LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

PORTOS E LOGÍSTICA - 31/08/2011

Paranaguá escoa soja paraguaia após 8 anos

Carga sai do Paraná com destino a porto de Israel.

Pela primeira vez em oito anos, um navio com 20 mil toneladas de soja paraguaia está atracado no Porto de Paranaguá, esperando para embarcar para Israel. O porto paranaense havia interrompido o escoamento de grãos do país vizinho por causa de barreiras impostas aos exportadores do Paraguai e também de políticas públicas que dificultavam os negócios.

O navio, Angelo Della Gatta Uno, levará 48 mil toneladas do grão, das quais 20 mil são do Paraguai. O governador do Paraná Beto Richa afirma que "a retomada das exportações de soja paraguaia pelo Porto de Paranaguá marca as mudanças estabelecidas no porto paranaense". Ele ressalta uma política com mais diálogo, profissionalismo e vantagens para atrair clientes e movimentar a economia do estado.

O Porto de Paranaguá exportou, de janeiro até o momento, 5,27 milhões de toneladas de soja, quantidade 9% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. O aumento registrado é de 2% em relação a 2010, levando em conta a exportação de todos os granéis sólidos, o que totaliza 12,63 milhões de toneladas de produtos.

"Todo o trabalho que temos realizado à frente da administração dos portos de Paranaguá e Antonina é focado na busca pelo aumento da movimentação e eficiência dos nossos terminais", disse o superintendente da Appa, Airton Vidal Maron. Segundo ele, os números mostram que os portos estão atingindo este objetivo.

Desde o início do ano, o Governo do Paraná está tentando trazer de volta a carga de soja do Paraguai. A proibição do escoamento de soja transgênica pelo Porto fez com que os exportadores paraguaios parassem de usar o Porto de Paranaguá. Anteriormente, o país tinha nesse porto quase que a alternativa exclusiva de escoamento da safra, porém, em oito anos ele desenvolveu diversos mecanismos para exportar seus produtos, passando de um para oito portos fluviais neste período.

Na primeira semana de setembro deve ocorrer o próximo embarque de soja paraguaia pelo Porto de Paranaguá. A expectativa é de que, até o fim do ano, o Porto escoe 100 mil toneladas de soja do país vizinho. Além disso, nos próximos anos, estima-se que seja possível exportar pelo porto até um milhão de toneladas do grão.
Guia Marítimo




Porto de Cabedelo cresce 18,32% e bate recorde histórico de movimentação de cargas
O Porto de Cabedelo está encerrando o mês de agosto com 206.585 toneladas de carga movimentada. Esse número representa a maior movimentação de carga de todos os tempos, desde a inauguração do Porto, em 1935. O dado demonstra um incremento de 18,32% em relação ao mesmo período do ano passado, quando a movimentação de carga foi 174.601 toneladas, conforme o presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Holmes Jácome. Segundo ele, esses resultados superam, inclusive, a maior movimentação de carga que havia acontecido em maio de 2011, que foi de 185.530 toneladas.

Já para o mês de setembro, a expectativa é de que o Porto de Cabedelo atinja a mesma movimentação registrada durante todo o ano de 2010, que foi de 1.371.481 toneladas. “Até o final do ano, esse número deve ser superado em pelo menos 350 mil toneladas”, informou Wilbur, salientando que o constante aumento na movimentação de carga vai exigir a reforma e expansão da estrutura portuária paraibana. Ele lembrou que o governador Ricardo Coutinho já entregou os projetos de expansão à Secretaria dos Portos, órgão ligado à Presidência da República.
Segundo o presidente da Companhia Docas, o incremento da movimentação se deve especialmente à indústria da construção civil, principalmente no transporte de insumos de cimento, e ao transporte de trigo, que representa uma média de dez mil toneladas/mês. “Extraordinariamente, em agosto foram movimentadas 30 mil toneladas de trigo”, observou Jácome, citando ainda o incremento da exportação do minério ilmenita para a China, e ainda a movimentação de combustíveis, como álcool, gasolina e diesel.

Ele também credita esse aumento ao aquecimento da economia, em nível nacional, e o consequente aumento do número de veículos automotores em circulação. “A Paraíba também vive esse aquecimento, e o Governo do Estado está preocupado em otimizar tanto a infraestrutura portuária quanto a infraestrutura rodoviária”, enfatizou.
Portos e Navios



Cumbica ganha novo terminal de embarque na quinta-feira

O aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos (Grande SP), ganhará a partir de quinta-feira um novo terminal de embarque.

Com 1.200 m², ampliará de 24,9 milhões para 25,9 milhões a capacidade anual do aeroporto. Mas é aquém da demanda: em 2010, Cumbica recebeu 26,5 milhões de pessoas. Aberto com atraso de um mês, o acesso fica fora dos dois terminais, na área conhecida como "remota", perto do embarque e desembarque da Avianca (domésticos) e da Webjet.

Os usuários serão levados até lá de ônibus, a partir dos terminais. O local tem monitores de TV, bancos, ar condicionado, lanchonete, banheiros e seis portões de embarque. A Infraero (estatal que administra os aeroportos) investiu R$ 2,8 milhões, parte do pacote para a Copa de 2014. Trata-se de estrutura pré-moldada, batizada no setor de "puxadinho", apelido que o governo rejeita.

É um "Módulo Operacional", diz a estatal. Na semana passada, a Infraero inaugurou módulo semelhante em Viracopos. Para Ronaldo Jenkins, diretor do Snea (sindicato das empresas aéreas), o novo acesso é paliativo.
Folha de São Paulo





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