LEGISLAÇÃO

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

PORTOS E LOGÍSTICA - 17/10/2012





Exportações dos portos paranaenses geram U$ 13 bilhões em receita
Seguido das carnes, dos farelos e do açúcar, a soja é o principal destaque nos embarques
por Globo Rural On-line
Fabio Scremin/APPA
Com uma participação de 24% no total da receita cambial das exportações de Paranaguá, a soja gerou U$ 3,3 bilhões de receita
De janeiro a setembro, os Portos de Paranaguá e Antoninaregistraram receita cambial de U$ 13,4 bilhões. Com uma participação de 24% desse total, a soja gerou U$ 3,3 bilhões de receita, permanecendo como a principal responsávelpelo aumento na receita cambial gerada pelas exportaçõeseste ano.

Segundo os dados gerados esta semana pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), além do grão de soja, a receita gerada pelas exportações das carnes congeladas, do farelo e do açúcar também contribuiu para o aumento de 1,1%, em relação ao nove meses do ano passado.

De acordo com o sistema de informação do MDIC, de janeiro a setembro deste ano, o Porto de Paranaguá exportou mais de um milhão de toneladas de congelados. Essa movimentação gerou receita de U$2 bilhões, ou seja, 15,8% do total. Entre as carnes congeladas, a principal responsável por essa receita é o frango.

Em relação aos demais granéis sólidos que puxaram a receita cambial deste ano para cima, o farelo de soja teveparticipação de 11,8% e o açúcar, 10,6%. No primeiros nove meses deste ano, a receita gerada pela exportação de farelo de soja pelo Porto de Paranaguá foi de mais de U$ 1,5 bilhão. Já de açúcar foi de U$1,4 bilhão.

Milho

A participação do milho na receita gerada pelas exportações do porto paranaense, este ano, representa apenas 4,5% do total. Em 2012 a exportação do milho pelo Porto de Paranaguá gerou receita de mais de U$ 602,5 milhões, volume 32% maior que o de 2011. 



Falta de caminhões e gargalos nos portos serão problemas para colheita concentrada de soja em 2013
Os produtores de soja já contam com um 2013 próspero, porém de algumas dificuldades em relação a transporte. Isso porque devido à falta de chuvas, o plantio do grão foi adiado por várias semanas e só começou, de forma geral, no final de setembro. Assim, a colheita deverá ser concentrada em um período curto e deverá exigir muitos veículos para transporte e terminais para exportação.
E aí que se iniciam os problemas. O presidente da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), Glauber Silveira, aposta em um aumento de 3 a 4 milhões de toneladas na produção de soja no Centro-Oeste do Brasil. A partir dessa previsão, ele conclui que a atual frota de caminhõesserá insuficiente para atender a toda produção. O modal ferroviário, relegado ao segundo plano no País, poderá ajudar pouco neste caso.
A carga que chegar aos portos também deverá causar congestionamentos e encontrar alguns gargalos até finalmente ser enviada ao exterior. Os equipamentos de movimentação de grãos precisam melhorar a produtividade e Silveira observa que dificilmente toda essa mercadoria será embarcada simultaneamente e em pouco tempo.
Em relação aos números totais de produção, o presidente da Aprosoja disse que o plantio da safra 2012/13 deve se manter em relação à expectativa inicial dos produtores: teto de 182,8 milhões de toneladas para a produção total de grãos e 82,2 milhões de toneladas estimadas para a soja.
 http://www.portogente.com.br/comente/index.php?cod=72378




Movimentação no Porto do Pecém sobe 19% no ano
Porto movimentou 2,84 milhões de toneladas de cargas de janeiro a setembro
- Da redação
O Porto de Pecém (CE) movimentou 2,84 milhões de toneladas de cargas de janeiro a setembro. Segundo números divulgados pela Cearáportos, trata-se de volume 19% superior ao registrado no mesmo período do ano passado (2,38 milhões de toneladas).
Destaques - A administradora portuária destacou em seu balanço dos primeiros nove meses do ano as exportações de minério de ferro (172 mil toneladas movimentadas) e frutas (105 mil toneladas); além das importações de combustíveis minerais (676 mil toneladas), cimentos não pulverizados (clinkers), com 461 mil toneladas, e produtos siderúrgicos (413 mil toneladas).
O porto cearense liderou o ranking das exportações de frutas, divulgado pela Secex - Secretaria de Comercio Exterior do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio, com participação de 23% entre todos os portos brasileiros. No total, Pecém movimentou 105 mil toneladas até setembro, principalmente melões (52 mil toneladas), melancias (10 mil t), manga (18 mil t), castanha de caju (13 mil t), uvas (5,7 mil t), amêndoas (3,1 mil t) e banana (1,7 mil t).
Segundo a Cearáportos, os principais países destinos das frutas exportadas via Pecém são a Holanda, que permanece como principal importador, com percentual de 38%; seguida por Grã Bretanha (23%); e Estados Unidos (22%). O porto também liderou as importações de cimentos não pulverizados (clinkers), com 37% do total dos portos
http://www.canaldotransporte.com.br/detalhenoticia.asp?id=18365%20&%20foto=N%E3o










Produtores de soja esperam “apagão logístico” por falta de caminhões
O presidente da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), Glauber Silveira, prevê que as deficiências logísticas na região Centro-Oeste irão se acentuar com a colheita da safra recorde de grãos no próximo ano.
Ele espera um “apagão logístico” devido à tendência de concentração da colheita, uma vez que a falta de chuvas impediu que o plantio começasse em setembro.
Na avaliação de Silveira, com o aumento de 3 a 4 milhões de toneladas na produção do Centro-Oeste a frota de caminhões será insuficiente para escoar a safra e os armazéns não conseguirão atender à demanda por estocagem. Ele prevê problemas nos portos, que não terão condições de embarcar grandes volumes em pouco tempo.
Silveira afirmou que os números relativos à intenção de plantio da safra 2012/13, divulgados na semana passada pela Conab, estão dentro das expectativas dos produtores, tanto em relação ao teto de 182,8 milhões de toneladas para a produção total de grãos como as 82,2 milhões de toneladas estimadas para a soja.
Fonte: Transporta Brasil
http://www.portogente.com.br/texto.php?cod=72371




Nenhum comentário: