LEGISLAÇÃO

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

CLASSIFICAÇÃO DE MERCADORIAS

CLASSIFICAÇÃO DAS MÁQUINAS PARA FURAR

Trata-se de máquina-ferramenta, também chamada no Brasil de máquina-operatriz, capaz de efetuar furos.

São máquinas para furar que se destinam exclusivamente a abrir orifícios cilíndricos por meio de ferramenta rotativa (broca ou punção) - Esta é a opinião das NESH (note o termo exclusivamente).

O centro da ferramenta e do orifício a executar se encontram em um mesmo eixo.

O deslocamento da ferramenta ou da peça a trabalhar se faz seguindo este mesmo eixo.

Esta categoria compreende, por exemplo, as máquinas para furar com uma única broca ou com brocas múltiplas, as furadeiras-tamponadoras e as furadeiras para cavilhar.

As máquinas para furar de comando numérico (CNC) pertencem também a este grupo.

Essas máquinas se classificam na subposição de primeiro nível 8459.2 do Sistema Harmonizado.

E as máquinas-operatrizes para furar furos quadrados, onde se classificam? Se existem? Eu não sabia, mas existem sim e você poderá conferir em:

http://www.youtube.com/watch?v=3GRyUH66PJ0.

Neste caso, na sua opinião, onde se classificam as máquinas para furar "furos quadrados" e através de que regra de classificação?

Essa máquina para furar furos quadrados foi um achado da Sônia Regina Fantini, classificadora na Dalston Consultoria. Abraços a todos e obrigado Sonia.
Cesar Olivier Dalston, www.daclam.com.br. Fontes: NESH, com adaptações; You Tube.



CLASSIFICAÇÃO DOS TEARES PARA FABRICAR MALHAS
Há essencialmente dois grupos de teares para fabricar malhas, isto é:

1) Os teares circulares para malhas, que tricotam quer um tecido tubular quer uma peça inteira ou parcialmente da forma tubular pelo jogo de diminuições e aumentos apropriados das malhas (meias, mangas de vestuário, boinas, fez e chapéus semelhantes, etc.); e

2) Os teares retilíneos para malhas, para tricotar tecidos planos ou ainda, graças a um dispositivo que assegura um aumento ou uma diminuição da grandeza das malhas de uma carreira, artefatos planos de formas diversas destinados a serem acabados por costura (meias, etc.).

Os teares retilíneos executam tanto o tricô de malhas apanhadas (teares Cotton, etc.) quanto o de malhas de urdidura (teares Raschel ou polka, teares milaneses, teares locknit, etc.). As máquinas deste tipo vão da simples tricotadora de alavanca à grande máquina de malhas de múltiplos jogos de agulhas (os teares deste último tipo podem ser equipados com mecanismos jacquard ou semelhante para execução de desenhos variados).

Os teares para fabricar malhas devem ser classificados na posição 8447.
Cesar Olivier Dalston, www.daclam.com.br. Fonte: NESH com adaptações.

Nenhum comentário: