LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 13 de abril de 2011

EXPORTAÇÃO

Secex apresenta Plano Nacional da Cultura Exportadora
Na 17ª Reunião Ordinária Fórum Nacional de Secretários de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Fonseic), que aconteceu na sede da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), nesta quinta-feira (7/4), a secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Tatiana Lacerda Prazeres, apresentou a Plano Nacional da Cultura Exportadora.
O principal objetivo do plano é desenvolver e difundir a cultura exportadora nos estados, com a capacitação de gestores públicos, empresários e profissionais de comércio exterior. “O envolvimento e a participação de todos os entes federativos é muito importante para aumentar a base exportadora em nosso país”, disse a secretária às autoridades presentes no fórum.
Em uma primeira fase, haverá articulação com os estados para aperfeiçoar a divulgação dos dados estatísticos de comércio exterior e para realização dos Encontros Nacionais de Comércio Exterior (Encomex). O objetivo é ainda ampliar a participação dos estados no projeto Primeira Exportação, que visa capacitar empresas a realizar a primeira operação de exportação.
Também faz parte do plano aumentar as ações de treinamento da Rede Nacional de Agentes de Comércio Exterior (Redeagentes), com cursos básicos de exportação, treinamentos para Empresas de Pequeno Porte e cursos de capacitação de formadores.
A ideia é ainda facilitar parcerias com entidades federais relacionadas ao comércio exterior, como Suframa, Apex, Sebrae, Correios, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, além de outras. Uma próxima reunião com os representantes estaduais foi programada para o começo do mês maio para discutir esta cooperação institucional.
Assessoria de Comunicação Social do MDIC

Nenhum comentário: