LEGISLAÇÃO

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Agroindústria cresceu 4,7% em todo o país

Depois da queda de 4,8% registrada em 2009, a produção da agroindústria brasileira cresceu 4,7% no ano passado. Os números foram divulgados ontem pe­­lo Instituto Brasileiro de Geogra­­fia e Estatística (IBGE) e representam a maior alta desde 2007, quando o segmento cresceu 5%. Os setores associados à agricultura, que têm maior peso na agroindústria, tiveram crescimento de 4,7%. A atividade pecuária aumentou 1,8%. O ramo de inseticidas, herbicidas e outros defensivos para uso agropecuário cresceu 14,6% e o segmento de madeira, 25,2%.
O setor de produtos industriais derivados da agricultura cresceu 3,6%, com resultados positivos em seis dos oito subsetores pesquisados. Os derivados da cana-de-açúcar avançaram 8,1%, por causa da maior produção de açúcar cristal (11,5%), im­­pulsionada pelas exportações, e de álcool (4,2%), fruto da expansão da frota de veículos bicombustíveis. Também houve au­­men­­to nos derivados da soja (10,7%), do trigo (2,6%) e do milho (1,0%), puxados pelo crescimento da safra, além da laranja (10,0%) e da celulose (2,0%).

Destaque - No Paraná, um dos destaques foi a produção de carne de frango, em grande parte voltada à exportação. De acordo com o Sindicato das Indústrias de Produtos Aví­­colas do Paraná (Sindiavipar), as vendas ao exterior cresceram 5% no ano passado, passando de 954 mil toneladas para cerca de 1 milhão de toneladas, com faturamento de US$ 1,69 bilhão. A produção paranaense representou, em 2010, 28,5% de tudo o que foi produzido no país.
Ícaro Fiechter, diretor-executivo do Sindiavipar, diz que a diversificação na produção, para atender às exigências dos diferentes mercados, é que está im­­pulsionando as vendas ao exterior. “As empresas se organizaram para produzir aquilo que o mercado quer, apresentando um produto e qualidade, sanidade e carne com alto valor nutritivo”, afirma.

Arábia Saudita, Japão, Hong Kong e Emirados Árabes são os principais parceiros comerciais da avicultura brasileira.
Em todo o estado, os cerca de 15 mil avicultores produziram, no ano passado, 1,32 bilhão de cabeças de frango. O avicultor José Rigo, de Céu Azul (Oeste do estado), há 16 anos trabalha com aviários e diz que nos últimos anos a rentabilidade da produção melhorou. Por ano, ele produz 190 mil frangos. “É uma renda que você tem garantida, e os preços estão melhorando”, diz.
Neucimar Zanetti, produtor de Cascavel, também na região Oeste, destaca que a atividade requer dedicação praticamente 24 horas por dia e que os investimentos são altos, mas, no fim, os resultados compensam. “Quan­­to mais você produzir, mais vai ganhar”, diz o produtor, integrado à Coopavel Cooperativa Agro­­industrial há 15 anos.
Gazeta do Povo - PR

 

Nenhum comentário: