LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 15 de abril de 2011

CLASSIFICAÇÃO DE MERCADORIAS - 15/04/2011


INFORMAÇÕES TÉCNICAS SOBRE OS GERADORES ELÉTRICOS
Geradores elétricos são diferentes de motores elétricos, pois enquanto estes transformam energia elétrica em trabalho (energia mecânica) aqueles transformam energia mecânica, obtida de diversas fontes (combustíveis, energia solar, etc) em energia elétrica.

Assim, pode-se dizer que geradores são máquinas que têm por função produzir energia elétrica a partir de várias fontes de energia (mecânica, solar, etc.) e que se classificam na posição 8501 desde que (condição) se trate de aparelhos não citados nem compreendidos mais especificamente em outras posições da Nomenclatura.

Tal qual como ocorre com os motores elétricos há dois distintos tipos de geradores elétricos, quais sejam:

1) Os geradores denominados dínamos (geradores de corrente contínua); e

2) Os geradores denominados alternadores (geradores de corrente alternada).

Tanto os dínamos quanto os alternadores consistem essencialmente em um órgão móvel, o rotor, o qual é montado em uma árvore (veio) que, acionado por uma força mecânica externa, gira no interior de uma parte fixa, o estator, que por sua vez está encaixado em uma armação chamada “carcaça”.

Nos geradores de corrente contínua, a corrente produzida é captada por um coletor de lâminas (comutador) montado no veio do rotor, e depois transmitida ao circuito a alimentar por intermédio de escovas que friccionam as lâminas do coletor.

A maior parte dos geradores de corrente alternada são desprovidos de escovas e a corrente produzida é transmitida diretamente ao circuito a alimentar.

Em outros geradores de corrente alternada, a corrente é captada por anéis coletores montados na árvore (veio) do rotor e transmitida pelas escovas que os friccionam.

Conforme o caso, o rotor constitui o induzido ou o indutor, tendo o estator, evidentemente, função inversa. O indutor possui um número variável de eletroímãs (pólos indutores) ou, mais raramente, no caso de alguns geradores de corrente contínua, ímãs permanentes.

Quanto ao induzido, consiste em um núcleo, geralmente formado por um folheado (pilha de chapas), em que se dispõem os enrolamentos condutores.

Os geradores elétricos são acionados de diversas maneiras. Existem os de manivelas ou de pedais. Mas, na maioria dos casos, são acionados por uma máquina motriz: turbina hidráulica, turbina a vapor, roda eólica, máquina a vapor, motores de ignição por centelha ou por compressão, etc. (O conjunto

gerador-máquina motriz chama-se então, conforme o caso, turbodínamo, turboalternador, grupo eletrogêneo, etc.). Todavia, a posição 8501 só compreende os geradores apresentados sem máquina motriz.

Classificam-se também, na posição 8501, os geradores fotovoltaicos, constituídos por painéis de células fotovoltaicas associados a outros dispositivos tais como acumuladores de abastecimento, controles eletrônicos (regulador de tensão, ondulador, etc.), bem como os painéis ou os módulos equipados com dispositivos mesmo muito simples (diodos para corrente, por exemplo), que permitem fornecer uma energia diretamente utilizável por um motor ou um eletrolisador, por exemplo.

A produção de energia elétrica efetua-se, nesse caso, graças às fotopilhas solares (ou células solares) que transformam diretamente a energia solar em energia elétrica (conversão fotovoltaica).

A posição 8501 compreende os geradores de todos os tipos e para todos os usos, quer se trate de grandes dínamos ou de alternadores para centrais elétricas, de diversos geradores, de dimensões variáveis, utilizados em embarcações, em fazendas isoladas, em locomotivas diesel-elétricas, na indústria (para a eletrólise ou soldadura, por exemplo), ou ainda de pequenos geradores auxiliares (excitadores) utilizados para excitar as bobinas de indução de outras máquinas geradoras.
Cesar Olivier Dalston, www.daclam.com.br. Fonte: NESH.

Nenhum comentário: