LEGISLAÇÃO

sexta-feira, 10 de agosto de 2012




Grandes empresas estão sob investigação

DO VALOR

Pelo menos 48 grandes empresas estão sob fiscalização da Receita Federal. O Fisco começou a analisar a fundo as amortizações de ágio realizadas a partir de 2010 com a criação de uma metodologia específica para esse tipo de operação. “Levamos tempo para criar um sistema que separa o ágio bom do ruim”, afirma o coordenador-geral de fiscalização da Receita, Iágaro Jung Martins.
Foram mapeados seis grandes escritórios de advocacia e contabilidade – a maioria de São Paulo – que oferecem a empresas a promessa de obtenção de ágio para redução de impostos. Essas operações são consideradas ilícitas pelo Fisco.
Com as informações, a Receita intercepta as empresas que compram “pacotes de planejamento tributário” e cerca de 400 auditores fiscais selecionam quem será fiscalizado. “Conhecemos todas as empresas que contrataram o serviço”, diz Jung Martins.
De acordo com o auditor, a orientação é para que os fiscais olhem além dos balanços contábeis apresentados pelas empresas. “Eles devem olhar os fatos e conhecer os setores em que atuam as empresas”, afirma. Dessa forma, a Receita passou a designar os fiscais por atividade econômica dos contribuintes e não mais por região do país. “O resultado disso foi o lançamento de R$ 110 bilhões em autuações no ano passado, acima da meta que era de R$ 96 bilhões.”
Segundo a Receita, nem todo planejamento tributário é abusivo, mas está atenta à criação de artifícios para a obtenção de benefícios tributários. Em relação aos casos de amortização de ágio, “o foco da fiscalização é combater o ágio interno”, segundo o coordenador.
De acordo com Jung Martins, os negócios jurídicos dessas operações – criação e transferência de capital entre empresas, por exemplo – podem ser regulares. “Mas temos que analisar a lógica do negócio do ponto de vista fiscal”, diz.
Para ele, nos casos de ágio interno, não haveria transferência de controle entre empresas, mas mesmo assim “surge um ágio” no balanço da controladora. “Quando se analisa o início e o fim [da operação], a irregularidade fica tão evidente que beira o absurdo”, afirma.
Jung Martins diz ainda que os fiscais estão avaliando os laudos apresentados pelas empresas para apurar os valores das companhias adquiridas. “Esses laudos geralmente são subestimados. Quanto maior for a diferença, maior será o ágio e maior será o dano ao Fisco.”

Nenhum comentário: