LEGISLAÇÃO

quinta-feira, 7 de abril de 2011

PORTOS E LOGÍSTICA - 07/04/2011

Porto de Imbituba movimenta mais de 200 mil toneladas mensais
O Porto de Imbituba divulgou esta semana os números de movimentação do primeiro trimestre do ano. Ao todo, passaram pela fronteira 616.470 toneladas (t), atingindo a média mensal de 205.490 t, a maior desde 1988, quando Imbituba movimentou 246.246 t/mês. Os números atuais também representam um aumento de aproximadamente 18% em relação ao mesmo período do ano passado e 25% em comparação a 2009.
Além dos granéis sólidos (40%), neste período destacaram-se os grãos agrícolas e contêineres, com 16% cada, sal (6,25%), hulha betuminosa (8,40%) e barrilha (4,86%). As cargas foram provenientes de 54 navios, com a média de 18 atracações por mês.

"Estamos consolidando uma maior variedade de cargas a fim de que esta fronteira se firme como um porto multipropósito. Nosso crescimento está constante, enquanto preparamos a estrutura necessária para o grande salto que virá no segundo semestre, a partir da conclusão das obras que estão em andamento. Os investimentos no cais público tendem a atrair ainda mais empresas interessadas em operar por Imbituba. Isto, aliado à captação de verba federal para dragagem de aprofundamento e melhoria do acesso ao Porto, corresponde ao alicerce para a construção de uma nova matriz logística regional",declara o Administrador do Porto de Imbituba, Jeziel Pamato de Souza.
Jornal A Tribuna



Tráfego global de contêineres atinge volume histórico
Volumes na América do Sul registram aumento de 17,6% em 2010.

O tráfego marítimo global de contêineres atingiu um nível recorde de 560 milhões de Teus (unidade equivalente a um equipamento de 20 pés) em 2010, impulsionado pelo crescimento de volume nos portos chineses e sul-americanos, segundo estatísticas da consultoria Alphaliner.

O cenário aparece após o aumento anual recorde de 14,5% sobre 2009, quando a primeira queda anual na história da conteinerização global diminuiu o tráfego em 8,9%.
Os portos chineses, incluindo Hong Kong, incrementaram as movimentações em 17,9% para 169 milhões de Teus, aumentando sua quota no mercado mundial para 30,1% em 2010, em comparação à participação de 29,3% no ano anterior.
A China representa hoje nove dos 20 maiores portos de contêineres, registrando crescimento mais rápido que os complexos portuários de outras regiões.
A América do Sul foi a segunda região com crescimento mais rápido, com aumento de 17,6% em 2010.
Os 50 maiores portos globais obtiveram média de 15% de crescimento na movimentação de contêineres em 2010.
A Hutchison Port Holdings de Hong Kong recuperou a liderança mundial entre os operadores de contêineres, registrando aumento de 14,9% para 75 milhões de Teus em 2010.
Em segundo lugar, a APM Terminals perdeu terreno, dada a desaceleração no crescimento, que abaixou para uma média de apenas 2%, para 70 milhões de Teus.
Para 2011, a Alphaliner espera que o crescimento deverá abrandar para 8,4%, novamente com os portos chineses liderando os ganhos.
Guia Marítimo




Sadia pretende aumentar participação da cabotagem
A Sadia (Brasil Foods) pretende aumentar participação no transporte via cabotagem. De acordo com o diretor de Logística do Mercado Interno da companhia, Darlan Carvalho, a companhia pretende dobrar a quantidade de cargas movimentadas pelo modal este ano.

"Temos a meta de chegar aos 7 mil Feus em 2011", afirmou o executivo. "Tudo dependerá da disponibilidade dos operadores, da oferta de navios e linhas. Quanto mais navios, mais conseguiremos fazer uso do modal", afirmou.
Em palestra na Intermodal South America, Carvalho mostrou o case da Sadia para exemplificar as principais alternativas para aplicar a intermodalidade em seus procedimentos logísticos. "Para a logística, o ideal seria que conseguíssemos ir de navio para todos os lugares, mas não dá", comentou.

De acordo com Carvalho, dos 5 milhões de toneladas de carga movimentadas por ano pela empresa, cerca de 2,5 milhões para mercado externo, sendo a outra metade dedicada ao consumo interno do País. "No nosso caso, qualquer um ou dois por cento de eficiência acarretam em economia de R$ 3 bilhões nos custos logísticos", apontou. "Nem tudo que parece ser mais lógico tem o menor custo. Um exemplo é a rota de Brasília/Manaus. A carga sairia de caminhão de Brasília para Porto Velho, hidroviário até Manaus e depois novamente via caminhão. Mas optamos por Brasília para Alto Taquari, depois de trem para Santos e de lá para Manaus por cabotagem. Se colocássemos a rota do navio em termos de distância, ela é maior em 4 vezes. Mas com essa opção tivemos economia de 4% a 5% nos custos".
Segundo o executivo, a Sadia iniciou operações na cabotagem em 2002, por conta da produção de fábricas na região de Paranaguá. "Depois acrescentamos outras localidades no Sul e Pernambuco em 2009. Hoje, cerca de 4% das nossas movimentações no mercado interno são feitas por cabotagem". Os principais portos de origem são Paranaguá, Itajaí, São Francisco do Sul e Santos, e as cargas rumam para Recife e Manaus.
Guia Marítimo

 

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