LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 13 de julho de 2011

CLASSIFICAÇÃO DE MERCADORIAS - 13/07/2011

CLASSIFICAÇÃO DE CALDEIRAS DE VAPOR
O grupo das caldeiras a vapor engloba os aparelhos geradores de vapor (vapor de água, etc.), que se destinam a alimentar máquinas motrizes (turbinas a vapor, por exemplo) ou outros aparelhos que utilizam o vapor como fonte de energia ou ainda a alimentar de vapor aparelhos de aquecimento, cozimento, esterilização, etc., incluídas as caldeiras geradoras de vapor para aquecimento central.

As caldeiras de vapor podem ser aquecidas por um combustível sólido, líquido ou gasoso ou ainda por eletricidade.

A preocupação de obter-se das caldeiras a combustível uma melhor utilização do calor ou ainda uma produção mais rápida de vapor levou à construção de diferentes tipos de caldeiras que se distinguem pela estrutura. Os principais tipos são:

1) As caldeiras de tubos de gases aquecidos (caldeiras de locomotiva, por exemplo), nas quais o corpo da caldeira é atravessado por tubos em que circulam os gases quentes da fornalha;

2) As caldeiras aquatubulares, nas quais os tubos ou feixes de tubos de água mergulham na fornalha. As paredes internas de algumas destas caldeiras são constituídas também por serpentinas por onde circula água;

3) As caldeiras mistas, que são geralmente uma combinação dos dois tipos acima.

Em algumas caldeiras, os tubos ou feixes de tubos interligam-se através de um coletor, de um ou de vários corpos, geralmente cilíndricos, que servem para armazenar água ou para separá-la do vapor.

Em outras caldeiras, denominadas “de circulação forçada”, às vezes desprovidas de reservatório, a circulação da água é acelerada por meio de uma bomba.

As dimensões das caldeiras variam muito. As caldeiras de pequenas dimensões apresentam-se geralmente montadas, os diversos componentes apresentando-se contidos no mesmo invólucro ou montados em uma base comum. As caldeiras de grandes dimensões compõem-se, geralmente, de certo número de elementos distintos que se destinam a serem montados in loco, quer num mesmo invólucro, quer por incorporação a uma construção de alvenaria.

As caldeiras de vapor se classificam na posição 8402.
Cesar Olivier Dalston, www.daclam.com.br. Fonte: NESH.

Nenhum comentário: