O QUE É SURRAGEM?
Depois da curtimenta ou do crusting, os couros são submetidos a uma série de operações destinadas a torná-los diretamente utilizáveis: a surragem. Essas operações têm por objetivo amaciar os couros e, em alguns casos, torná-los mais compactos ou ainda uniformizar sua espessura, regularizar e lustrar sua superfície, etc.
Os couros são, em geral, simultaneamente tratados com óleo, sebo, degrás, etc., para os tornar ainda mais macios ou impermeáveis.
O couro pode ser depois submetido a operações de acabamento: aplicação de uma coloração ou pigmentação superficial, granitagem ou gofragem (para imitar outras peles), encolamento, polimento do carnaz ou às vezes da flor para lhe dar o aspecto de camurça (couro aveludado ou suede), impressão, enceramento, alisamento (lustração), acetinagem, etc.
Boa semana.
Cesar Olivier Dalston, http://www.daclam.com.br/. Fonte: NESH.
O ALCANCE DO TERMO RECHEADO
Na acepção da subposição 1806.31 do Sistema Harmonizado, base da Nomenclatura Comum do Mercosul, o termo “recheado” abrange os tabletes, barras ou paus constituídos por uma parte central de composição variável (creme, açúcar caramelizado, coco desidratado, pasta de frutas, licor, marzipã, nozes, avelãs, nogado, caramelo, ou uma combinação desses produtos, por exemplo), revestida de chocolate.
Todavia, os tabletes, barras ou paus inteiramente de chocolate, mesmo contendo, por exemplo, cereais ou frutas (inteiras ou em pedaços), misturados ao chocolate, não são considerados como “recheados”.
Cesar Olivier Dalston, www.daclam.com.br. Fonte: NESH.
Nenhum comentário:
Postar um comentário