LEGISLAÇÃO

segunda-feira, 5 de abril de 2010

PORTOS E LOGISTICA

Caminhoneiros encerram greve e reivindicações são atendidas
Depois de 14 dias terminou nesta quinta-feira a greve dos caminhoneiros autônomos que atuam no cais santista. Representantes da categoria, da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e das transportadoras fecharam um acordo.
O movimento foi deflagrado com o propósito de fazer com que as empresas cumpram o que já haviam pactuado há quatro anos. Ou seja, a tabela contendo todo os valores e as incidências de horas extras, demais benefícios e ainda a emissão do Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA).
O fim da greve foi marcado por uma ironia. Os caminhoneiros rasparam a cabeça para mostrar, segundo eles, que já estavam carecas de tanto esperar por uma solução.
Ficou estabelecido que as empresas transportadoras vão cumprir as normas do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) e pagar à vista os fretes conforme a tabela reivindicada pela categoria. Outra conquista é a proibição dos caixeiros, que negociavam os trabalhos dos caminhoneiros. Agora os serviços dos autônomos serão registrados em termos assinados pelas partes.
Tribuna On Line


Taxas de afretamento de graneleiros caem
As taxas de afretamento de navios panamax chegaram a registrar o índice médio de US$ 29.667 dólares por dia em março. O valor, computado pelo PBE (Panamax Baltic Exchange), é o mais baixo registrado para o mês e contrasta com a média da semana passada, quando chegou a cerca de US$ 35 mil, após aumentos de quatro meses seguidos.
Segundo corretores, os preços realmente caíram com as negociações a curto prazo. Muitos armadores estão procurando contratos de cinco a sete meses, mas não há companhia disposta a se comprometer por mais tempo.
Apesar de nova queda no mercado de aluguel de panamax, as taxas para graneleiros capesize subiram pela primeira vez em duas semanas, significando um ganho de US$ 677 por dia e trazendo estabilidade ao setor. Com isso, o afretamento diário chegou a computar US$ 32.750.
Guia Marítimo


Recife ganha plano de transporte pelos rios
Três novas rotas de transporte de passageiros prometem ser a alternativa ao trânsito congestionado das Zonas Norte e Sul do Recife. E o caminho é pelas águas dos Rios Capibaribe e Beberibe. É o que promete a Secretaria das Cidades de Pernambuco, que ontem anunciou o Navega Recife – projeto que pretende transformar embarcações em opção de transporte público e, ao mesmo tempo, fomentar roteiros turísticos. O único porém é quando a população poderá utilizar o serviço, uma vez que não se sabe quem vai operar as linhas nem que tipo de barco levará os usuários. O que o governo confirma é que será possível navegar partindo do Terminal Marítimo do Marco Zero, Centro, em direção ao Varadouro (Olinda), à BR-101 (Dois Irmãos, Zona Norte) e a Boa Viagem (Zona Sul). Ao longo de cada caminho, haverá estações de embarque e desembarque. Serão 24 ao todo, algumas com integração com metrô e ônibus, a exemplo da que ficará na Casa da Cultura, bairro de São José, Centro.
Desde 2007, um consórcio de empresas privadas estuda uma maneira de instalar as rotas náuticas. De lá para cá, constataram-se obstáculos e problemas socioambientais que ainda não se sabe como transpor. Palafitas nos Coelhos e na Vila Brasil (São José), esgoto doméstico despejado nos cursos d’água e lixo nas margens dificultam instalar estações.
Porém a maior barreira é o assoreamento, que reduz a profundidade dos rios a algo entre 1 e 3 metros. Em alguns trechos, a terra chega a aflorar, constata o engenheiro civil Otávio Augusto Mendonça, do consórcio Eicomnor Engenharia e Projetec, responsável pelo projeto.
Conexao Maritima


NOL anuncia aumento efetivo da demanda
A NOL (Neptune Orient Lines) revelou que a demanda de contêineres sofreu aumento mensal de 37% entre fevereiro e março em relação ao mesmo período do ano passado, alcançando 137.800 Feus (unidade equivalente a um contêiner de 40 pés).
O relatório da companhia abrange o período de 6 fevereiro a 5 março deste ano, e os resultados foram divulgados para atualização mensal da Bolsa de Valores de Cingapura.
Segundo o armador, o aumento deveu-se ao maior volume nas rotas transpacíficas e intra-Ásia. A receita média por Feu ficou 8% acima do mesmo período do ano passado, em grande parte graças à reestruturação das taxas de frete e recuperação do bunker.
No entanto, a média por Feu das receitas anuais acumuladas ficou 2% abaixo do ano passado, devido aos baixos valores de fretes transpacíficos em janeiro. As taxas do mercado spot passaram boa parte de março declinando suavemente e o índice de carga conteinerizada de Xangai caiu em todas as principais rotas dos trades Ásia-Europa e Ásia-Estados Unidos.
Guia Marítimo



Kepler Weber anuncia nova unidade de armazenamento no nordeste
O Grupo Kepler Weber, empresa líder de mercado no segmento de armazenagem de grãos, juntamente com a SLC Agrícola (pertencente ao Grupo SLC), firmou projeto para nova unidade de armazenamento, em Barreiras-Bahia. Com previsão de entrega para este mês, a iniciativa, que foi fechada no final de 2009, ressalta a importância da microrregião, que é responsável por 80% da produção estadual de soja.
Capacitada para armazenar 45 mil toneladas de cereais, a nova unidade é dividida em seis células, sendo quatro silos de 10 mil toneladas cada e mais dois de 2,5 toneladas. A produção contará com secadores de grãos modelo ADS, bem como máquinas de limpeza de alta capacidade, modelo SCS 170. O comprometimento com o meio-ambiente, no entanto, é um dos aspectos relevantes do projeto a começar pelo maquinário, habilitado com captadores de partículas, o que minimiza as emissões à natureza.
Miron Neto
portalfatorbrasil.com


Teconvi investe no Parque Municipal do Atalaia

O Terminal de Contêineres do Vale do Itajaí (Teconvi/APM Terminals) já deu início ao plano de investimentos programados para 2010 no Parque Municipal do Atalaia. As ações em andamento são a limpeza e remoção de pedras e terra decorrentes de desmoronamento da encosta no morro [devido às chuvas], a contratação de mão de obra para a administração do parque e a construção do Centro de Educação Ambiental.
Os investimentos do Teconvi no Parque do Atalaia vem acontecendo desde 2008, conforme prevê um Termo de Compromisso de Compensação celebrado entre a Fundação de Amparo e Tecnologia ao Meio Ambiente (Fatma), Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (Famai), Teconvi, Prefeitura e Superintendência do Porto de Itajaí, em dezembro de 2006, em decorrência das obras de ampliação da área portuária. Englobou também a aquisição de veículos e construção de portal e mirante, ocorridos nos anos de 2008 e 2009.
A gerente de Saúde, Segurança do Trabalho, Segurança Patrimonial, Meio Ambiente e Qualidade do Teconvi Luciane Orlandini Cunha informa que o Centro vai abrigar oficinas e projetos de educação ambiental e contar com salas de aula e auditório. “Serão 227,3 metros quadrados de área construída”, acrescenta. Ela destaca de fundamental importância a integração do Teconvi com o município, por meio da Fundação do Meio Ambiente (Famai) no projeto.
Mata Atlântica – O Parque Municipal do Atalaia tem cerca de 19 hectares de Mata Atlântica, inteiramente dedicada à conservação e educação ambiental. O local conta com o morro do Atalaia,com 250 metros de altura e custou para o Porto de Itajaí e Teconvi cerca de R$ 1,33 milhão [R$ 671,5 mil para o porto e R$ 657,3 mil para o Teconvi].
Tem como objetivo básico a conservação dos ecossistemas naturais de grande relevância e deve possibilitar ainda a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, de recreação e de contato com a natureza, podendo também servir de equipamento para o turismo ecológico.
 portalfatorbrasil.com

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