Valor de porta-contêineres de segunda mão cai 40%
Queda é atribuída à escassez de compradores. Os valores dos porta-contêineres de 1.100 Teus (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) caíram 40% nos últimos três meses, tendo a indústria registrado a venda de duas embarcações, nas últimas duas semanas, ao custo de US$ 6 milhões, já que a falta de compradores e o enfraquecimento das taxas de frete têm pressionado os preços.
As taxas de frete para porta-contêineres de 1.100 Teus caíram ao seu nível mais baixo desde janeiro, chegando a US$ 8.340 por dia, de acordo com o índice ConTex da Hamburg Shipbrokers Association. Três meses atrás, os preços estavam cerca de US$ 1.000 mais alto, chegando a US$ 9.423 por dia.
Em junho, a Clarksons divulgou que os porta-contêineres entre 1.000 e 1.100 teus de ao menos 15 anos de idade estavam sendo vendidos por US$ 9,5 milhões, em média. As atividades de venda e compra têm diminuído nos últimos meses, já que há poucos compradores procurando por embarcações com esse tempo de uso e desse tamanho, mas, ao mesmo tempo, os vendedores estão relutantes em baixar os preços. Em julho, apenas cinco porta-contêineres foram vendidos, de acordo com a Clarksons, e nenhum deles tinha 1.100 Teus.
Guia Marítimo
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Granéis sólidos destacam-se na movimentação do Pecém
Com variação positiva de 190%, os granéis sólidos registraram a grande movimentação de mercadorias através do porto do Pecém no período de janeiro a julho de 2011. No decorrer dos sete primeiros meses do ano foram transportadas 419 mil toneladas, contra 144 mil no mesmo período de 2010, sendo 156 mil ton nas exportações e 263 mil nas importações. A movimentação de granéis líquidos também registrou incremento de 65% no período, com 195 mil ton, contra 118 mil no ano passado.O crescimento na movimentação de contêineres, em toneladas, foi de 35% com 938 mil toneladas, sendo 370 mil na exportação e 568 mil na importação. Neste mesmo período no ano passado foram movimentadas 697 mil ton. 105 mil TEUs (unidade equivalente a contêineres de 20 pés) foram transportados através do porto cearense nos sete primeiros meses do corrente ano, sendo 53 mil nas exportações e 52 mil nas importações. No total geral houve uma variação positiva de 28%, com 1,8 milhão de toneladas transportadas em 2011, contra 1,4 milhão movimentadas em 2010. Desse total o transporte de longo curso contribuiu com 1,3 milhão de ton e a cabotagem com 472 mil.
Ranking
De acordo com os dados oficiais da Secex - Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, o Pecém manteve nos sete primeiros meses deste ano a liderança na exportação de frutas e calçados, ficando em segundo lugar na importação de algodão e em terceiro na de produtos siderúrgicos. A participação na exportação de frutas foi de 32% e a de calçados em 31%, registrando participação de 14% na importação de produtos siderúrgicos e de 28% na importação de algodão.
De janeiro a julho deste ano, operaram no Porto do Pecém 308 navios, o que representa uma variação positiva de 5% se considerarmos os 292 do mesmo período no ano passado.
Nas exportações de mercadorias os destaques foram os minérios, com 156 mil toneladas transportadas, as frutas com 82 mil e as carnes com 14,7 mil ton. Nas importações os combustíveis minerais contribuíram com 274 mil toneladas, os produtos siderúrgicos com 256 mil e o clinquer com 100 mil ton.
Portos e Navios
Marco regulatório deve ser aperfeiçoado, segundo ANTF
A ANTF - Associação Nacional dos Transportadores ferroviários divulgou comunicado sobre o novo marco regulatório do setor. De acordo com o documento, a ANTF ainda está analisando do ponto de vista jurídico, econômico, financeiro e operacional as novas resoluções, publicada pela ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres no Diário Oficial do dia 20 de julho. Segundo o diretor-executivo da ANFT, Rodrigo Vilaça, ainda há a necessidade de aperfeiçoar o modelo vigente. A entidade afirma que vai zelar pela segurança jurídica dos contratos e pela sustentabilidade econômica e financeira das operações. Conforme Vilaça, alguns pontos das novas resoluções não atendem ao objetivo de dinamizar e modernizar o setor ferroviário no país.
Conexao Maritima
Subcomissão de Portos realiza terceira audiência pública
A Subcomissão de Portos e Vias Navegáveis da Câmara, presidida pelo deputado Alberto Mourão (PSDB/SP), promove nesta terça-feira, às 14 horas, sua terceira audiência pública. O principal objetivo das audiências é levantar dados referentes aos gargalos, e possíveis soluções, do sistema portuário nacional.Participarão representantes da Receita Federal (setor alfandegário), Anvisa, Federação Nacional dos Portuários, Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústria de Base (ABDIB), Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima (Syndarma) e da Secretária de Assuntos Portuários de Santos. Estarão presentes também técnicos da Secretária Especial de Portos e dos Ministérios dos Transportes.
Para o presidente da Subcomissão, a terceira audiência pública é mais uma oportunidade de ouvir todos os setores envolvidos. “Para que a economia do país se desenvolva, precisamos diagnosticar os problemas conversando com representantes do setor portuário, fazendo uma análise mais profunda dos problemas existentes”.
De acordo com Mourão, o sistema de portos é responsável pelo escoamento de 90% do comércio exterior do Brasil. Apesar disso, os investimentos em infraestrutura têm sido baixos, cerca de 2% do Produto Interno Bruto (PIB).
Visita à Itaguaí
Está prevista para o próximo dia 18 (quinta-feira), a terceira visita técnica dos membros da Subcomissão de Portos, que será ao Porto de Itaguaí no Rio de Janeiro. As duas visitas anteriores foram aos portos de Santos e Paranaguá. Estão programadas ainda visitas aos portos de Vitória, Bahia e Recife.
O ciclo de visitas será encerrado com a presença do ministro da Secretária de Portos, Leonidas Cristino, que poderá expor os projetos do governo, esclarecendo dúvidas e ouvindo sugestões dos integrantes da Subcomissão.
Portal Naval
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