LEGISLAÇÃO

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

PORTOS E LOGÍSTICA - 10/10/2011

Brado transportará 81 mil contêineres, em 2011
SÃO PAULO - A Brado Logística, empresa de contêineres criada pela ALL em dezembro do ano passado, deve encerrar este ano tendo transportado 81 mil contêineres (entre cheios e vazios). "Nossa estimativa é multiplicar por seis esse volume nos próximos cinco anos e chegar a 500 mil contêineres até 2016", afirmou hoje o presidente da Brado, José Luis Demeterco Neto. Se a meta se concretizar, ele acredita que a participação da empresa no mercado deve passar dos atuais 2% para 11%.

Ainda de acordo com o executivo, em 2012 a empresa deve fazer investimentos da ordem de R$ 250 milhões, sendo que 80% desse valor devem ser destinados para a compra de 10 locomotivas e 600 vagões. Os recursos fazem parte do R$ 1,2 bilhão anunciado em investimentos nos primeiros cinco anos da companhia. Em 2011, foram aplicados R$ 120 milhões, de acordo com Demeterco. "Compramos quatro locomotivas, que começamos a receber esta semana, e 145 vagões duplos. Devemos receber tudo até dezembro", afirmou.

Segundo ele, a empresa também investiu na construção de um terminal intermodal rodoferroviário entre Araraquara e Américo Brasiliense, no interior de São Paulo, que deve ser concluído em novembro, e na reforma de 11 plataformas, que serão entregues até o final deste ano. "Tudo isso irá agregar mais de 30% à frota atual que já temos, de 1.300 contêineres." Recentemente, a Brado firmou parceria com o Grupo Libra para serviços intermodais e está negociando também outras parcerias similares. A ALL possui 80% da Brado e a Standard, os demais 20%.
Agencia Estado




Irregularidades no Porto causaram prejuízo de R$ 20 bi ao Paraná
A má administração do porto de Paranaguá durante os oito anos do governo passado causou um prejuízo de mais de R$ 20 bilhões aos produtores paranaenses. E o setor mais prejudicado foi o agronegócio. Só em 2005, o prejuízo chegou a R$ 2 bilhões.
Foi o que afirmou nesta quinta-feira (6) o economista Luiz Antonio Fayet (foto), durante depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que está investigando irregularidades cometidas nos portos do Paraná.

Fayet, que é membro do Conselho da Autoridade Portuária (CAP) de Paranaguá e consultor em logística da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), também apontou falhas graves em licitações para a dragagem do porto, queda na eficiência operacional, diminuição do volume de exportação, aumento na taxa de risco, além de falhas em contratos e desrespeito às leis ambientais brasileiras.

O economista citou ainda um suposto esquema de propina que funcionava em Paranaguá e afirmou que empresas que tentaram denunciar a prática acabaram sendo perseguidas. “Algumas até deixaram de operar porque as irregularidades não interessam a quem quer trabalhar de forma correta e sem surpresas”, garantiu.

Entre os desvios de cargas, Fayet falou sobre o desaparecimento de cerca de seis mil toneladas de soja que sobram anualmente da chamada reserva técnica. E de um guindaste chamado cabria, capaz de levantar uma carreta carregada. Ele afirmou que o porto paranaense, que já foi um dos mais importantes do país, está sucateado e perdendo espaço no mercado nacional e internacional.

“Enquanto Paranaguá embarca 1,2 mil toneladas de soja por hora, portos como o de Santos e os do nordeste se modernizaram a conseguem embarcar o dobro disso”, garantiu.

O economista disse ainda que a maioria das denúncias encaminhadas pelo CAP ao ministério público estadual e federal, aos tribunais de contas do estado e da união, ao ministério dos Transportes e até ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sequer foram investigadas.

E citou uma possível indústria das ações trabalhistas no porto, com a possível participação de integrantes da APPA. “As irregularidades só continuaram porque não houve punição”, garantiu.

O presidente da CPI, deputado estadual Douglas Fabrício (PPS), adiantou que a comissão vai encaminhar
ofícios aos órgãos fiscalizadores cobrando as medidas que foram adotadas após o recebimento das denúncias.

“A inércia e a falta de medidas legais contra os maus administradores contribuíram para o prejuízo enorme que o Paraná e o Brasil sofreram nos últimos anos. E estes órgãos fiscalizadores precisam explicar que medidas foram adotadas ou os motivos que impediram que elas fossem tomadas”, explicou.
Jornal do Estado



Log-In: MP concede medida liminar proibindo obras no Terminal Portuário das Lajes
SÃO PAULO - A Log-In (LOGN3) anunciou ontem, quinta-feira (6) que a 7ª Vara Federal de Manaus concedeu ao Ministério Público Federal, em forma de ação civil pública, uma medida liminar proibindo a realização de desmatamento, obra ou outra intervenção material para a implantação do TLP (Terminal Portuário das Lajes), até que seja tomada nova decisão judicial.

Segundo o comunicado, a ação ainda determina a realizacão de perícia multidisciplinar para avaliar o valor cultural arqueológico, paleontológico, geológico, estético e paisagístico do "Encontro das Águas", e também constatar a situação da área, assim como sua ocupação urbana e industrial.

A companhia esclarece em nota que obteve em data anterior junto ao IPAAM (Instituto de Protecão Ambiental do Estado do Amazonas) a Licença de Instalação para o Terminal Portuário das Lajes, cujos efeitos permanecem em vigor.
Equipe InfoMoney




Ministro dos Portos prorroga delegação do Porto de São Francisco do Sul
O Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, prorrogou por mais 8 meses, o contrato de delegação do Porto de São Francisco do Sul. O novo prazo estabelecido pelo Ministro será o dia 31 de maio de 2012. Segundo Leônidas, o Plano Nacional de Logística Portuária (PNLP), que está sendo elaborado pela SEP, irá definir dentre outras coisas, um novo modelo de delegação.

Perto de concluir as obras de dragagem – investimento da Secretaria de Portos – o Porto de São Francisco do Sul confirmou uma grande eficiência logística. Um dos portos do Estado de Santa Catarina, irá operar depois do investimento de R$ 115 milhões com a profundidade de – 14 metros. Além disso, a SEP está realizando a derrocagem na área de manobra e canal interno do porto. A obra teve início na primeira semana do mês de setembro com previsão de término para dezembro deste ano.

Além das obras de dragagem a SEP está prestes a finalizar a recuperação do berço 201 (construção e novo alinhamento do berço), e o reforço do berço 101 (para movimentação de contêineres), com o valor de R$ 44,8 milhões, também recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Participaram desta assinatura, o Governador do Estado de Santa Catarina, Raimundo Colombo, o Presidente do Porto, Paulo Corsi, o Senador Luiz Henrique da Silveira, o Deputado Federal, Ronaldo Benedet, Alcides Volpato, representando o Deputado Décio Lima e outras autoridades locais.
A Tribuna On-line




Obras da Via Portuária mudam o trânsito na Rótula do Abacaxi
A Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) anunciou mudanças para disciplinar o tráfego de veículos, na área da Rótula do Abacaxi e adjacências, devido às obras nas vias de acesso ao Porto de Salvador.

As alterações já começaram e permanecem até 27 de setembro, com a interdição do tráfego na Rótula do Abacaxi (trecho de acesso à Avenida Mário Leal Ferreira/Bonocô), nos dias 6 e 10, da meia-noite às 3 horas da manhã do dia subsequente. Os veículos provenientes da Rótula do Abacaxi, com destino à Av. Mário Leal Ferreira/Bonocô, terão como opção de tráfego a Avenida Antônio Carlos Magalhães (Iguatemi/Rodoviária/Detran).

Já a ocupação da faixa à direita da Avenida Heitor Dias (trecho compreendido entre o acesso da Avenida Glauber Rocha e a Rótula do Abacaxi) acontece de segunda a quinta-feira, das 23 às 5 h da manhã do dia subsequente. A Transalvador adverte que os locais onde estão sendo executados os serviços deverão estar devidamente sinalizados, de acordo com o Artigo 95, parágrafo 1º da Lei nº 9.503/97 do Código de Trânsito Brasileiro.
Tribuna da Bahia





Porto realiza embarque de oito mil animais
O Porto do Rio Grande está realizando o quarto embarque de gado deste ano. Ao todo, oito mil novilhos serão embarcados no navio-curral Kenoz, de bandeira panamenha, que está atracado no Porto Novo. Os animais têm como destino a Turquia e a Jordânia. O embarque iniciou na noite do dia 06 de outubro (quinta-feira), e teve continuidade durante o dia 07 de outubro (sexta-feira). A previsão é de que a operação seja finalizada ao meio-dia de sábado [08/10].


No mês de setembro, 2.600 animais foram embarcados no navio Neameh. O embarque anterior foi em maio, quando dois mil bovinos embarcaram para o Líbano, que tradicionalmente realiza esse tipo de importação. A Turquia é considerada um novo mercado para o gado gaúcho, já que a primeira exportação de bovinos para o país foi realizado em setembro do ano passa
http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=176461
 
 
 

 
Porto Seco do Cerrado dinamiza logística de Uberlândia
Anderson da Silva de Carvalho, da Log-In Logística, Glycon Terra Pinto Júnior, da Casemg e prefeito Odelmo Leão

Investimentos em infraestrutura impulsionam o crescimento de Uberlândia e fazem com que empreendedores tenham ainda mais interesse pelo potencial logístico da cidade.
Prova disso foi a assinatura do termo aditivo do contrato de concessão para o funcionamento por mais uma década e expansão do Porto Seco do Cerrado (PSC) no município.

O ato que beneficiará milhares de pessoas de Uberlândia e região foi realizado na quint (6), no Centro Administrativo Municipal pelo prefeito Odelmo Leão; pelo diretor-administrativo da Log-In Logística, Anderson da Silva de Carvalho; e pelo diretor-presidente da Casemg, Glycon Terra Pinto Júnior.

O PSC é um terminal intermodal (utiliza dois ou mais tipos de transporte) que oferece soluções logísticas a empresas que atuam no segmento de comércio exterior.

Administrada pela Log-In, a Estação Aduaneira de Interior (Eadi) está instalada em uma área de 50 mil metros quadrados da Companhia de Armazéns e Silos do Estado de Minas Gerais (Casemg), no Distrito Industrial de Uberlândia. Além da renovação do contrato de concessão, a Casemg disponibilizou outros 10 mil metros quadrados para uma possível expansão. São 20% a mais de área, onde a empresa poderá ter até 50% de aumento nas atividades de importação e exportação.

“É um momento importante para a cidade, pois graças ao empenho do poder público e da iniciativa privada, o Porto Seco segue por mais dez anos com suas atividades em Uberlândia. Foi um trabalho de parceria, que oportunizará a chegada de mais investidores do segmento à região, gerando mais emprego e desenvolvimento sócio-econômico. É mais um fator que comprova nossa vocação no comércio atacadista e logística”, expôs o prefeito Odelmo Leão.

A estação aduaneira realiza o processo de nacionalização ou exportação das cargas, bem como os serviços de estocagem, armazenagem, movimentação e transbordo. Tais soluções diminuem os custos com logística, problemas no manuseio direto das mercadorias e aumento da eficiência da entrega. Com o PSC, os produtos vão prontos para o embarque em portos molhados, também conhecidos como marítimos. No caso inverso, de importação, agiliza a chegada das mercadorias aos clientes e permite o recolhimento de custos fiscais apenas no momento da retirada dos itens do Eadi.

“Próxima aos portos molhados do Brasil, Uberlândia possui posicionamento estratégico e condições logísticas que despertam o interesse de empresas que necessitam de um local em que possam fazer a movimentação, armazenagem e transbordo de suas cargas com mais velocidade e menor custo. A cidade tem avançado neste sentido, investindo na melhoria das vias, acessos e estrutura. Isso agrega muito aos portos, ao estado de Minas Gerais e ao País”, apontou Anderson da Silva de Carvalho, da Log-In Logística.
A movimentação traz benefícios não apenas para os empresários, que terão maior receita por conta da facilidade logística. O Município ampliará sua arrecadação tributária e a população terá maior oportunidade de emprego e renda.

“O governo municipal foi fundamental para a ampliação desse projeto. Principalmente o prefeito Odelmo Leão, que com seu espírito público, aberto e amplo, acrescido de sua vontade de servir não somente à cidade, mas à toda a população do Triângulo Mineiro e de nosso Estado, transpôs as barreiras e buscou para Uberlândia a continuidade da operação do Porto Seco no Município. Temos que parabenizá-lo pela dinamicidade e atuação para o bem social”, revelou Glycon Terra Pinto Júnior, da Casemg.
http://www.farolcomunitario.com.br/uberlandia_100_1173-porto-seco-do-cerrado-dinamiza-logistica-de-uberlandia.php







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