LEGISLAÇÃO

quinta-feira, 14 de julho de 2011

CLASSIFICAÇÃO DE MERCADORIAS - 14/07/2011

CLASSIFICAÇÃO DAS CALDEIRAS DE ÁGUA SUPERAQUECIDA
Trata-se, aqui, de caldeiras no interior das quais a água é submetida a uma pressão relativamente alta, o que permite elevar sua temperatura a um nível nitidamente superior ao seu ponto normal de vaporização (geralmente 180°C ou mais).

Essas caldeiras têm uma estrutura sensivelmente análoga à das caldeiras de vapor (ontem discutimos sobre estas mencionadas caldeiras).

Obtém-se a pressão necessária ao seu funcionamento quer por acumulação de vapor num balão de vaporização, por exemplo, quer, em algumas delas, mediante um gás inerte (nitrogênio geralmente).

A água superaquecida produzida pela caldeira deve ser mantida constantemente sob pressão e, por isso, circula num circuito fechado que sai da caldeira e volta a esta.

As caldeiras desta espécie destinam-se a alimentar com energia térmica, geralmente à distância, quer instalações industriais (túneis para secagem de tinta de carrocerias de automóveis, por exemplo), quer instalações de aquecimento de grandes conjuntos habitacionais ou de aglomerações urbanas. Neste último caso, o aquecimento é efetuado por intermédio de permutadores de calor nos quais a água superaquecida (fluido primário) transfere uma parte de suas calorias a um fluido secundário que assegura, por sua vez, o aquecimento.

Para aumentar ou regularizar o seu rendimento, essas caldeiras são freqüentemente equipadas com certo número de aparelhos auxiliares. Os principais dentre esses aparelhos são: os economizadores, os aquecedores de ar, os superaquecedores, os limitadores de superaquecimento, os cilindros coletores de vapor, os acumuladores de vapor, os aparelhos de limpeza de tubos, os aparelhos de recuperação de gases, as serpentinas e outros dispositivos da posição 8404, os depuradores, desaeradores, eliminadores de gases e dessalinizadores, da posição 8421.

Esses aparelhos auxiliares classificam-se juntamente com as caldeiras, nesta posição, quando se apresentem em conjunto com elas e quando formem, ou se destinem a formar posteriormente, um todo com a caldeira; caso contrário, seguem seu próprio regime (muita atenção neste ponto).

Da mesma maneira, e desde que se destinem a formar um todo com as caldeiras, as fornalhas que com elas se apresentem classificam-se na mesma posição que as caldeiras (outro ponto importante). Com respeito a isto, não se faz nenhuma distinção entre as fornalhas incorporadas às caldeiras e aquelas destinadas a serem reunidas às caldeiras por meio de obras de alvenaria.

A classificação das caldeiras de água superaquecidas ocorre na posição 8402.
Cesar Olivier Dalston, www.daclam.com.br. Fonte: NESH.



Nenhum comentário: