LEGISLAÇÃO

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Secretário-executivo da Camex apresenta estratégias para manter competitividade das exportações
Salvador-BA (4 de agosto) – O secretário-executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Emilio Garofalo Filho, abriu o segundo e último dia do Encomex Salvador com a palestra 'É possível exportar a qualquer câmbio?'.

Para mostrar que o bom desempenho nas vendas externas não depende apenas do valor do real ou do dólar, o secretário apresentou casos concretos de nove empresas que registraram aumento nas exportações no primeiro semestre de 2011.
Em um dos casos, apesar do real valorizado em relação ao dólar, o faturamento de 2011 chegou a dobrar em comparação ao mesmo período de 2010. Nos outros exemplos, o valor vendido para o exterior foi de 8% a 45% maior que no primeiro semestre do ano passado.

O secretário deu destaque às diferentes estratégias utilizadas pelos empresários que continuam competitivos no mercado internacional. Entre os comportamentos adotados estão a redução de custos, a diminuição da margem de lucro, o lançamento de novos modelos e marcas, a aposta na qualidade – levando para o exterior produtos da linha premium –, a participação em feiras internacionais, e os investimento em eficiência logística, entre outros.

Garofalo também destacou o crescimento geral das exportações brasileiras em 2011. “Em sete meses, estamos conseguindo exportar mais do que em todo ano de 2006”, disse, referindo-se à marca atingida no final de julho deste ano, quando as exportações brasileiras somaram US$ 138,7 bilhões no acumulado anual.

Ao final, o palestrante disse que as dificuldades com o câmbio enfrentadas pelos exportadores são uma oportunidade de chamar a atenção para problemas relacionados ao chamado “custo Brasil”, de ordem trabalhista, tributária e de infraestrutura. O secretário lembrou aos presentes que o Plano Brasil Maior, lançado esta semana, veio para ajudar a melhorar as vendas dos produtos brasileiros no mercado externo.

O Plano Brasil Maior é a nova política industrial, tecnológica, de serviços e de comércio exterior, que tem o objetivo de aumentar da competitividade dos produtos nacionais a partir do incentivo à inovação e à agregação de valor. Para isso, foram traçadas dez metas a serem atingidas até 2014 com medidas de estímulo ao investimento e à inovação, ao comércio exterior e à defesa da indústria e do mercado interno.

Para saber mais sobre o Encomex Empresarial, acesse: http://www.encomex.mdic.gov.br/
Assessoria de Comunicação Social do MDIC

 

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