LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Estão abertas as inscrições para o Encomex Empresarial
Brasília (20 de junho) – Estão abertas as inscrições para o Encomex Empresarial, que acontecerá nos dias 3 e 4 de agosto, no Centro de Convenções de Salvador-BA. Esta será a primeira edição dos Encontros de Comércio Exterior (Encomex) no formato ‘Empresarial’.

“A agregação do termo ‘Empresarial’ foi uma decisão tomada em conjunto com os patrocinadores e demais parceiros do evento para enfatizar que o pequeno e o médio empresário são nosso público alvo e que a programação está sendo construída para atender às necessidades deste segmento”, explica a secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Tatiana Lacerda Prazeres.

A necessidade de diversificar a pauta exportadora, com maior participação dos produtos de alto valor agregado, e de aumentar a representatividade de pequenas e médias empresas nas vendas externas são os principais objetivos do Encomex Empresarial. Na nova versão, o encontro pretende contribuir para dar maior suporte às empresas no alcance dessas metas, com o tema ‘Desenvolvimento e Competitividade’, “refletindo uma estratégia de governo”, acrescenta Tatiana.

Além dos empresários, o evento deve reunir executivos e gestores do setor público; e representantes de entidades de classe, de organizações sociais produtivas, de câmaras de comércio, de empresas e centros de logística, portos e aeroportos, de trading companies, e da área acadêmica.

Organização e Programação

Idealizado em 1997, para disseminar a cultura exportadora junto à sociedade e o setor produtivo, o Encomex representa, há mais de uma década, uma estratégia do governo federal para estimular as exportações, divulgando informações de sobre a estrutura, o funcionamento e as regras básicas do comércio exterior. Além disto, o evento é uma ferramenta importante para propagar conhecimentos sobre os mecanismos de apoio à exportação e as oportunidades de negócios e contatos.
Para organização do evento, a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC) conta com a parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), do Sebrae, do Banco do Brasil, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Caixa Econômica Federal, dos governos estaduais e municipais, de entidades de classe, entre outros.

Além de palestras e oficinas, a proposta atual fortalece as rodadas de negócios, como o Encontro com Tradings – organizado pela Apex-Brasil –, e o showroom de empresas exportadoras. O evento contará também com um balcão de atendimento da Secex e de parceiros para esclarecer dúvidas e orientar os empresários, aproximando o setor privado das entidades públicas responsáveis pelo comércio exterior.
Para fazer as inscrições e saber mais sobre o Encomex Empresarial, acesse:
http://www.encomex.mdic.gov.br/
Assessoria de Comunicação Social do MDIC

Nenhum comentário: