LEGISLAÇÃO

terça-feira, 21 de junho de 2011

PORTOS E LOGÍSTICA - 21/06/2011

Porto de Navegantes bate recorde de produtividade em maio
O Terminal Portuário de Navegantes (Portonave S/A) encerrou o mês de maio com recorde de produtividade de 63,9 contêineres movimentados por hora (MPH), o que registra um aumento de 43% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o índice era de 44,8.
O navio com a maior produtividade em maio foi o MSC Córdoba da empresa MSC Mediterranean Shipping Company SA com 91,6 movimentações.

A Portonave possui três portêineres (equipamento utilizado na área portuária, destinado à operação de embarque e desembarque de contêineres), que trabalham em navios com até 40 metros de largura, com capacidade para movimentar simultaneamente até dois contêineres de 20 pés cheios, além de 25 caminhões especialmente desenvolvidos para o trabalho portuário, que comportam até 40 toneladas por vez.

Crescente

A movimentação de contêineres no terminal teve um aumento de 20% em relação ao mês anterior, em maio foram movimentados 48.417 TEU's (medida equivalente a um contêiner de 20 pés) frente a 40.484 em abril.

A produtividade está em crescimento desde o início do ano, quando os índices registrados foram de 54,1 MPH em fevereiro, 57,4 MPH em março e 59,7 MPH em abril.
Portal Economia SC




Nova portaria da aduana irá agilizar liberação de caminhões
Foi inaugurado, em Uruguaiana, o novo acesso ao porto seco do município. A segunda portaria da aduana brasileira vai agilizar a liberação dos veículos. Cerca de 600 caminhões passam por dia pelo local, eles levam cerca de um minuto para serem liberados, agora com segunda portaria, o tempo reduz pela metade para entrada e saída de veículos.
UruguaianaRS por |Portos e Navios




Movimento de cargas portuárias cresceu 7,7% no primeiro trimestre
A movimentação de cargas portuárias cresceu 7,7% no primeiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2010. Segundo boletim divulgado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), os portos e terminais de uso privativo movimentaram cerca de 200,6 milhões de toneladas entre janeiro e março. No três primeiros meses do ano passado, foram movimentadas 186,3 milhões de toneladas.

Além de reforçar a tendência de crescimento do setor, os números revelam que os portos tiveram desempenho superior ao dos terminais de uso privativo (TUPs).
Enquanto os primeiros registraram alta de 9,7% no total geral de cargas movimentadas, os terminais expandiram em 6,6% suas atividades, na comparação com o primeiro trimestre de 2010. Apesar disso, os TUPs continuam sendo responsáveis pela movimentação de dois terços (66%) do total movimentado.

Com uma alta de 8,9%, os granéis sólidos (soja, farelo, milho, açúcar etc.) continuam sendo o grupo mais representativo de cargas, tendo atingido a marca de 119,2 milhões de toneladas, ou quase 60% do total geral de cargas, apesar de a movimentação de soja ter caído 27% em comparação ao mesmo período do ano passado. Em contrapartida, a movimentação de fertilizantes e adubos aumentou 65,5%, totalizando 4,4 milhões de toneladas.

Em termos percentuais, contudo, os melhores resultados foram obtidos com a carga geral solta (grandes mercadorias que, em geral, não são transportadas em contêineres, como máquinas e equipamentos e madeira em tronco), cuja movimentação aumentou 13,5% e com os contêineres (13,2%).

A movimentação de contêineres alcançou a marca de 1,73 milhões de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés de comprimento - 6 metros), um crescimento de 17,7% sobre o mesmo período de 2010. Embora tenha havido pequena queda na série entre o último trimestre de 2010 e o primeiro deste ano, a tendência de elevação da movimentação de cargas por contêiner continua, segundo a Antaq.

Quando analisado o transporte de cargas por tipo de navegação, o melhor resultado foi obtido pela navegação de longo curso, que movimentou 145 milhões de toneladas, com alta de 8%.

A navegação de cabotagem (entre portos e plataformas marítimas nacionais) cresceu 7,1%, atingindo 48,3 milhões de toneladas no primeiro trimestre deste ano, graças principalmente à movimentação de petróleo e derivados.

Já a navegação interior, beneficiada pelo crescimento das exportações de produtos agrícolas que são transportados até os portos pelas hidrovias, cresceu 4,3%, movimentando 7,5 milhões de toneladas.
A Tribuna Online

Nenhum comentário: