LEGISLAÇÃO

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

CLASSIFICAÇÃO DE MERCADORIAS - 22/02/2011

SOBRE A CLASSIFICAÇÃO DOS ROLAMENTOS
Os rolamentos de esfera, roletes ou de agulhas são facilmente classificados na Nomenclatura Comum do Mercosul, haja vista que têm prerrogativa toda especial do Sistema Harmonizado, qual seja, dispõem de uma posição própria (posição 8482).

Até aí tudo bem, pois nenhum classificador tem dificuldade em achar essa posição. Entretanto, a coisa começa a complicar quando a posição de desdobra em três distintos tipos de rolamentos, isto é:

- Rolamento de esferas (são os mais comuns e, por isso, os mais comercializados);

- Rolamentos de roletes (nos formatos: cônicos; tonel; agulha; cilíndrico);

- Rolamentos de outros tipos, incluídos os combinados.

Mal ou bem sempre é possível ver esses tipos de rolamentos na internet (eu sugiro o site: http://ciencia.hsw.uol.com.br/rolamentos3.htm, onde alguns desses tipos tipos são mostrados).

A coisa começa a complicar quando, depois de identificado o tipo de rolamento, vem a pergunta: ele é de carga radial ou axial? Aí a coisa pega e, em regra, o classificador sai buscando ajuda até mesmo junto ao bispo.

Para resolver a questão da carga, se radial ou axial, sem que seja necessário mergulhar, ainda que um pouco, na Engenharia Mecânica, coloque em mente as dicas:

- Os rolamentos de carga radial são aqueles que suportam esforços na direção dos seus raios (se você olhar para o rolamento, colocado sobre uma folha de papel, pense que radial é qualquer reta que sai do cento do rolamento e vai em direção as suas bordas). Esses rolamentos são aqueles que suportam cargas devidas a eixos e polias;

- Já os rolamentos de carga axial são aqueles em que a carga é perpendicular ao plano do rolamento (novamente, colocando o rolamento sobre uma folha de papel imagine a ponta de um lápis colocada no centro do rolamento; esse lápis representa uma carga axial). Um bom exemplo de rolamento axial é o que se encontra em banquetas de bar, que são capazes de girar; o peso de quem senta sobre essa banqueta é uma carga axial.

Espero que essas dicas ajudem os classificadores a classificar, melhor e de modo mais fácil, os diversos tipos de rolamentos.

Caso você queira mais informações sobre rolamentos eu recomendo o excelente site da SKF, um gigante mundial na fabricação de rolamentos: http://www.skf.com/portal/skf_br/home.
Cesar Olivier Dalston, www.daclam.com.br. / Fontes: NCM; http://www.hsw.uol.com.br/.

Nenhum comentário: