LEGISLAÇÃO

terça-feira, 5 de abril de 2011

PORTOS E LOGÍSTICA - 05/04/2011


Parceiro ideal: Panamá quer se aproximar de Santos
O governo do Panamá quer se aproximar da comunidade portuária de Santos, de modo a ampliar a integração do maior complexo marítimo da América Latina com as operações do Canal do Panamá. Com esse objetivo, a embaixadora do país no Brasil, Gabriela Garcia, visitou a região.
Ela esteve em A Tribuna, onde foi recebida pelo diretor-presidente, Marcos Clemente Santini, e pelo diretor-administrativo, Roberto Antonio da Costa. Ela se reuniu com o prefeito de Santos, João Paulo Papa, e as diretorias da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp, a Autoridade Portuária de Santos) da Associação Comercial de Santos.

Para a diplomata, a importância do complexo santista para a economia nacional faz dele "um parceiro ideal" para o Canal do Panamá. A via interoceânica, que liga o Atlântico e o Pacífico, ganhará um novo conjunto de eclusas, podendo receber navios de maior porte. As obras serão concluídas em 2014.
A embaixadora estava acompanhada pelo cônsul do Panamá em São Paulo, Tomás Díaz, e a consultora empresarial Maria Mercedes Riaño, do escritório paulista da consultoria Mossack Fonseca & CO.
A Tribuna



Antuérpia em alerta com exportações japonesas
O Porto de Antuérpia (Bélgica), segundo maior complexo portuário de contêineres da Europa, afirmou que está tomando altas precauções em relação aos navios que chegam do Japão e que podem estar contaminados por resíduos radioativos provocados pelo vazamento da usina nuclear de Fukushima.
"Medidas adicionais estão sendo tomadas para excluir o risco à saúde pública, tanto para quem trabalha no porto quanto para as pessoas das proximidades", afirmou a direção do porto em declaração oficial.
Todos os navios que chegam ao porto belga devem apresentar uma lista dos últimos dez portos pelos quais fizeram escala, uma norma de segurança instaurada pelo International Ship and Port Facility Security Code depois dos ataques terroristas do 11/09 nos Estados Unidos.

Se um desses portos onde o navio fez escala for um porto japonês, as autoridades da Antuérpia podem tomar medidas adicionais para checar se existe radioatividade na embarcação. Se qualquer registro anormal for detectado, o navio será monitorado.
Guia Maritimo



Atrasos: Chuvas prejudicam embarques em Paranaguá
As prolongadas chuvas que tem atingido o litoral paranaense nos últimos meses estão prejudicando a movimentação de mercadorias no Porto de Paranaguá.
Neste mês de março, em apenas dois dias não foi registrada chuva. De acordo com o Simepar, dos 268 milímetros de chuva esperados para o período, choveram 541 milímetros. Em fevereiro, o volume também foi considerável. Dos 28 dias do mês, choveram 230 horas. Quando chove, as operações de embarque de granéis e desembarque de fertilizantes fica paralisada.
De janeiro até agora, foram importados 1,5 milhão de toneladas de fertilizantes. No mesmo período do ano passado, foram importadas 1,2 milhão de toneladas. Nas exportações de granéis (soja, milho, farelo), até o final de março, a Appa movimentou 1,8 milhão de toneladas.
Para tentar minimizar os efeitos da chuva sobre os embarques, a Appa está estudando uma alternativa para cobertura dos berços de atracação do corredor de exportação. O projeto, inédito no mundo, foi desenvolvido por uma empresa de São Paulo e já foi apresentado à Secretaria Especial de Portos. Trata-se de uma cobertura metálica, com lona retrátil, que permite a movimentação de granéis inclusive com chuvas e ventos, impedindo chuvas com inclinação de até 45 graus.

Expansão
A cobertura dos navios está sendo estudada para integrar o projeto de modernização do corredor de exportação do Porto de Paranaguá. O Governo do Paraná, através da Secretaria de Infraestrutura e Logística, está trabalhando intensivamente para reconfigurar os portos de Paranaguá e Antonina, com o objetivo de readequá-los às necessidades de mercado.

Hoje, o corredor de exportação do Porto de Paranaguá permite que três navios atraquem simultaneamente. Cada navio é abastecido por dois shiploaders, cada um com capacidade nominal de 1,5 mil toneladas por hora. Isso significa que o Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá tem uma capacidade nominal de embarque, por hora, de nove mil toneladas. Em dias sem chuva, o Porto de Paranaguá consegue embarcar até 100 mil toneladas de granéis.
O projeto de modernização do Corredor de Exportação prevê a construção de píers em forma de T, paralelos ao cais existente, e que possibilitará a atracação de quatro navios simultaneamente.

Cada um dos berços terá dois shiploaders, com capacidade nominal de 2 mil toneladas por hora, cada um, permitindo que o porto amplie a capacidade nominal de embarque do corredor de exportação das atuais 9 mil toneladas/hora para 16 mil toneladas hora.
Além disso, o novo corredor permitirá que o Porto de Paranaguá receba navios de grande porte, chamados de "cape size" e que embarcam cerca de 110 mil toneladas de grãos. Os demais três berços serão feitos para receber navios "Post Panamax", que embarcam cerca de 75 mil toneladas de granéis. Hoje, o Porto recebe graneleiros que embarcam, no máximo, 70 mil toneladas de granéis.
A Tribuna Online



Nova empresa de contêineres da ALL incorpora Standard

SÃO PAULO – A Brado – empresa criada pela ALL para atuar no segmento de transporte de contêineres – concluiu a incorporação das ações da Standard Logística, que é especializada em cargas refrigeradas.
Na operação, os antigos acionistas da Standard ficaram com 20% da Brado, enquanto a parcela remanescente de 80% ficou com a ALL. Além da incorporação, a ALL e os antigos acionistas da Standard celebraram acordos de acionistas regulando seus direitos e obrigações como acionistas da nova empresa.
Como informou a ALL em dezembro, na época do anúncio do negócio, a Brado receberá investimentos de R$ 1 bilhão nos próximos cinco anos, o que abrange aportes de R$ 250 milhões em locomotivas, R$ 540 milhões em vagões, R$ 110 milhões em terminais e R$ 100 milhões em via permanente, sistemas e outros investimentos.
Para custear os investimentos, a empresa pretende buscar financiamentos de bancos- inclusive o BNDES -, realizar parcerias estratégicas e acessar o mercado de capitais.
Valor Econômico


Após congestionamento, porto de Rio Grande anuncia medidas para melhorar escoamento
Terminais pedirão a caminhoneiros que agendem a chegada da carga.

A superintendência do Porto de Rio Grande apresentou na última sexta-feira o plano de ação para a safra de soja em 2011. O plano foi elaborado em conjunto com os Terminais Bianchini, Bunge e CCGL (Termasa/Tergrasa) e órgãos de controle e segurança. A preocupação é evitar filas ao longo da BR-392 e agilizar o escoamento da safra. O processo servirá como um protótipo para um planejamento da safra de soja 2012.

O número de caminhões esperando para descarregar no terminal da Bunge no Porto de Rio Grande passa de 100. Os caminhoneiros se negam a descarregar enquanto a empresa não pagar os custos pelos dias parados. Com o preço da soja em alta e a falta de espaço nos armazéns gaúchos, 2 mil caminhões com o grão chegam diariamente ao porto.

Segundo a assessoria de imprensa do terminal Bunge, a fila de caminhões é consequência da antecipação da colheita no Estado. A empresa informou que lamenta o transtorno e informa que o problema deve ser solucionado com a chegada de um navio de grande porte.

De acordo com o plano de ação anunciado hoje pelo superintendente do porto, Dirceu Lopes, pelo diretor técnico, Luiz Laurino, e pelo chefe da divisão de operação, Luiz Henrique Dumont, os terminais graneleiros ficarão responsáveis em fazer uma ampla divulgação no Estado do RS demonstrando a necessidade, por parte dos proprietários da carga e caminhoneiros, de agendarem a desacarga no porto. Além disso, os terminais deverão orientar os caminhoneiros que já estiverem em deslocamento, sem agendamento prévio, que o façam com rapidez necessária, aguardando em locais apropriados, sendo vedada a espera ao longo das rodovias.

Os caminhoneiros sem local definido de operação de descarga deverão se dirigir para a área de emergência. Sete locais para estacionamento dos caminhões estarão disponíveis, com uma capacidade geral de 2,3 mil vagas para pernoite.

O plano de ação vigorará a partir de 1° de abril de 2011 sofrendo periódicas avaliações, tendo seu término previsto para a segunda quinzena do mês de junho de 2011.

A previsão é de que esta seja uma safra recorde com aproximadamente 12 milhões de toneladas, sendo que 8 milhões passarão pelo porto do Rio Grande. O percentual de escoamento da safra é maior pelo modal rodoviário (55%).
Portos e Navios

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