LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 1 de junho de 2011

CLASSIFICAÇÃO DE MERCADORIAS - 01/06/2011


CLASSIFICAÇÃO DE MERCADORIAS - LEITORES MAGNÉTICOS versus LEITORES ÓPTICOS.

A menção “leitores magnéticos e leitores ópticos” é encontrada no texto da posição 8471 da NCM. Esses leitores são diferentes em sua natureza e características.

Leitores magnéticos são aparelhos que lêem caracteres geralmente de forma apropriada e os transformam em sinais elétricos diretamente utilizáveis pelas máquinas para registrar em suportes ou para processamento de dados codificados.

Neste tipo de aparelho, os caracteres, impressos por meio de uma tinta especial denominada “magnética”, são, depois de magnetizados, transformados em impulsos elétricos por meio de um dispositivo de leitura magnético.

Em seguida, são identificados, seja por comparação com os dados registrados nas unidades de memória da máquina, seja por referência a um código numérico, geralmente binário.

Já os leitores ópticos são aparelhos que lêem caracteres geralmente de forma apropriada e os transformam em sinais elétricos diretamente utilizáveis pelas máquinas para registrar em suportes ou para processamento de dados codificados.

Este tipo de leitores não exige uso de tinta especial. Os caracteres são lidos diretamente por uma série de células fotoelétricas e traduzidos segundo um código binário.

São também classificados junto aos leitores ópticos os leitores de códigos de barras. Estes aparelhos utilizam geralmente dispositivos fotossensíveis de semicondutores (diodos laser, por exemplo) e são empregados, por exemplo, em conexão com uma máquina automática para processamento de dados, como unidade de entrada, ou com outros aparelhos, por exemplo, caixas registradoras. São concebidos para serem usados manualmente, sobre uma mesa ou fixados em um aparelho.

Os dois leitores tipos de leitores só se classificam na posição 8471 se apresentados isoladamente. Associados a outras máquinas tais como as de registrar, em suporte, dados sob forma codificada ou as de processamento desses dados, seguem, desde que sejam apresentados ao mesmo tempo, o regime destas máquinas.
Cesar Olivier Dalston, www.daclam.com.br. Fontes: NCM e NESH.

Nenhum comentário: