LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

CLASSIFICAÇÃO DE MERCADORIAS - 19/08/2011

CLASSIFICAÇÃO DOS CONVERSORES ROTATIVOS ELÉTRICOS

Nós já sabemos o que é um grupo eletrogêneo (lembre-se que esta expressão é aplicada à combinação de um gerador elétrico com uma máquina motriz, que não seja um motor elétrico, como por exemplo: turbina hidráulica, turbina a vapor, roda eólica, máquina a vapor, motor de ignição por centelha, motor diesel, etc.).

Pois bem. E no caso do gerador elétrico estar combinado com um motor elétrico? Como essa combinação não é um grupo eletrogêneo, então a pergunta é imediata, ou seja, o que é isso?

As combinações que resultam da associação de um gerador elétrico e de uma máquina motriz de motor elétrico são chamadas de conversores rotativos elétricos.

Os elementos desses conversores podem ser montados de modo solidário em uma base, armação ou suporte comum (são comercialmente denominados de grupos conversores) ou simplesmente ligados por meio de dispositivos apropriados.

Os conversores elétricos rotativos são utilizados para transformar a natureza da corrente, isto é, por exemplo, a conversão de corrente alternada em corrente contínua ou vice-versa ou ainda para modificar algumas características da corrente, tais como potência, frequência ou fase da corrente alternada (por exemplo, levar a frequência de 50 a 200 ciclos ou transformar uma corrente monofásica em trifásica).

Alguns conversores são denominados comercialmente, às vezes, de transformadores rotativos.

Os conversores elétricos se classificam na subposição 8502.40 do Sistema Harmonizado e, na Nomenclatura Comum do Mercosul, conforme seja de frequência, no código 8502.40.10, ou de qualquer outro tipo, no código 8502.40.90.
Cesar Olivier Dalston, www.daclam.com.br. Fonte: NESH com adaptações.

Nenhum comentário: