LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 19 de março de 2010

PORTOS E LOGISTICA

Política de redução de velocidade atrasa 47% da frota global
Cerca de 47% da frota global de porta-contêineres chega com atraso ao porto de destino, segundo levantamento da Drewry Shipping Consultants. A consultoria avalia que grande parte destes atrasos se deve à utilização da política de redução de velocidade e pelo fato de as companhias relutarem em reativar capacidade ociosa.
Aproximadamente 1.600 embarcações foram rastreadas no período entre outubro e dezembro do ano passado e apenas 53% delas chegaram ao destino dentro da data prevista. Por conta disso, a Drewry recomenda que os exportadores devem considerar um dia extra nas previsões dadas pelas companhias marítimas, visto que esta foi a média de atraso constatada para todas as rotas.
Conforme o levantamento da consultoria, nos nove primeiros meses de 2009 o comércio marítimo atingiu um índice de pontualidade de 60%. Porém, o desempenho caiu durante o quarto trimestre, chegando na média histórica de 55%.
Neste período, as principais rotas comerciais sofreram quedas de rendimento de tempo. Os serviços transatlânticos têm o maior índice de deterioração. Ante um desempenho de pontualidade de 70% no terceiro trimestre, a performance positiva nos últimos três meses do ano caiu para 55%. No mesmo período, a performance dos serviços transpacíficos caiu de 64% para 54%, enquanto que nos serviços da região da Ásia-Europa-Mediterrâneo o declínio foi de 52% para 50%.
guiamaritimo


Publicado edital de modernização do cais do Porto Novo
O edital para a contratação de empresa de engenharia para execução das obras de modernização do cais do Porto Novo do Rio Grande (RS) foi publicado nesta quarta-feira. Orçada em R$ 113,8 milhões, provenientes do Governo Federal, a obra seguirá o mesmo padrão dos 450 metros de cais já revitalizados pelo governo do estado.
O projeto prevê a reconstrução de 1.125 metros do cais com a execução de uma nova plataforma portuária, que será em concreto armado pré-moldado e avançará 11,2 metros para dentro do canal. A modificação permitirá o aprofundamento do calado de 31 para 40 pés, possibilitando a atracação de navios de até 75 mil Toneladas de Porte Bruto (TPB), além da utilização de equipamentos portuários modernos e de maior capacidade. Com conclusão prevista para 18 meses, a obra vai pavimentar, ao todo, uma área de aproximadamente 13.300 metros quadrados.
Os interessados em participar da licitação podem acessar o edital completo no site da SEP em www.portosdobrasil.gov.br. A documentação e as propostas devem ser entregues na sessão pública a ser realizada na sala de reuniões da SEP/PR, no dia 26 de abril, às 15 horas.
 A Tribuna



Triunfo vai recorrer de multa aplicada pela Antaq à Portonave
SÃO PAULO - A Triunfo Participações e Investimentos (TPI) informou que sua controlada Portonave, que opera terminais no porto de Navegantes (SC), vai recorrer de multa aplicada pela Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq).
A Antaq multou a Portonave em R$ 364,5 mil na segunda-feira passada por movimentar quase que exclusivamente carga de terceiros em seu terminal de uso privativo misto.
A Agência constatou que menos de 1% da movimentação da empresa é de carga própria, o que colocaria a Portonave em vantagem em relação a outras empresas que operam os terminais públicos e que estão sujeitas a taxas portuárias.
A Portonave teria autorização para movimentar prioritariamente carga própria, podendo, eventualmente, transportar carga de terceiros, na avaliação da Antaq.
Em comunicado divulgado hoje, a Triunfo entende que, por ter recebido sua concessão antes da criação da Antaq e da Resolução 517, de 18 de outubro de 2005, que estabelece que o volume de carga própria para os terminais privativos, a Portonave não está sujeita à norma restritiva.
"Esta situação foi inclusive reconhecida pela Antaq em outras circunstâncias, no caso concreto da Portonave e também de outros terminais privativos outorgados antes da entrada em vigor das regras restritivas", afirma a Triunfo no comunicado
Téo Takar-  Valor


Serviço de contêiner
A Doux Frangosul – empresa que mais exporta via contêineres no Rio Grande do Sul –, assina nesta quarta-feira (17/03), em Porto Alegre, um protocolo de intenções com o objetivo de criar um serviço regular de contêiner entre os portos de Rio Grande (RS) e Porto Alegre (RS).
Com a assinatura do documento, a Doux reforça seu compromisso com o Estado do Rio Grande do Sul de reforçar o papel das hidrovias no sistema de logística do Estado, melhorar a posição competitiva do porto de Rio Grande (RS) e transformar o Estado em um dos principais centros logísticos do Mercosul.
Além da Doux, a Secretaria de Infra-estrutura e Logística do Estado, a Secretaria dos Portos e Hidrovias do Estado, Guarita, Tecon Rio Grande e FIERGS assinam o protocolo.
O início das operações de serviço regular de contêiner entre os portos de Rio Grande (RS) e Porto Alegre (RS) está previsto para 60 dias após a assinatura do documento. De acordo com a carta de intenções, uma das metas do governo gaúcho é aumentar a participação do transporte fluvial de cargas dos atuais 3% para 15% até 2020. (fonte: Avicultura Industrial)
guiamaritimo



Estado e empresários acertam transporte fluvial de contêineres (RS)
Objetivo é reforçar a participação de hidrovias no sistema

Com objetivo de implantar transporte de contêineres por hidrovia entre Porto Alegre e Rio Grande, o governo do Estado, representado pela Secretaria de Infra-Estrutura e Logística (Seinfra) e Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), firmou nesta quarta-feira (17), um protocolo de intenções com as empresas Doux, Navegação Guarita e Terminal de Contêineres (Tecon Rio Grande) e Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs).
A iniciativa pretende reforçar a participação de hidrovias no sistema logístico gaúcho e ampliar a distribuição modal, em favor do transporte fluvial, de atuais 3% para 15% em dez anos. “Com essa parceria, dá-se o primeiro passo para criação de serviço regular, seguro e ambientalmente correto de movimentação de cargas entre os dois portos”, anuncia o secretário de Infra-Estrutura e Logística,Daniel Andrade.
O protocolo de intenções é resultado prático do acordo de cooperação técnica para desenvolvimento do sistema hidroportuário gaúcho assinado, em agosto de 2008, entre os governos do Rio Grande do Sul e da Holanda. Em julho do ano passado, a governadora Yeda Crusius instalou a Força-Tarefa Intermodal com objetivo de dar condições de crescimento para o transporte fluvial no Estado.
O colegiado, presidido pela governadora, é integrado por Andrade, pelos consultores holandeses Wim Ruijgh, presidente da Associação dos Portos de Amsterdã (Amport), e Harrie de Leijer, diretor de projetos do NEA (instituto holandês de pesquisasinternacionais na área de transportes) e pelos empresários Jorge Gerdau Johannpeter, Paulo Tigre e David Randon. A força tarefa se subdivide em grupos de trabalho formados para avaliar possíveis empreendimentos portuários e em carregamento de contêineres e granéis.
Jornal do Comércio

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