Navios desembarcam 40 mil no Rio
Sete transatlânticos batem o recorde de turistas em um só dia na estação do Píer Mauá
Rio - A atual temporada de cruzeiros marítimos registrou, ontem, movimentação recorde na Estação de Passageiros do Píer Mauá, com a chegada de 40 mil turistas no Rio. O número se deve aos sete transatlânticos que atracaram, simultaneamente, no local. A estimativa é que a chegada das embarcações gere US$ 12 milhões na economia da cidade. Para toda a temporada, a previsão é de uma injeção de US$ 240 milhões.
“Desde a primeira temporada sob administração do Píer Mauá, em 1998, já tivemos um aumento de 800% no segmento. É uma satisfação enorme chegarmos a esses números. Principalmente, porque hoje a cidade é uma das poucas no mundo com um porto capaz de suportar essa demanda de turistas”, disse o subsecretário de turismo Pedro Augusto Guimarães.
Mas Guimarães destaca que ainda é necessário expandir o terminal de passageiros. “Precisamos montar uma boa estrutura. Falta a conclusão das obras no entorno, que ainda deve demorar alguns anos para ser concluída. A primeira parte dessas intervenções deve acontecer em 2012”, prevê o subsecretário.
Para receber tantos visitantes de uma única vez, foi montada uma megaoperação que envolveu 600 funcionários, Docas, guarda municipal, polícia federal e receita federal. “Nos últimos dois anos, a administração do Píer investiu R$ 15 milhões em melhorias. Este ano já batemos a casa dos 800 mil de turistas. A meta para o ano que vem é chegarmos a 1 milhão”, diz o gerente de operações e segurança portuária Alexandre Gomes.
O DIA
Hanjin alerta para excesso de capacidade
O desempenho das companhias marítimas em 2011 pode ser afetado por um excesso na oferta de porta-contêineres aliado a um mercado de graneleiros mais frágil, de acordo com a Hanjin Shipping. Em 2010, a divisão de contêineres da operadora registrou 52% de incremento nas vendas, para US$ 6,7 bilhões em virtude do alto volume de embarques e da recuperação de taxas nas rotas Transpacífica e Ásia-Europa.
"Para o segmento conteinerizado, acreditamos que o excesso de capacidade será um grande desafio, considerando a incerteza contínua nas principais economias do planeta e a adição de embarcações superdimensionadas durante o decorrer do ano", informou a companhia em comunicado, aonde também destacou que pretende expandir sua presença em mercados emergentes para assegurar a estabilidade nos lucros.
Por sua vez, a divisão de graneleiros da Hanjin cresceu 17% para US$ 1,3 bilhão, fruto de um incremento nos embarques pela implantação de novos navios e recuperação parcial dos valores de frete, obtendo lucro operacional de US$ 3 milhões em comparação a perda de US$ 84 milhões em 2009. No entanto, a previsão para 2011 não é de grandes lucros para o setor. "Acreditamos que o setor graneleiro apresente fraqueza neste ano devido ao aumento de capacidade previsto, além de barreiras em potencial para exportação de matéria-prima", afirmou a companhia.
O lucro líquido da Hanjin referente a 2010 foi de US$ 229 milhões - comparado a uma perda de US$ 1 bilhão no ano anterior -, devido ao crescimento no volume de cargas transportadas e taxas de frete resultantes da recuperação econômica. O total de vendas teve alta de 44,9%, para US% 8,1 bilhões, ante US$ 5,6 bilhões em 2009. A empresa mencionou que a adoção de medidas de contenção de custos, como deixar parte da frota ociosa e adoção do eco-steaming, também contribuíram para a elevação nos rendimentos.
Guia Marítimo
Espanha ratifica Regras de Roterdã
A Espanha se tornou o primeiro país a raticipar as Regras de Roterdã, um novo acordo internacional para a regulamentação das atividades de transporte marítimo.
Segundo o advogado Chester D. Hooper - que atuou na elaboração das regras em um grupo de trabalho da United Nations Commission on International Trade Law - a Espanha aprovou a convenção no dia 19 de janeiro. As regras terão efeito após 20 países também realizarem a ratificação.
De acordo com Hooper, alguns países da Europa parece estar pronto para aprovar o novo pacto, mas ainda aguardam uma iniciativa dos EUA. No momento, as Regras de Roterdã estão sob análise do Departamento de Estado norte-americano.
Acompanhe maiores informações e considerações sobre as Regras de Roterdã, bem como sua aplicabilidade à realidade brasileira, na seção Direito em Foco da edição 449 do Guia Marítimo.
Guia Marítimo
Petrobras assina convênio para construção de porto em São Gonçalo
A Petrobras assina hoje no Centro de Integração do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), um protocolo de intenções com a Prefeitura de São Gonçalo para desenvolvimento do Projeto Porto Praia da Beira que visa a construção de um porto na região. A cerimônia contará com a presença do governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral, da prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset; do diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, e do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno.
O Convênio de Cooperação que será assinado tem o objetivo de implantar infraestrutura(dragagem, píer e seu retroporto, além de via de acesso) necessária para o transporte de equipamentos especiais para o Comperj. O Projeto Porto Praia da Beira visa aproveitar a infraestrutura a ser construída no local pela estatal para atrair novos investimentos para a indústria naval na região de São Gonçalo, com a construção de pequenas embarcações e módulos de plataformas.
Nicomex
Encomendas voltam ao ritmo normal
As encomendas para novos porta-contêineres - que declinaram 21% em relação ao ano anterior - estão retornando a níveis normais neste ano, de acordo com relatório da BIMCO, associação independente ligada ao setor marítimo.
Segundo o estudo, o baixo nível de pedidos fez a relação entre a carteira de encomendas e a frota cair para 28%, percentual que era o valor médio até a explosão de encomendas observada ao final de 2003. A relação encomendas/fota alcançou o nível mais alto em novembro de 2007, em 61%. "O fato desta relação agora estar normalizada indica que os armadores podem considerar novamente efetuar encomendas, se possível em um ritmo moderado", afirmou a BIMCO.
O cuidado para a aquisição de novas embarcações, segundo a associação, deve ser levado em conta pelo excesso de capacidade causado pelas novas entregas nos últimos anos, aliado ao arrefecimento da demanda resultante da crise global. O equilíbrio foi atingido com a implantação do slow-steaming e deixando parte da frota ociosa, "mas a tonelagem permanece abundante", diz o relatório.
A BIMCO espera que 1,6 milhão de Teus (medida equivalente a um contêiner de 20 pés) em capacidade seja adicionado em 2011, o que é considerado um ritmo normal de encomendas, com os armadores antecipando uma retomada do consumo nos EUA e Europa que impulsione a demanda por espaço em embarcações.
Guia Marítimo
Tarifas aeroportuárias no Brasil subirão 5,2%
Valores passam a valer a partir de 14 de março e são os máximos que podem ser cobrados
Agência Estado
Comunicar errosRSSImprimirEnviar por emailReceba notícias pelo celularReceba boletinsAumentar letraDiminuir letraA Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou no Diário Oficial desta segunda-feira os novos valores teto das tarifas aeroportuárias domésticas de embarque, pouso e permanência nos aeroportos brasileiros. Os valores foram reajustados em 5,2% e passam a valer a partir de 14 de março.
Esses são os valores máximos que podem ser cobrados, porque, de acordo com resolução divulgada pela Anac na semana passada, em 26 de janeiro, cada aeroporto poderá conceder descontos ilimitados no valor das tarifas. Dessa forma, os administradores aeroportuários podem incentivar voos em horários ociosos e reduzi-los em horários de pico - nos horários de pico, as tarifas teto podem ser acrescidas em até 20%.
O objetivo, de acordo com a Anac, é "motivar o melhor uso da infraestrutura do aeroporto ao longo do dia". A resolução determina, porém, que "a majoração no teto da tarifa em algum período deverá ser obrigatoriamente compensada por descontos em outros períodos, desde que, ao final de um ano, o valor médio arrecadado com essas tarifas não ultrapasse o limite estabelecido".
Os reajustes dessas tarifas serão feitos anualmente de acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), deflacionado por um Fator-X de produtividade esperada do setor. Também será feita uma revisão a cada cinco anos com base na análise de custos e receitas das operações dos aeroportos.
O reajuste das tarifas levará em conta o desempenho dos aeroportos, baseado no alcance de metas de eficiência estabelecidas pela Anac e o nível de qualidade de serviço oferecido às companhias aéreas e aos passageiros. Essas metas são calculadas em termos de redução do custo do aeroporto por passageiros e cargas transportados.
http://www.gazetadopovo.com.br/economia/
Sete transatlânticos batem o recorde de turistas em um só dia na estação do Píer Mauá
Rio - A atual temporada de cruzeiros marítimos registrou, ontem, movimentação recorde na Estação de Passageiros do Píer Mauá, com a chegada de 40 mil turistas no Rio. O número se deve aos sete transatlânticos que atracaram, simultaneamente, no local. A estimativa é que a chegada das embarcações gere US$ 12 milhões na economia da cidade. Para toda a temporada, a previsão é de uma injeção de US$ 240 milhões.
“Desde a primeira temporada sob administração do Píer Mauá, em 1998, já tivemos um aumento de 800% no segmento. É uma satisfação enorme chegarmos a esses números. Principalmente, porque hoje a cidade é uma das poucas no mundo com um porto capaz de suportar essa demanda de turistas”, disse o subsecretário de turismo Pedro Augusto Guimarães.
Mas Guimarães destaca que ainda é necessário expandir o terminal de passageiros. “Precisamos montar uma boa estrutura. Falta a conclusão das obras no entorno, que ainda deve demorar alguns anos para ser concluída. A primeira parte dessas intervenções deve acontecer em 2012”, prevê o subsecretário.
Para receber tantos visitantes de uma única vez, foi montada uma megaoperação que envolveu 600 funcionários, Docas, guarda municipal, polícia federal e receita federal. “Nos últimos dois anos, a administração do Píer investiu R$ 15 milhões em melhorias. Este ano já batemos a casa dos 800 mil de turistas. A meta para o ano que vem é chegarmos a 1 milhão”, diz o gerente de operações e segurança portuária Alexandre Gomes.
O DIA
Hanjin alerta para excesso de capacidade
O desempenho das companhias marítimas em 2011 pode ser afetado por um excesso na oferta de porta-contêineres aliado a um mercado de graneleiros mais frágil, de acordo com a Hanjin Shipping. Em 2010, a divisão de contêineres da operadora registrou 52% de incremento nas vendas, para US$ 6,7 bilhões em virtude do alto volume de embarques e da recuperação de taxas nas rotas Transpacífica e Ásia-Europa.
"Para o segmento conteinerizado, acreditamos que o excesso de capacidade será um grande desafio, considerando a incerteza contínua nas principais economias do planeta e a adição de embarcações superdimensionadas durante o decorrer do ano", informou a companhia em comunicado, aonde também destacou que pretende expandir sua presença em mercados emergentes para assegurar a estabilidade nos lucros.
Por sua vez, a divisão de graneleiros da Hanjin cresceu 17% para US$ 1,3 bilhão, fruto de um incremento nos embarques pela implantação de novos navios e recuperação parcial dos valores de frete, obtendo lucro operacional de US$ 3 milhões em comparação a perda de US$ 84 milhões em 2009. No entanto, a previsão para 2011 não é de grandes lucros para o setor. "Acreditamos que o setor graneleiro apresente fraqueza neste ano devido ao aumento de capacidade previsto, além de barreiras em potencial para exportação de matéria-prima", afirmou a companhia.
O lucro líquido da Hanjin referente a 2010 foi de US$ 229 milhões - comparado a uma perda de US$ 1 bilhão no ano anterior -, devido ao crescimento no volume de cargas transportadas e taxas de frete resultantes da recuperação econômica. O total de vendas teve alta de 44,9%, para US% 8,1 bilhões, ante US$ 5,6 bilhões em 2009. A empresa mencionou que a adoção de medidas de contenção de custos, como deixar parte da frota ociosa e adoção do eco-steaming, também contribuíram para a elevação nos rendimentos.
Guia Marítimo
Espanha ratifica Regras de Roterdã
A Espanha se tornou o primeiro país a raticipar as Regras de Roterdã, um novo acordo internacional para a regulamentação das atividades de transporte marítimo.
Segundo o advogado Chester D. Hooper - que atuou na elaboração das regras em um grupo de trabalho da United Nations Commission on International Trade Law - a Espanha aprovou a convenção no dia 19 de janeiro. As regras terão efeito após 20 países também realizarem a ratificação.
De acordo com Hooper, alguns países da Europa parece estar pronto para aprovar o novo pacto, mas ainda aguardam uma iniciativa dos EUA. No momento, as Regras de Roterdã estão sob análise do Departamento de Estado norte-americano.
