LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 26 de março de 2010

COMÉRCIO EXTERIOR

Brasil e Portugal unem esforços de pesquisa na área de nanotecnologia para agropecuária.
O pró-reitor da Universidade do Minho - Uminho, em Portugal, Vasco Teixeira, e o diretor da Agência de Energia da Universidade, visitaram a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, localizada em Brasília, DF, onde conheceram as pesquisas de nanotecnologia desenvolvidas pela Unidade.
O objetivo é firmar um acordo de cooperação técnica entre as duas instituições para utilizar os conhecimentos desse campo da ciência em prol da agropecuária, com foco no desenvolvimento de nanossensores, embalagens inteligentes e segurança alimentar.
A Universidade do Minho, localizada na região do Minho (parte na cidade de Braga e outra parte em Guimarães, conhecida pela forte industrialização), é pública com autonomia administrativa e financeira. Desde 1973, quando foi fundada, a Universidade tem desempenhado um papel significativo como agente de desenvolvimento da região. A Uniminho possui 85% dos seus docentes com grau de doutor e está cada vez mais empenhada na pesquisa e na construção e consolidação do conhecimento no espaço europeu de ensino superior nas mais variadas áreas científicas, incluindo a área de ciência e tecnologia.
Segundo o pró-reitor, Vasco Teixeira, a Universidade tem competência técnica e científica para investir na área de nanotecnologia e, por isso, o interesse na parceria com a Embrapa.
A cooperação técnica entre as duas instituições vai envolver duas unidades da Embrapa: a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e a Embrapa Instrumentação Agropecuária, em São Carlos, SP. Por isso, o chefe de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Instrumentação Agropecuária, Luiz Henrique Mattoso, também esteve presente à visita.

Nanotecnologia: potencial gigante para ciência que atua em escalas de um bilionésimo de metro
Durante a visita, os representantes da Uminho assistiram a uma apresentação do pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Luciano Paulino, sobre os estudos de nanotecnologia em desenvolvimento na Unidade, que contam com a parceria de várias instituições de pesquisa e ensino brasileiras. As pesquisas são realizadas com o auxílio de aparelhos de última geração denominados espectrômetros de massa. São aparelhos hipersensíveis, com um limite de detecção altíssimo, de uma parte por bilhão, ou seja, se fizermos uma comparação com uma balança na qual fossem colocadas um bilhão de pessoas, o espectrômetro de massa seria capaz de detectar a ausência de apenas uma delas.
Segundo Paulino, o “carro chefe” das pesquisas atualmente é a bioprospecção para busca de novas moléculas com atividades biológicas relevantes, como antibacterianas, antifúngicas, entre outras. O conhecimento dessas moléculas em escalas nanométricas, ou seja, de um bilionésimo de metro (cerca de 100 mil vezes mais fina que um fio de cabelo) vai poder beneficiar inúmeros setores da economia. Como exemplos, elas podem ser usadas na produção de medicamentos veterinários (antimicrobianos, antihipertensivos, entre outros) e de materiais nanoestruturados para aplicações diversas, como embalagens de alimentos mais resistentes. “A bioprospecção é uma estratégia experimental importante para todas as áreas porque permite conhecer o funcionamento de moléculas potencialmente importantes”, afirma o pesquisador.
Outro estudo ressaltado por Paulino foi a produção de nanofiltros ou membranas seletivas para impedir que a água que chega às plantas por sistemas de irrigação esteja contaminada por fungos, bactérias e outros microrganismos.
Cooperação inclui também o intercâmbio de cientistas entre os dois países
Enfim, a nanotecnologia é uma área nova e com potencial para auxiliar vários setores da economia, incluindo a agropecuária. E é por isso que Brasil e Portugal querem integrar esforços nessa área.
O pró-reitor da Universidade do Minho se disse impressionado com a excelência do conhecimento da Embrapa na área de nanotecnologia. Segundo ele, a Uminho é tradicionalmente reconhecida pelo valor que dá à ciência, à tecnologia e ao estímulo a métodos inovadores. “Nesse sentido, a parceria com a Embrapa será mais um passo determinante para incrementar ainda mais o conhecimento científico”, ressalta. É importante lembrar que a cooperação vai incluir também o intercâmbio de cientistas entre os dois países.
Fernanda Diniz, Embrapa

Nenhum comentário: