LEGISLAÇÃO

quinta-feira, 1 de abril de 2010

SISCOSERV - SISTEMA DE EXPORTAÇÃO-Novo sistema ajudará na mensuração da exportação de serviços

Novo sistema ajudará na mensuração da exportação de serviços

Em breve, o Brasil terá uma nova ferramenta a favor do comércio exterior, trata-se do Siscoserv, Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações. Por meio dele, será possível conhecer as empresas brasileiras prestadoras de serviço que atuam fora do país e os serviços que são prestados.

O secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Sérgio Lupatini Júnior, explica que o Siscoserv vai possibilitar a mensuração exata dos negócios feitos pelo setor de serviços no exterior. “Na área de moda, por exemplo, sabemos que o Brasil atua em todo o mundo e somos muito bons nisso. Mas, por enquanto, é só percepção”, disse.

Atualmente, os dados disponíveis sobre exportação de serviços seguem a padronização do Fundo Monetário Internacional, FMI, e mostram apenas o fluxo de divisas, além de não diferenciarem comércio e serviços.

“Não é uma contabilidade ideal para que possamos fazer políticas públicas para o setor, e essa área tem grande potencial para auxiliar o Brasil a alcançar novamente o equilíbrio em transações correntes, já que serviços têm valor agregado”, explicou Lupatini.

O Siscoserv já está pronto e está sendo testado por cerca de 200 empresas. O ato legal que vai efetivar o início da operação do sistema está na Casa Civil. Lupatini acredita que a ferramenta deve estar funcionando até o fim de abril.
Assessoria de Comunicação Social do MDIC

Nenhum comentário: