LEGISLAÇÃO

terça-feira, 4 de outubro de 2011

CLASSIFICAÇÃO DE MERCADORIAS

TINGIMENTO E ACELERADORES DE TINGIMENTO
Tingimento é o processo no qual se colorem fibras, fios, tecidos, artigos confeccionados e outros materiais, de forma que o corante se converta em parte integrante do produto ou matéria.

Esse termo aparece no texto da posição 3809, que abriga os agentes de apresto ou de acabamento, aceleradores de tingimento ou de fixação de matérias corantes e outros produtos e preparações (por exemplo, aprestos preparados e preparações mordentes) dos tipos utilizados na indústria têxtil, na indústria do papel, na indústria do couro ou em indústrias semelhantes, não especificados nem compreendidos em outras posições.

Assim, as mercadorias (preparações, para ser mais exato) que aceleram o tingimento são classificadas na posição 3809.

Esses aceleradores são produtos que se utilizam para acelerar os processos de tingimento ou de estampagem por meio de intumescimento das fibras sintéticas. São especialmente preparações à base de difenil ou de derivados do benzeno, do fenol ou do ácido cresotínico (hidroxitoluico), tais como o tricloreto de benzeno, o ortofenilfenol, os ésteres metílicos do ácido cresotínico (hidroxitoluico), bem como as misturas destes produtos entre si, mesmo contendo agentes de superfície.
Cesar Olivier Dalston, www.daclam.com.br. Fonte: NCM e NESH com adaptações.



Nenhum comentário: