LEGISLAÇÃO

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

PORTOS E LOGISTICA - 15/02/2011

Transporte e burocracia são alguns entraves
Apesar das amplas oportunidades de negócios entre os países, as exportações esbarram em alguns entraves. Segundo o pesquisador João Bosco Monte, as dificuldades de transporte e a burocracia são os principais problemas.
Monte explicou que a malha de transporte é muito deficitária. Ele destacou que embora alguns países africanos, como Cabo Verde, estejam mais próximos, é mais fácil exportar para a China. Segundo ele, há rotas marítimas com frequência para o país asiático.
A burocracia para se fazer negócios com países como a Angola pode ser outro fator de impedimento, embora o estudo ainda não seja conclusivo nesse ponto. “Até o presente momento identificamos que enquanto o estado brasileiro é moderno do ponto de vista da implementação de práticas de protocolos comerciais, Angola ainda não é”, completou.
O pesquisador sugeriu também que os empresários devem considerar o estado de recessão que também atingiu os países africanos e que pode fazer com que eles tenham mais cuidado na hora de comprar.
Para vencer esses entraves, segundo o professor, é necessário que os empresários saibam dialogar com os países e compreender suas necessidades de comercialização. “Temos que entender como tirar proveito dessa situação”, analisou o professor Monte.
O Povo - CE


Porto de Itajaí - Movimentação tem alta de 33% em janeiro
Volume superou o resultado correspondente de 2010.

O Porto de Itajaí registrou 33% de incremento nas movimentações de janeiro deste ano, em comparação ao mesmo intervalo do exercício anterior. Foram 78,7 mil Teus (medida equivalente a um contêiner de 20 pés) escoados no mês, ante 59,3 mil Teus movimentados em janeiro de 2010.
Do montante de cargas conteinerizadas operadas pelo complexo em janeiro, teve destaque o volume de importações com 17,2 mil recipientes cheios e 4,74 mil unidades vazias movimentadas. Entre as exportações, foram 13,64 mil unidades cheias e 12,86 mil contêineres vazios.

O número de atracações do mês de janeiro também apresentou crescimento, totalizando 114 escalas efetuadas, contra 97 escalas no mês equivalente do ano anterior. 42 das escalas referentes a navios full container foram realizadas no APM Terminals Itajaí, enquanto a Portonave S/A - Terminais Portuários Navegantes recebeu 54 das atracações.
"Acreditamos que a meta que estipulamos para este ano seja facilmente alcançada, pois estaremos operando com quatro berços de atracação no Porto de Itajaí, ao contrário do ano passado, que tivemos restrições operacionais, além de mais toda a infraestrutura dos demais terminais privativos que formam o nosso Complexo", afirma o superintendente do Porto de Itajaí, Antônio Ayres dos Santos Júnior, em relação à projeção de 1,1 milhão de Teus aguardada para 2011 - antecipando uma expansão de 15% sobre o resultado do exercício anterior.
Guia Marítimo



Itajaí vai investir R$ 2 milhões para dobrar tamanho do píer turístico
Há uma década, Itajaí passou a receber não apenas grandes navios carregados de mercadorias, mas também transatlânticos repletos de turistas. O pier turístico inaugurado em 2000 recebeu um cruzeiro na temporada 2001/2002. Contando com a temporada atual, Itajaí terá chegado à marca de 180 escalas de transatlânticos.

Após o investimento inicial de R$ 2,5 milhões na construção de um píer turístico, o Porto de Itajaí, que administra a estrutura de atracação dos transatlânticos, investiu outros R$ 700 mil na obra de ampliação e melhoria do local. Assim que a temporada atual terminar, outros R$ 2 milhões serão investidos para a ampliação do píer.
– Com esta obra, teremos o dobro da estrutura atual. A área que será construída garantirá uma qualidade melhor para o embarque e desembarque dos passageiros, um projeto que atende a solicitação dos armadores e da Receita Federal – garante André Pimentel, diretor técnico do Porto de Itajaí.
A obra deve começar em maio e, segundo Pimentel, ficará pronta até a próxima temporada.
Portos e Navios



Contêineres - Recuperação do setor beneficia Textainer
A Textainer - maior companhia global no segmento de leasing de contêineres - creditou o positivo desempenho financeiro do último ano à recuperação no segmento de transporte de recipientes, e pretende continuar investindo em sua frota própria para 2011.
"Durante 2010, expandimos consideravelmente nossa frota através da aquisição de 214 mil Teus (medida equivalente a um contêiner de 20 pés) em novas unidades, o que contribuiu para a elevação de 27,2% na receita total e um aumento de 32,3% no lucro líquido, em comparação ao ano anterior", disse o presidente e executivo-chefe da empresa, John Maccarone.
Para o executivo, os resultados também foram beneficiados por uma escassez global de recipientes, que resultou em taxas de utilização mais altas do que o normal no decorrer de 2010. A companhia continuará investindo na ampliação da frota neste ano, a fim de incrementar a proporção de contêineres próprios, que garantem um retorno maior do que os recipientes afretados.
A receita da Textainer passou de US$ 239 milhões em 2009 para US$ 303,0 milhões em 2010, enquando o Ebitda (lucros sobre juros, taxas e amortização) do exercício anterior foi de UA$ 219 milhões, comparado a US$ 168,7 milhões em 2009. A empresa também contabilizou alta de 8,2% no índice do utilização dos recipientes e um ganho de US$ 15,3 milhões nas vendas de contêineres.
Guia Marítimo

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