LEGISLAÇÃO

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

PORTOS E LOGÍSTICA - 15/08/2011

Porto instala máquinas para esterilização de resíduos sólidos
O Porto do Rio Grande realizou, no último mês, a instalação de duas máquinas Autoclave Horizontal para esterilização de resíduos sólidos. Após a instalação e o treinamento dos funcionários, os equipamentos, com capacidade de 340 litros, já podem ser utilizados para descontaminação e desinfecção do lixo de embarcações que tenham a bordo tripulantes com suspeita de contaminação.

Com sistema de fechamento prático e seguro, este tipo de equipamento funciona através de alta temperatura de vapor, liberando, após todo processo, os materiais restantes esterilizados. O equipamento é fabricado seguindo todas as normas da ABNT e da NR-13 do Ministério do Trabalho. A aquisição do equipamento segue também as exigências da ANVISA para atracação de navios.

“Essas máquinas serão usadas em caso de suspeita de contaminação, mas torcemos para que isso nunca seja necessário”, destacou a chefe da Divisão de Meio Ambiente, Saúde e Segurança, Margareth Badejo dos Santos. Os equipamentos foram adquiridos pela Secretaria de Portos que servirão para o Programa Nacional de Combate à Influenza e para a adequação dos portos ao Código Sanitário Internacional.

O Superintendente do Porto, Dirceu Lopes, destacou a importância de prevenir uma contaminação tendo como acesso o Porto do Rio Grande. “É fundamental que possamos garantir a preparação para enfrentar eventuais problemas que coloquem em risco a saúde dos envolvidos na atividade portuária”.
A Tribuna



ALL tem interesse em realizar transporte de cargas em Cachoeira (RS)
A Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento, fará um levantamento do potencial de cargas, que poderá ser transportado por ferrovia. A decisão foi tomada na reunião realizada nesta quinta-feira (11), no Hamburgo Hotel, entre o gerente comercial para o Rio Grande do Sul da América Latina Logística (ALL).

Guilherme Moure, e um grupo de empresários de Cachoeira e da região metropolitana de Porto Alegre. O encontro, coordenado pelo secretário Ronaldo Tonet, teve por objetivo debater com a ALL a viabilidade de utilizar a rede férrea e o ramal ferroviário que faz ligação com a Granol.

Uma nova reunião deverá ser marcada, assim que o levantamento esteja concluído. O estudo deverá apresentar o tipo de carga, a frequência e o destino. O gerente comercial da ALL disse que a empresa tem interesse em realizar o transporte, com base em Cachoeira, mas alertou que não opera com terminal de embarque e desembarque. “Este serviço tem que ser terceirizado”, disse ele. Além disso, destacou que deverá ser resolvida a questão de excesso de carga no porto de Rio Grande.

Guilherme Moure, acompanhado do vice-prefeito Ronaldo Trojahn e do secretário Ronaldo Tonet, visitou o terminal ferroviário existente junto à Granol. Para o secretário, o encontro foi positivo pela manifestação de interesse entre as partes. “Colocamos à disposição dos empresários mais uma alternativa de transporte e numa nova rodada de negociação poderemos, quem sabe, definir os detalhes de custo/quantidade para utilização da ferrovia”, observou Tonet.
Portos e Navios

 


Aquaviários pedem adiamento do Porto sem Papel em dois terminais
Com previsão para operar em dois terminais portuários nos próximos dias - Rio de Janeiro (RJ) na segunda-feira (15) da próxima semana e Vitória (ES) no início de setembro -, o funcionamento do projeto Porto sem Papel recebeu um pedido de adiamento nesta quarta-feira (10). Reunidos na sede da Confederação Nacional do Transporte (CNT), representantes do setor aquaviário apresentaram o pleito à Secretaria de Portos (SEP).

A reivindicação partiu do presidente da Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima (Fenamar), Glen Gordon Findlay. Ele elogiou o projeto, mas afirmou que ainda é preciso trabalhar de forma híbrida, ou seja, com o preenchimento automático das informações, como prevê o Porto sem Papel, e, no caso de imprevistos, com o sistema manual, como ainda ocorre na maioria dos terminais.

“O Porto sem Papel é um trabalho excepcional, mas o sistema híbrido precisa funcionar porque, se ocorre algum problema na via eletrônica, os navios não podem atracar”, afirmou Gordon. Segundo ele, há a necessidade de um período maior de adaptação porque o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), desenvolvedor da ferramenta, ainda avalia as melhorias que precisam ser feitas no Porto de Santos, onde o sistema vigora desde 1º de agosto.
“Vai haver uma pressão desnecessária ao Serpro. O importante é concluir os primeiros ajustes, corrigi-los, antes de expandir o projeto para outros portos”, falou Gordon, que também é presidente da Seção de Transporte Aquaviário da CNT. No Porto de Santos, por exemplo, dos 200 navios atracados desde o início do mês, segundo a Fenamar, seis enfrentaram problemas para se adaptar à nova ferramenta.

O secretário executivo da SEP, Mario Lima, adiantou que as datas para implantação do projeto no Rio de Janeiro e em Vitória serão mantidas. “O lançamento e a solução dos problemas serão simultâneos. Nós vamos cumprir os prazos e os usuários podem ficar tranquilos porque teremos um projeto absolutamente bem instalado”, prometeu.
Diante da negativa ao pedido, o dirigente da Fenamar disse que espera, ao menos, que o antigo sistema, operado com preenchimento manual dos documentos, seja aceito temporariamente pelas autoridades portuárias, até o funcionamento em perfeitas condições do Porto sem Papel.
Transbordo de cargas

O diretor executivo da Federação Nacional das Empresas de Navegação Marítima, Fluvial, Lacustre e de Tráfego Portuário (Fenavega), Marcos Soares, falou sobre uma resolução da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) que exige a localização das estações de transbordo de cargas em área externa ao terminal portuário.

Mas ele destacou que alguns terminais não dispõem de espaço livre e enfrentam dificuldades para cumprir a norma - um dos casos mais críticos acontece no porto de Belém. O representante da Antaq, Alex Oliva, disse que a solução para o problema vai depender de um entendimento entre três entes: a própria Antaq, a SEP e o Ministério dos Transportes.
Portal Naval




Itajaí se insere definitivamente no mercado do petróleo e do gás
Para o Prefeito Jandir Bellini, as notícias trazidas pelo representante da Petrobras no evento são a certeza de que o Equipaindustria vem em boa hora.

Em dois anos de atividades, a Unidade de Exploração Sul da Petrobras, sediada em Itajaí, já supera toda a produção do norte e do nordeste do Brasil. E ela integra um plano de investimento da Petrobras na ordem de U$ 224 bilhões entre este ano e 2015, o que representa o maior investimento mundial no setor.

Estas informações foram apresentadas pelo representante da Unidade de Exploração Sul da Petrobras, Edson Machado, na tarde desta terça-feira, no Centreventos, durante a abertura da segunda edição do Equipaindustria Itajaí, Evento Multissetorial do Petróleo e Gás.

Para o Prefeito Jandir Bellini, as notícias trazidas pelo representante da Petrobras no evento são a certeza de que o Equipaindustria vem em boa hora. “Itajaí se sente honrada em receber a segunda edição deste grande evento e assim, se insere neste novo contexto da economia nacional, que é a indústria do petróleo e do gás.” Segundo o Prefeito, “precisamos estar preparados para este ‘pool’ de empresas que virão para Itajaí nos próximos anos. Os anúncios da Petrobras são a certeza de que estamos no caminho certo e esta segunda edição do Equipaindustria nos dá a certeza de que o futuro está aqui”.
A abertura do Equipaindustria Itajaí 2011 reuniu autoridades municipais e regionais, empresários e representantes de diversas áreas ligadas à cadeia produtiva e do petróleo e do gás. O evento segue até sexta-feira (12) no Centreventos e tem a expectativa de reunir um público visitante de cerca de oito mil pessoas.
De acordo com o presidente do Instituto de Tecnologia Aplicada a Energia e Sustentabilidade Socioambiental (Itaesa), organizador do evento, Pedro Thadeu Silva, a segunda edição do evento representa uma resposta às oportunidades geradas no mercado do petróleo e gás com a advinda do pré-sal.

“E Itajaí e região respondem de forma significativa ao desafio de realizar esta importante atividade. Esta é a oportunidade de mostrar a pujança e a força de Itajaí no mercado da tecnologia e do gás”.
Ao discursar em nome da autoridade portuária de Itajaí, o superintendente Antônio Ayres dos Santos Júnior disse que o Porto se sente honrado em participar do evento. “Itajaí está, sem qualquer sobra de dúvida, no caminho dos negócios das empresas dos setores de petróleo e gás. O município está se preparando para esse novo desafio, bem como o nosso Complexo Portuário, que já tem plenas condições de atender às demandas relacionadas às atividades de prospecção e exploração”, afirmou o superintendente do Porto de Itajaí Antonio Ayres dos Santos Júnior.
Ayres, inclusive, será um dos painelistas do segundo dia Equipaindústria em Itajaí. O superintendente vai abordar o tema “A retomada e o fortalecimento da Indústria Naval Brasileira e a adaptação de Portos e Estaleiros para suprir a demanda offshore”.
Revista Intermarket

 

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