LEGISLAÇÃO

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

CLASSIFICAÇÃO DE MERCADORIAS

CLASSIFICAÇÃO DAS MÁQUINAS E APARELHOS PARA ENSAIOS DE PAPÉIS, CARTÕES, LINÓLEOS, PLÁSTICOS FLEXÍVEIS E BORRACHA FLEXÍVEL
Os mencionados ensaios são efetuados principalmente sobre a resistência à tração (medidas de alongamento, de carga de ruptura, etc.) ou a resistência à perfuração.

Eles são efetuados por meio de dinamômetros de concepção sensivelmente análoga à dos utilizados para têxteis. Estes ensaios efetuam-se também sobre a resistência ao rompimento, ao dobramento (isto é, dobrar e desdobrar sucessivas vezes) e realizam-se, neste caso, por meio de aparelhos designados sob os nomes de ensaiadores de rompimento, dobradores, etc.

No que diz respeito aos plásticos flexíveis e à borracha flexível realizam-se também ensaios de elasticidade em aparelhos denominados elasticímetros, elastômetros, etc, ensaios de resistência à tração (determinação do módulo) por meio de modulômetros, ensaios de abrasão por meio de abrasímetros, ensaios de plasticidade ou resistência à compressão por meio de plastômetros.

Todas essas máquinas e aparelhos são classificadas no item 2 da subposição de primeiro nível, não desdobrada, 9024.80, da forma que se segue:

9024.80.2 Máquinas e aparelhos para ensaios de papel, cartão, linóleo e plástico ou borracha flexíveis

9024.80.21 Máquinas para ensaios de pneumáticos

9024.80.29 Outros
Cesar Olivier Dalston, www.daclam.com.br. Fontes: NCM e NESH com adaptações.



Nenhum comentário: