LEGISLAÇÃO

terça-feira, 19 de julho de 2011

CLASSIFICAÇÃO DE MERCADORIAS - 19/07/2011

SOBRE A CLASSIFICAÇÃO DE MÁQUINAS-FERRAMENTAS DE COMANDO NUMÉRICO
As máquinas-ferramentas, no Brasil, são chamadas de máquinas operatrizes. Essas máquinas estão alojadas nas posições 8456 até 8465 do Sistema Harmonizado, base da Nomenclatura Comum do Mercosul. É comum que tais máquinas tenham comando numérico.

As máquinas-ferramentas de comando numérico são normalmente designadas pelas abreviações CNC (Comando Numérico Computadorizado) ou CN (Comando Numérico).

As expressões “de comando numérico computadorizado” ou “de comando numérico” podem ser consideradas sinônimas.

Para serem consideradas como máquina-ferramenta de comando numérico, as operações e os deslocamentos dos órgãos móveis da referida máquina (ferramenta ou peça usinada) devem ser executadas de acordo com instruções previamente programadas.

A programação é geralmente efetuada em uma linguagem específica ao comando numérico (CN), por exemplo, um código ISO.

Os programas e outros dados são gravados de modo a poderem ser direta ou posteriormente acessíveis.

As máquinas-ferramentas de comando numérico comportam sempre uma unidade de comando (separada ou incorporada) que compreende uma máquina automática para processamento de dados ou um microprocessador, bem como servo-sistemas que comandam o deslocamento dos órgãos, ferramentas ou peças.

As máquinas CNC, os tornos CNC, as fresadoras CN, etc., são exemplos de máquinas-ferramentas de comando numérico.

Destaca-se que se a unidade de comando não for apresentada com a máquina-ferramenta, esta deve ser considerada como uma máquina de comando numérico contanto que apresente as características específicas deste tipo de máquina (é a máquina-ferramenta incompleta).
Cesar Olivier Dalston, www.daclam.com.br. Fonte: NESH com alterações.

Nenhum comentário: