LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

PORTOS E LOGÍSTICA - 28/10/2011

Movimentação do Porto de Antonina cresce 800% em 2011


A movimentação de mercadorias pelo Porto de Antonina cresceu 816% em 2011. No comparativo até a primeira quinzena de outubro com o mesmo período do ano passado, a movimentação de mercadorias passou de 20 mil toneladas em 2010 para 1,15 milhão de toneladas em 2011.

"O aumento na movimentação de mercadorias é reflexo da facilidade para que o Porto trabalhe. Com o governo Beto Richa, nosso foco é incentivar o trabalho sem criar empecilhos. E esta postura já tem sido percebida pelos usuários que voltaram a utilizar Antonina”, afirma o superintendente da Appa, Airton Vidal Maron.

Entre as mercadorias movimentadas, o fertilizante é a que lidera as operações no Porto de Antonina. O terminal tem sido utilizado como alternativa para a movimentação do produto, desafogando as operações em Paranaguá e permitindo que os navios consigam ser atendidos com maior agilidade.

O Porto de Paranaguá é hoje o principal porto importador de fertilizantes do Brasil. Atualmente 6 berços são destinados para atender este tipo de mercadoria. Com a utilização de Antonina como opção, são mais 2 berços dedicados a esta operação.
Fora os fertilizantes, também está sendo movimentado pelo terminal, açúcar, contêineres e carga geral. “Nossa expectativa é já em 2012 passar a movimentar 2 milhões de toneladas de mercadorias em Antonina, chegando a 3 milhões de toneladas até 2014”, afirma o diretor empresarial da Appa, Lourenço Fregonese.

Pré-sal – Além do aumento na movimentação de cargas, o Porto de Antonina está se preparando para receber indústrias off-shore. Diversas empresas interessadas em desenvolver plataformas e outros produtos destinados à exploração do pré-sal já demonstraram interesse em se instalar na cidade.
Guia Marítimo




Porto de Vitória espera aumento na movimentação de açúcar
O Porto de Vitória espera aumentar a movimentação de açúcar em 2011. A expectativa é de que sejam escoadas mais de 72 mil toneladas do produto até o final do ano, quantidade que representa um crescimento de 7,69% em relação ao ano de 2010.
De acordo com a Coordenação de Planejamento e Desenvolvimento (Coplad) do Porto de Vitória, o volume de açúcar exportado em 2010 foi de 66,9 mil toneladas, aproximadamente 12 mil toneladas acima da movimentação registrada de janeiro a setembro de 2011, que resultou em 54 mil toneladas.
Portos e Navios


Nenhum comentário: