LEGISLAÇÃO

terça-feira, 14 de junho de 2011

MDIC e Departamento dos EUA debatem relações comerciais

MDIC e Departamento dos EUA debatem relações comerciais
Brasília (10 de junho) – Foi realizada hoje a VII reunião do Diálogo Comercial entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e o Departamento de Comércio dos Estados Unidos (MDIC-DOC), sob a liderança da secretária de Comércio Exterior, Tatiana Lacerda Prazeres, e o subsecretário do Departamento de Comércio dos EUA, Francisco Sanchez.
Na abertura do encontro, Tatiana enfatizou a consolidação do mecanismo MDIC-DOC, que funciona já há cinco anos. “Este mecanismo é muito importante para as relações que mantemos com um parceiro estratégico como os Estados Unidos em que podemos avançar com uma agenda positiva e alcançar resultados concretos”, afirmou a secretária.

Francisco Sanchez destacou que o debate ao longo dos anos se tornou bastante produtivo. “Sempre que nos reunimos, percebo como nossas equipes trabalham de forma árdua, com o mesmo senso de missão e valores, colocando de lado nossas divergências, para o mútuo benefício das nossas relações comerciais”, disse o representante americano.

Facilitação de comércio

Na reunião, as autoridades dos dois países debateram formas de facilitar o comércio, com o objetivo de diminuir o período de desembaraço aduaneiro de mercadorias. Houve também propostas para tornar mais sustentáveis as cadeias de suprimento e os canais de distribuição de mercadorias. Com esta finalidade, técnicos dos dois governos já realizaram visitas em companhias brasileiras para conhecer as experiências bem-sucedidas e novas visitas estão programadas em empresas americanas.

Há interesse ainda na colaboração entre os órgãos reguladores na área da saúde para estimular o comércio bilateral produtos médico-hospitalares e a difusão de novas tecnologias.

Smart Grid e Construções Sustentáveis

Foi discutida também a promoção de um sistema Inteligente de distribuição de energia elétrica (smart grid), com o objetivo de aumentar a eficiência energética por meio da ampliação da utilização de energias renováveis, aumento da segurança energética e da redução das emissões de carbono.

Já o programa de cooperação em construções sustentáveis entre os dois países pretende discutir a qualificação de profissionais da construção, divulgação de melhores práticas em construções sustentáveis, incluindo tecnologia, materiais, processos e procedimentos operacionais, com a promoção do comércio bilateral e de investimento neste setor.
A ideia é desenvolver parâmetros e critérios para avaliar a sustentabilidade dos edifícios, incluindo a padronização de informações técnicas, além da troca de informações sobre legislação.

Serviços

Dentre os assuntos na pauta do setor de serviço, estiveram oportunidades de investimentos Brasil nos EUA e vice-versa; desenvolvimento de serviços educacionais, em especial na área de edutenimento (forma de aprendizado que explora as possibilidades multimídia para emissão de informações, aliando educação a entretenimento); serviço de engenharia e arquitetura com foco em creditação e oportunidades comerciais entre países; e franchising.

Propriedade Intelectual

A cooperação técnica nesta área criou um mecanismo que permite o compartilhamento de informações sobre os exames de patentes e marcas, além de trocas de experiências relacionadas às práticas e procedimentos recíprocos.
Assessoria de Comunicação Social do MDIC


Nenhum comentário: