LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

PORTOS E LOGÍSTICA - 19/10/2012




Supersafra de grãos trará caos ao transporte


A três meses do início da colheita da supersafra de soja, o porto de Paranaguá e as concessionárias de rodovias que operam os canais de ligação até o litoral do estado estão fazendo ajustes para atenuar o colapso logístico previsto para o escoamento da produção. Com o incremento das exportações brasileiras da oleaginosa, os setores do agronegócio projetam um cenário ainda mais complicado em relação a temporada passada, quando congestionamentos de caminhões nas estradas e filas de navios a espera para atracar no terminal paranaense foram constantes.

Apesar dos esforços, poucos investimentos foram realizados para aumentar a infraestrutura de transporte ou carregamento. Além disso, algumas obras não serão concluídas até janeiro, quando começa o escoamento da safra.

“Será um caos. O agronegócio não quer esmola, quer estrada e porto. Somos eficientes e temos mercado. Só precisamos de infraestrutura”, aponta Luiz Antonio Fayet, consultor logístico e conselheiro do Porto de Paranaguá.

Ainda de acordo com o especialista, a falta de estrutura também contribui para limitar a safra de grãos, já que alguns produtores não ampliam a área de plantio por conta das dificuldades no transporte. “Deixamos de produzir cerca de três milhões de toneladas de soja na safra passada porque os agricultores não tinham como retirar o produto da propriedade. Isso vai se repetir nesta temporada”, complementa.

A supersafra deve ultrapasse 81 milhões de toneladas de soja, segundo estimativa preliminar da Expedição Safra Gazeta do Povo. Com a quebra da safra norte-americana, o Brasil deve exportar 39 milhões de toneladas de oleaginosa, 25% a mais em relação a temporada passada (31,2 milhões de toneladas), e se transformar no principal fornecedor do mundo.

Ajustes

O Porto de Paranaguá, uma das principais portas de saída da soja brasileira, afirma ter realizado alguns ajustes operacionais na tentativa de melhora os índices de produtividade para atender as necessidades do campo. A partir desta safra, a administração do porto, a Appa, passa a monitorar os embarques em tempo real, possibilitando intervenção em caso de baixa. O sistema de agendamento e a programação eletrônica de navios e caminhões receberão novas funcionalidades na busca por ganhos operacionais.

Porém, medidas como a ampliação do pátio de triagem e repotenciamento das correias e shiploaders, solicitação antiga do setor agrícola, não serão concluídas até o início do escoamento.

“Não estarão disponíveis para a safra 2012/13. Seria prejudicial fazer alguma intervenção no meio do período de escoamento, pois iria reduzir a capacidade operacional no principal momento da safra”, explica Luiz Henrique Tessutti Dividino, superintendente da Appa.

O colapso no estado não será maior se o terminal paranaense continuar perdendo carga para o Porto de Santos, como acontece atualmente. Enquanto a autarquia paulista exportou 10,3 milhões de toneladas de soja de janeiro a setembro, 32% mais em relação ao mesmo período do ano passado, Paranaguá registrou 6% de crescimento, ou somente 400 mil toneladas a mais.

Fonte: Gazeta do Povo (PR)



Suape receberá carga recorde de veículos

O Porto de Suape vai receber um carregamento recorde de veículos da General Motors e da Volkswagen, na próxima semana. A expectativa é que desembarquem no Cais 4 cerca de 2.200 veículos. O número é bem superior à média quinzenal de mil carros registrada pelo complexo desde que as duas montadoras começaram a fazer suas importações da Argentina e do México por Suape.

A movimentação de veículos cresceu numa velocidade tão acelerada que a diretoria do porto precisou licitar um segundo pátio público de veículos. O presidente do Complexo, Frederico Amâncio, diz que a expectativa é inaugurar o novo espaço em janeiro do próximo ano. O pátio atual conta com capacidade para receber 1.200 carros. O novo deverá ter capacidade semelhante e área de quatro hectares. A previsão é que a empresa Tegma seja contratada pelo governo para operar o segundo pátio, a exemplo do que já faz com o primeiro.

Os veículos precisam deixar o pátio num prazo de até sete dias, em função da linha quinzenal de navios fazendo novos descarregamentos. Fred diz que a carga recorde da próxima semana será para abastecer as concessionárias para as vendas de fim de ano. A partir de Suape, a GM abastece 49 concessionárias localizadas em Pernambuco e nos Estados do Norte e Nordeste. Em 2010, a montadora inaugurou um centro em Suape para importar o modelo Agile (da Argentina) e o Captiva (do México). A VW tem uma operação mais recente. Começou a trazer, em julho, os modelos CrossFox, Amarok, SpaceFox da Argentina e, no mês passado, iniciou as importações do Jetta e do Jetta Variant do México.

Amâncio comemora a sinergia das empresas. “Com duas montadoras importando, uma acaba pegando carona nas linhas marítimas que estão vindo para o porto”, destaca.

SHINERAY
O Porto do Recife também comemora o desembarque de veículos. No último domingo, a Shineray Automóveis recebeu um carregamento de 370 carros importados da China. Foi a terceira operação desde que a empresa escolheu o porto da Capital como plataforma logística de distribuição para todo o Brasil. A novidade dessa vez foi a chegada de dois novos modelos de utilitários: o Mini Truck Cabine Dupla e o Mini Truck Container. Para movimentar a carga foram investidos R$ 11 milhões.

Com o aumento nas importações, que são mensais, a Shineray aumentou sua área de estoque de 4 mil para 7 mil metros quadrados. O espaço está arrendado ao porto para fazer a chamada tropicalização dos veículos (prepará-los para atender à legislação brasileira).

O diretor de Operações e Comercial do Porto, Sidnei Aires, destaca que a parceria com a Shineray já vai completar um ano no próximo mês. “Estamos finalizando até fim de novembro o arrendamento do PDI (Pre Delivery Inspecion (PDI), que em tradução livre quer dizer inspeção prévia antes da entrega). O arrendamento dessa área consolida, finalmente, a parceria do Porto do Recife com a empresa”, destaca Aires.

Fonte: Folha de Pernambuco

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