LEGISLAÇÃO

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

ECONOMIA

Sem crise
O pânico geral que atingiu o mundo - na segunda-feira, resultado do rebaixamento do rating dos Estados Unidos, de "AAA" para "AA+", com perspectiva de queda, pela agência de classificação de riscos Standard & Poor's, não assusta o agronegócio brasileiro.

Nem mesmo as tradings se mostram apreensivas com o desenrolar dos efeitos pós-downrating.

O setor prevê uma receita de US$ 86 bilhões das exportações durante este ano e um superávit recorde, projeção que para alguns é até mesmo conservadora. As razões para a manutenção do otimismo estão no aumento constante da demanda por alimentos, o que tem provocado elevação dos preços das commodities agrícolas.

No pior dos quadros, segundo o setor, a pressão sobre o valor dos produtos agropecuários pode arrefecer por conta de um crescimento menor do interesse por esses produtos.
Especialistas e tradings acreditam que nem mesmo esse movimento de queda dos preços das commodities agrícolas se sustenta. Desde o ano passado os alimentos têm-se valorizado no mercado internacional.

Países como a França já fizeram movimentos para tentar conter essa tendência, mas sem sucesso. Já nos últimos dias, até por conta da perspectiva de uma nova crise mundial, os preços começaram a cair, mas num ritmo bem mais lento do que se poderia supor.
O motivo é simples: a população global tem aumentado, e muitos países -como Índia, China, Rússia e até mesmo a África do Sul- registram elevação do poder aquisitivo da população, o que se reverte em melhor alimentação.

Esse círculo virtuoso provoca aumento de demanda e a consequente pressão sobre os preços dos produtos agropecuários. Não existe possibilidade de haver queda da procura mundial por alimentos. A própria crise financeira na Europa tem mostrado isso.

Mas os problemas podem interromper um processo que interessa muito ao Brasil: o fim dos subsídios e do protecionismo de vários países ao setor agropecuário.

Embora essa discussão seja mais política do que econômica, dificuldades financeiras geradas por queda de receita podem levar os governos a recuar na análise de projetos de políticas públicas de eliminação dessas vantagens para seus produtores.
DCI - SP



Maior resistência não significa imunidade à crise
O governo brasileiro tem dito e reiterado que o país está preparado para enfrentar os efeitos da crise na Europa, nos Estados Unidos e no Japão, cujo maior prejuízo pode ser patrocinar uma recessão global.

Estar preparado, porém, não significa estar imune aos danos colaterais de uma desaceleração forte ou recessão nas economias centrais. Se a crise se aprofundar e se alongar, como tudo indica, o Brasil pagará com menos crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Os analistas já projetam taxas mais modestas de crescimento para este e para o próximo ano, algo na casa dos 3%, abaixo dos 4% a 4,5% que o governo desejava.

Hoje o país está com os indicadores econômicos e de solvência bem mais fortes do que em 2008, quando a primeira crise global do século abalou as economias maduras. Com reservas cambiais próximas a US$ 350 bilhões, bem superiores aos US$ 198,8 bilhões de 2008, o país tem um seguro para fazer frente a eventual escassez de recursos externos.
Os compulsórios dos bancos no Banco Central (BC) somam R$ 420 bilhões. Em 2008, eram de R$ 258 bilhões e foram um poderoso instrumento para dar liquidez aos bancos pequenos e para fornecer crédito à economia, que ainda assim sofreu com uma recessão.

As contas públicas continuam sólidas. O superávit primário consolidado atingiu R$ 78,2 bilhões (3,99% do PIB) no primeiro semestre e, no acumulado de doze meses até junho alcançou 3,54% do PIB. As receitas extras do governo federal surpreendem - em julho somaram R$ 7,5 bilhões - e a determinação da presidente Dilma Rousseff é que não se gastem esses recursos. Em dois meses, a arrecadação extra (superior às expectativas otimistas) já totaliza R$ 14 bilhões e isso pode reforçar o superávit primário, cuja meta é de 2,9% do PIB.

Ao contrário do passado não muito distante, hoje o país não tem risco de solvência - o mais grave problema das economias desenvolvidas, que abalou a confiança dos mercados e gerou pânico nos últimos dias. A dívida líquida do setor público corresponde a 39,7% do PIB, conforme dados de junho. A dívida bruta é de 56% do PIB, muito aquém dos cerca de 220% do PIB no Japão, dos quase 100% nos Estados Unidos e de 120% na Itália, por exemplo.

O Brasil, assim, pode se gabar de uma situação econômica mais sólida e de ter até algumas gorduras para queimar, se for necessário. A principal gordura é a taxa básica de juros de 12,5% ao ano e isso está contemplado na última ata do Comitê de Política Monetária (Copom).
Foi principalmente pela possibilidade de deterioração do cenário internacional que o Copom subtraiu da ata publicada no dia 28 de julho a referência a um ciclo de aperto monetário "suficientemente prolongado" e o substituiu por um aumento de 0,25 ponto percentual da taxa Selic "neste momento".
Deixou, portanto, a porta aberta para mais um aumento de juros em 31 de agosto, na próxima reunião do comitê, ou, o que é mais provável, para interromper as elevações e, no futuro, derrubar a Selic caso seja preciso, conforme os efeitos da crise internacional sobre a economia doméstica e a inflação.

Tal como em 2008, a inflação ainda é um problema a ser administrado. Os últimos dados da pesquisa Focus do Banco Central apontam para uma expectativa de inflação de 6,28% este ano e de 5,27% em 2012, acima, portanto, do centro da meta de 4,5%. Também em agosto de 2008, um mês antes da quebra do Lehman Brothers, as expectativas do mercado eram de 6,45% para o IPCA do ano e de 5% para o período seguinte, 2009.

O país, portanto, continua suscetível a pressões inflacionárias que podem ser mitigadas pela queda das commodities. Se a queda das commodities pode contribuir com o controle dos preços, ela traria prejuízos para as contas externas, já que uma desaceleração das economias centrais tende a reduzir a demanda por esses produtos, representando perda para as exportações.

Em 2008 o país tinha déficit em transações correntes equivalente a 1,71% do PIB. Hoje ele é de 2,18% do PIB, facilmente financiável pelos investimentos diretos estrangeiros que, num agravamento das condições internacionais, pode arrefecer.

Mesmo em melhor situação, o Brasil não passará incólume por uma crise de dívida nas economias maduras. Quando devastou os países em desenvolvimento, nos anos 80, a crise da dívida demorou anos para ser entendida e solucionada. E só o foi após desconto e reestruturação dos débitos.
Valor Econômico

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