Acompanhe maiores informações e considerações sobre as Regras de Roterdã, bem como sua aplicabilidade à realidade brasileira, na seção Direito em Foco da edição 449 do Guia Marítimo.
Guia Marítimo
Petrobras assina convênio para construção de porto em São Gonçalo
A Petrobras assina hoje no Centro de Integração do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), um protocolo de intenções com a Prefeitura de São Gonçalo para desenvolvimento do Projeto Porto Praia da Beira que visa a construção de um porto na região. A cerimônia contará com a presença do governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral, da prefeita de São Gonçalo, Aparecida Panisset; do diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, e do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno.
O Convênio de Cooperação que será assinado tem o objetivo de implantar infraestrutura(dragagem, píer e seu retroporto, além de via de acesso) necessária para o transporte de equipamentos especiais para o Comperj. O Projeto Porto Praia da Beira visa aproveitar a infraestrutura a ser construída no local pela estatal para atrair novos investimentos para a indústria naval na região de São Gonçalo, com a construção de pequenas embarcações e módulos de plataformas.
Nicomex
Encomendas voltam ao ritmo normal
As encomendas para novos porta-contêineres - que declinaram 21% em relação ao ano anterior - estão retornando a níveis normais neste ano, de acordo com relatório da BIMCO, associação independente ligada ao setor marítimo.
Segundo o estudo, o baixo nível de pedidos fez a relação entre a carteira de encomendas e a frota cair para 28%, percentual que era o valor médio até a explosão de encomendas observada ao final de 2003. A relação encomendas/fota alcançou o nível mais alto em novembro de 2007, em 61%. "O fato desta relação agora estar normalizada indica que os armadores podem considerar novamente efetuar encomendas, se possível em um ritmo moderado", afirmou a BIMCO.
O cuidado para a aquisição de novas embarcações, segundo a associação, deve ser levado em conta pelo excesso de capacidade causado pelas novas entregas nos últimos anos, aliado ao arrefecimento da demanda resultante da crise global. O equilíbrio foi atingido com a implantação do slow-steaming e deixando parte da frota ociosa, "mas a tonelagem permanece abundante", diz o relatório.
A BIMCO espera que 1,6 milhão de Teus (medida equivalente a um contêiner de 20 pés) em capacidade seja adicionado em 2011, o que é considerado um ritmo normal de encomendas, com os armadores antecipando uma retomada do consumo nos EUA e Europa que impulsione a demanda por espaço em embarcações.
Guia Marítimo
Tarifas aeroportuárias no Brasil subirão 5,2%
Valores passam a valer a partir de 14 de março e são os máximos que podem ser cobrados
Agência Estado
Comunicar errosRSSImprimirEnviar por emailReceba notícias pelo celularReceba boletinsAumentar letraDiminuir letraA Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou no Diário Oficial desta segunda-feira os novos valores teto das tarifas aeroportuárias domésticas de embarque, pouso e permanência nos aeroportos brasileiros. Os valores foram reajustados em 5,2% e passam a valer a partir de 14 de março.
Esses são os valores máximos que podem ser cobrados, porque, de acordo com resolução divulgada pela Anac na semana passada, em 26 de janeiro, cada aeroporto poderá conceder descontos ilimitados no valor das tarifas. Dessa forma, os administradores aeroportuários podem incentivar voos em horários ociosos e reduzi-los em horários de pico - nos horários de pico, as tarifas teto podem ser acrescidas em até 20%.
O objetivo, de acordo com a Anac, é "motivar o melhor uso da infraestrutura do aeroporto ao longo do dia". A resolução determina, porém, que "a majoração no teto da tarifa em algum período deverá ser obrigatoriamente compensada por descontos em outros períodos, desde que, ao final de um ano, o valor médio arrecadado com essas tarifas não ultrapasse o limite estabelecido".
Os reajustes dessas tarifas serão feitos anualmente de acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), deflacionado por um Fator-X de produtividade esperada do setor. Também será feita uma revisão a cada cinco anos com base na análise de custos e receitas das operações dos aeroportos.
O reajuste das tarifas levará em conta o desempenho dos aeroportos, baseado no alcance de metas de eficiência estabelecidas pela Anac e o nível de qualidade de serviço oferecido às companhias aéreas e aos passageiros. Essas metas são calculadas em termos de redução do custo do aeroporto por passageiros e cargas transportados.
http://www.gazetadopovo.com.br/economia/
Nenhum comentário:
Postar um comentário