LEGISLAÇÃO

quinta-feira, 13 de setembro de 2012



SEP habilita Paranaguá e Antonina para operar com porto sem papel

A Secretaria de Portos (SEP) estará realizando ao longo desta semana (11 a 14) o treinamento necessário para deixar os portos de Paranaguá e Antonina aptos a operar por meio do sistema Porto Sem Papel (PSP). O projeto cria um sistema integrado, que reúne informações das autoridades portuárias e dos diversos órgãos ligados à atividade. O objetivo é criar transparência nos dados, agilizar processos de atracação, operação e desatracação dos navios, desburocratizar e, além de outros benefícios, contribuir para o meio ambiente.

Mais de 20 pessoas de diferentes setores da Appa – da informática, núcleo ambiental, diretoria empresarial até a operação - passam pelo treinamento. Além desses, somando um total de 80 pessoas, ainda participam da capacitação da SEP, representantes da Polícia Federal, Receita Federal, Marinha, Anvisa e Vigiagro. O treinamento é realizado no auditório do Centro Administrativo do Porto de Paranaguá pelo Coordenador-Geral de Integração de Sistemas de Informação da SEP, José Roberto Bastos.

“A partir de hoje (11) o Porto de Paranaguá entra na capacitação para receber essa nova ferramenta. O Porto Sem Papel promove enorme ganho operacional. Sua implantação é uma decisão de governo que deverá melhorar a vida do usuário e dos que estão aqui no Porto. Esta ferramenta deverá melhorar não apenas o trabalho e o dia a dia, como a qualidade de vida de todos os envolvidos nas atividades portuárias”, afirma o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino, que também participa do treinamento.

PSP – Durante o desenvolvimento do projeto Porto Sem Papel, a Secretaria de Portos (SEP) contabilizou um total de mais de 112 formulários e 953 informações que faziam parte das atividades portuárias (operações). Com um Sistema Concentrador de Dados Portuários e o Portal de Informações Portuárias (www.portosempapel.gov.br), a SEP quer aumentar a quantidade de informação disponível, diminuir a burocracia e a quantidade de papel.

A SEP pretende incluir no sistema os 35 portos públicos do país até 2014. Até agora, 19 já estão habilitados e, contando com o Porto de Paranaguá, outros cinco estão em fase de implantação.

Fonte: SEP

Nenhum comentário: