concluídas. O terminal do Norte se consolidou como um porto de cargas variadas, com destaque para produtos siderúrgicos da Vega do Sul, responsável por 1 milhão de toneladas/ano.

— Estamos com movimentação superior a janeiro e setembro de 2009. Acredito que a recuperação do mercado externo, a saúde da economia do Brasil e o dólar baixo contribuíram para a manutenção das exportações e aumento das importações —, avalia o diretor de logística do Porto de São Francisco do Sul, Gilberto de Freitas.

Em 2008, foram 7,5 milhões de toneladas movimentados. Este ano, a expectativa é atingir 10 milhões de toneladas, com crescimento de 25%. Resultado que surpreende já que o terminal operou com um berço a menos. O berço 201 passou por reformas para aumentar de 150 metros para 250 metros.

— No ano que vem, teremos dois novos berços, porque além do 201, que estará completamente pronto, teremos mais um berço arrendado em operações, além do projeto para o do 401, que está pronto e licenciado e só depende da liberação de R$ 80 milhões de recursos do governo federal.

O Porto de Imbituba, também em obras, manteve boa movimentação em 2010, mas espera pelas novas rotas já contratadas com China, Europa e Costa Leste dos EUA começarem a operar pelo terminal do Sul.

Movimento recorde em Itajaícomplexo portuário de Itajaí, que reúne os terminais da cidade e de Navegantes, deve fechar outubro com movimentação recorde. A maior movimentação, registrada em 2008, foi de 693 mil contêineres de 20 pés. De janeiro a setembro deste ano, já foram movimentados 684,6 mil contêineres e a expectativa é fechar o ano com 800 mil.

— Conseguimos recuperar a segunda posição em movimentação de contêiner no país. No ano passado, tínhamos sido ultrapassados por Paranaguá e Rio Grande por conta dos problemas nos berços e no calado. Mesmo sem as obras estarem completamente prontas, vamos bater nosso recorde histórico antes de acabar o ano —, diz o diretor comercial do Porto de Itajaí, Robert Grantham.— Três fatores favorecem nosso desempenho. O desenvolvimento do país, que está com forte demanda por insumos e máquinas e por isso importa mais, o câmbio favorável às importações e os incentivos fiscais do governo estadual para utilização dos portos de SC —, explica Grantham.

O Porto de Itajaí deve operar com dois berços a mais em 2011, quando os dois que foram atingidos pelas enchentes estiverem em pleno funcionamento, o que está previsto para o início de 2011.

O terminal de Navegantes também registra bons números, segundo o superintendente Osmari de Castilho Ribas. De janeiro a setembro já alcança 427 mil contêineres de movimentação, superior a todo o ano passado, quando foram movimentados 414 mil.

— Mas ainda faltam as obras para aumentar o calado de 10,5 metros para 14 metros. Temos esperança de que a dragagem de aprofundamento do canal seja concluída em 2011 e aí, sim, nosso potencial vai aumentar consideravelmente pois vamos poder receber navios maiores e mais carregados —, diz Castilho.
Diário Catarinense



Importação é recorde na Portonave
A combinação de câmbio favorável, festas de fim de ano e incentivos fiscais do governo do Estado de Santa Catarina contribuiu para o recorde de importações registrado pela Portonave, o terminal marítimo de Navegantes, no acumulado até outubro. Nos dez primeiros meses do ano, a instalação recebeu aproximadamente 115.788 Teus (contêiner de 20 pés), quase 100% a mais que o registrado no mesmo intervalo de 2009, quando 57.962 Teus desembarcaram no terminal, que integra o complexo portuário de Itajaí. Somente em outubro, as importações somaram 13.948 Teus, ante 11.657 Teus do mesmo mês de 2009.
"A baixa cambial favoreceu as importações o ano inteiro. Além disso, em função das festas de fim de ano, a mercadoria precisa sair da Ásia entre agosto e setembro para chegar aqui durante outubro e os importadores terem tempo de abastecer o mercado", explica o gerente comercial da Portonave, Juliano Perin. Segundo ele, o incentivo da redução da alíquota do ICMS para importações também ajuda, mas o efeito pode ser sentido ao longo do ano como um todo.
Entre os principais produtos que chegaram à Portonave destacam-se brinquedos, eletrônicos, máquinas, cerâmica e plásticos, a maioria vinda da Ásia.

"Historicamente, tínhamos na nossa região um fluxo entre 70% e 80% de exportação e somente 20% a 30% de importação. Agora, cada vez mais estamos rumando para um equilíbrio de 50% a 50%", diz Perin.
Valor Econômico



Alfândega do Porto de Santos arrecada R$ 9,7 milhões no último leilão presencial

Fechou com chave de ouro. O último leilão presencial promovido pela Alfândega do Porto de Santos obteve um resultado 230% maior que o alcançado no mês passado. Nesta terça-feira, o órgão totalizou R$ 9,7 milhões em 128 lotes arrematados, contra os R$ 4,2 milhões, em 112 lotes, alcançados em outubro.
A sessão aconteceu no Terminal de Passageiros Giusfredo Santini, no armazém 25 do Porto de Santos. A princípio eram 182 lotes, porém 46 não foram vendidos e oito foram excluídos.

Entre os produtos que leiloados, estavam eletrônicos, iten sde informática, bazar, partes e peças de veículos, químicos, roupas e dez automóveis novos e antigos. Apenas os empresários que se cadastraram junto a Receita Federal nos últimos dias 10 e 11 puderam oferecer lances.
A Tribuna

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