LEGISLAÇÃO

segunda-feira, 17 de maio de 2010

LOGÍSTICA E PORTOS - 17/05/2010

Mercado de afretamento aponta alta em valores
O mercado de afretamento de porta-contêineres da classe panamax estabeleceu novo recorde, com taxas acima de US$ 20 mil por dia para contratos de 12 meses. A Maersk Line prorrogou o aluguel de duas embarcações de 4.130 Teus (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) por 12 meses a uma taxa diária de US$ 20.750,00. O aluguel inicial por cinco anos dos navios JPO Libra e JPO Pieces, ambos construídos em 2005, termina em agosto.

Em fevereiro, a CCNI alugou por 12 meses o Ikaria, de 5.500 Teus, a uma taxa de US$ 10.750,00 por dia. Além disso, a companhia sublocou os navios para a MSC a US$ 24.000,00 por dia.

As taxas também estão aumentando para navios menores, com a faixa de 2.500 Teus a 3.500 Teus apresentando maior crescimento, enquanto que as embarcações entre 1.110 Teus e 1.700 Teus apresentam incrementos em menor escala.

No entanto, no segmento de 2.500 Teus o mercado está dividido; embora a demanda esteja em alta nos trades internos da Ásia, ainda existem muitos navios ociosos deste porte na Europa.

Os contratos asiáticos mais recentes para navios de 2.500 Teus atingiram patamares de US$ 6.900 por dia para períodos mais longos. Com isso, os proprietários estão aceitando taxas diárias que estão US$ 1 mil mais baixas, para viagens da Europa para a Ásia.
Guia Marítimo



Porto de Itajaí : Complexo portuário avalia meios para contenção de cheias
O Porto de Itajaí está está desenvolvendo projeto para contenção de cheias na bacia do Rio Itajaí-Açu. O superintendente do complexo, Antonio Ayres dos Santos Júnior, recebeu na última quarta-feira, dia 12, a JICA (Japan International Cooperation Agency) para discutir o plano que vai definir as ações a serem implementadas.

O foco serão três projetos para Itajaí, que englobarão serviços de prevenção e contenção de enchentes do Porto, drenagem e também ações para evitar cheias no rio Itajaí-Mirim. Nas enchentes de 2008, o complexo portuário teve sua profundidade reduzida de 11 metros para 7 metros.

O chefe da JICA, Minoru Ouchi, explica que os técnicos estão visitando todos os municípios da bacia que foram atingidos pelas enchentes de 2008. Segundo o especialista, após essa etapa serão elaborados os estudos de viabilidade técnica e econômica, com prazo de conclusão em julho de 2011.
Guia Marítimo



Ministério dos Transportes divulga diretrizes para o setor ferroviário
O Governo Federal, informa o Ministério dos Transportes por meio de nota oficial, definiu algumas diretrizes que orientarão as ações para o setor ferroviário, são elas:

a) expansão da malha ferroviária, com a estruturação de um moderno sistema de alta capacidade, conectando áreas de produção agrícola e mineral aos principais portos e zonas de processamento e consumo interno;

b) aumento de capacidade da malha atual, atuando em trechos com restrição de capacidade, com duplicação de linhas, construção de variantes e melhoria de traçado e conexão com os portos;

c) estudos de ferrovias para a integração multimodal, aproveitando o potencial de ferrovias integradas a rodovias e hidrovias, visando à redução dos custos logísticos e à maior eficiência operacional; e

d) implantação de trens de alta velocidade para o transporte de passageiros, conectando os principais centros urbanos do País.

Destacam-se aqui os projetos em andamento, tais como a ligação Uruaçu/GO-Lucas do Rio Verde/MT – Ferrovia Centro-Oeste; a Ferrovia de Integração Oeste-Leste - Ilhéus/BA – Barreiras/BA (futuramente estendida até Figueirópolis/TO); Palmas/TO - Estrela d’Oeste/SP (parte da Ferrovia Norte-Sul) e a Transnordestina, ligando os portos de Suape/PE e Pecém/CE a Salgueiro/PE e Eliseu Martins/PI.
PortoGente

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